8 de outubro de 2026

[CRÔNICA] SEJA ESPONJA – Por Gabriela Santos Oliveira 

 

SEJA ESPONJA – Por Gabriela Santos Oliveira 

 

“Um dia vi por aí a frase ‘seja filtro e não esponja’, e de primeira minha reação foi concordar com aquele pensamento. Oras, o filtro limpa o que passa por ele, enquanto a esponja suga, certo?! Errado!
 
Fiquei por um bom tempo questionando esse pensamento até chegar na seguinte conclusão:
 
Com certeza o filtro limpa as impurezas de uma água suja, aquilo de ruim que lhe é lançado, ele simplesmente transforma em algo bom. Mas, o problema do filtro, é que ele acumula sujeirinhas com o tempo, até que ele fica tão sujo, que não consegue mais filtrar água nenhuma. O filtro, na verdade representa aquelas pessoas que liberam um falso perdão, fazem transparecer que está tudo bem, mas no seu íntimo guardam mágoas de cada problema que lhe acontece, e quanto mais sujeira é acumulada, mais difícil se torna para a pessoa continuar com aquela falsa imagem de perdão, até o dia em que ela está tão suja, que finalmente sai de dentro dela tudo quanto ela escondia, toda a sujeira, toda mágoa, todo rancor.
 
A esponja, por outro lado, de fato suga a água, mas a esponja não se prende a ela, com facilidade ela lança fora toda aquela água e ela fica novamente pura e livre daquela água que passou. Assim são as pessoas que quando recebem um problema, o sentem de verdade, choram, gritam, esbravejam a sua dor, são transparentes em relação ao que estão sentindo. Mas, quando o problema passa, não há rancor que fique, não restam vestígios daquele problema dentro dela, ela lança fora tudo aquilo de ruim que por ela passou e não fica com nada.
 
Sabe… depois que parei pra pensar sobre isso, decidi que prefiro ser esponja e não filtro mesmo.”
 
 
 
Sobre a autora: Atualmente escrevendo meus dois primeiros livros, sendo um deles infantil. Dona da página no instagram www.instagram.com/sejaamodaantiga, fundada no ano de 2016, atualmente com mais de 100 mil seguidores, incluindo artistas como Walcyr Carrasco, Carlo Porto e Marília Mendonça. Natural de Salvador-BA, nascida no ano de 1995 (22 anos).
 
 
 
 
 
 
 
 
Newsletter

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

Heavy metal, juventude e interior paulista; conheça a banda Savage

Porks, um clássico bar de rock n roll em Araçatuba, interior de São Paulo, ousou em convidar uma banda quase.

LEIA MAIS

Música Machista Popular Brasileira?

A música, diz a lógica, é um retrato da realidade de um povo. É expressão de sentimentos de um compositor,.

LEIA MAIS

CONTO: A Falta de Sorte no Pacto de Morte (Gil Silva Freires)

Romeu amava Julieta. Não se trata da obra imortal de Willian Shakespeare, mas de uma história de amor suburbana, acontecida.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

Analice Uchôa: o vinco da arte nas dobras da realidade

Se acaso me tivessem dado o jugo e o poder de apontar a obra de um pintor naïf como um.

LEIA MAIS

Mário Rasec: a celebração das coisas simples

 Por eso, muchacho, no partas ahora soñando el regressoQue el amor es simpleY a las cosas simplesLas devora el tempoCesar.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O funcionamento de um cineclube (com Cadu Modesto e Tiago Santos Souza)

Neste episódio, Matheus Luzi investiga os cineclube, casas de cinema independentes cujo o viés comercial é, na prática e teoria,.

LEIA MAIS

As várias versões da “Balada do Louco”

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico.

LEIA MAIS

Quem é Priscilla Pugliese, protagonista da premiada websérie “A Melhor Amiga da Noiva”?

Créditos: Lukkas Marques Formado em Cinema pela Faculdade Nu Espaço, Priscilla Pugliese é atriz, empresária e produtora, funções que exerce.

LEIA MAIS