Conecte-se conosco

Música

Compositor Luiz Castelões apresenta série de músicas autorais ao piano com as partituras como plano de fundo para os vídeos

Matheus Luzi

Publicado

em

 

 

Luiz Castelões atua no campo da “música de invenção”, isto é, música independente e autoproduzida, com intensa liberdade de criação e fora das pressões da indústria cultural e das instituições voltadas às artes.

Sua música instrumental se nutre de influências da música popular brasileira, da música contemporânea europeia, das músicas tradicionais do mundo (Marrocos, Mali, Etiópia, Bulgária, Coreia…) e da música Pop em suas diversas vertentes (funk, rock, rap, R&B, samba, reggae). É uma espécie de liquidificador das sonoridades à disposição no séc. XXI, entregando uma vitamina de intensa densidade musical aos ouvintes.

“Minha preocupação é comunicar através da música instrumental. Faço música pros outros, não (apenas) pra mim. Sobretudo porque entendo que a Música é uma construção coletiva: se eu faço, então foi uma multidão que fez”, ele define. E acrescenta: “A diversidade de fontes e influências faz com que cada trabalho meu saia com uma sonoridade do momento em que foi composto, por vezes tendendo mais pr’um Pop, um groove, outras vezes mais pra algo contemporâneo, especulativo, mas
sempre almejando o acesso ao ouvinte, e sempre no formato instrumental, embora nunca com uma postura ‘erudita’, ‘exclusivista’ ou sisuda”.

Com 20 de anos de atuação como compositor, sua trajetória discreta no Brasil contrasta com a frequente seleção de obras suas para festivais internacionais nos últimos anos, tendo trabalhos estreados e gravados por grupos de câmara como o ALEPH Guitar Quartet (Alemanha), Ecce Ensemble (França), Mise-en Ensemble (EUA/Coreia), Quartetto Maurice (Itália), Mivos Quartet
(EUA), Ensemble l’Arsenale (Itália), entre outros, além de pianistas da Alemanha, Romênia e Austrália.

Em 2017, lançou seu primeiro CD no Brasil, uma seleção feita a partir de 10 anos de gravações, contando com interpretações das pianistas Grazi Elis (Brasil) e Bianca Oglice (Romênia/EUA) e do Quartetto Maurice (Itália). O CD recebeu críticas entusiasmadas de Antônio Carlos Miguel, do G1 (https://goo.gl/yUNx4r ) e do jornalista Julio Black, da Tribuna de Minas (https://goo.gl/x7dzsJ ).

Em 2018, lançou uma série de vídeo-partituras, disponibilizadas gratuitamente no Youtube, as quais exibem gravações de suas músicas acompanhadas das respectivas partituras. Um passatempo divertido para olhos e ouvidos…

A Revista Arte Brasileira apresenta, então, uma seleção dessas vídeo-partituras, a seguir.

Vídeo-partituras do compositor Luiz Castelões:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish