28 de abril de 2025

Calu Manhães estreia como atriz  na Amazon Prime em filme musical “Um ano  inesquecível – Outono”, dirigido por Lázaro Ramos.

Estreou na Amazon Prime o filme “Um ano inesquecível – Outono”, dirigido por Lázaro Ramos. Com ele, nasce uma atriz, com seus pés nordestinos pisando o chão de um musical com alcance internacional, no ritmo do Samba de Coco, representando e expressando, em essência, a região Nordeste desse tão nosso Brasil. Ao mundo, Calu Manhães e, com ela, a afirmação de uma identidade sonora que encanta a vida no girar das saias que colorem a luta, estampas que sambam sorridentes e fortes, em corpos que cantam com voz de peito e coração aberto a labuta diária, sobre o fazer de gente trabalhadora e resistente, que cuida de pessoas que, como a Maria descrita por Milton Nascimento, misturam a dor e a alegria, carregando na poesia do seu cantar a força do seu viver e o pertencimento ao seu lugar.

Calu também é Maria, Maria também é Calu. Como ela bem canta em sua música “Parte de mim”, disponível no youtube. “Maria é sábia, Calu sabiá. Os cantos de luz clareiam Maria. Cantos de força, Calu vem apresentar.” Ambas coexistem no ser múltiplo e de talento multipotencial de Calu Manhães. Diretamente das manhãs inspiradoras da Chapada Diamantina, no interior da Bahia. Uma menina de vilarejos tão pequeninos que cresceu banhada por cachoeiras tão procuradas pelos turistas do mundo inteiro que buscam contato com a Natureza e com a Arte. Ela nasceu no Vale do Capão (distrito de Palmeiras) e se firmou em Igatu (distrito de Andaraí).

E o Nordeste cantado pela nordestina nas telinhas da Prime Vídeo é uma composição do nordestino Nilton Júnior, do grupo Pandeiro do Mestre, em homenagem à Ataulfo Alves. “Eu de saudade chorei, hoje nada mais importa, vou seguindo pela vida nessa estrada sem volta. Só nunca vou abrir mão de ouvir meu coração.” E quando “bate no peito o tambor” é impossível não se arrepiar, é custoso segurar as lágrimas que jorram da felicidade e do pertencimento, como as fontes cristalinas que banham os nossos sertões de uma  esperança verbal em dias melhores, em amanhães repletos de comida e moradia para essa gente que “ri quando deve chorar” e que “não vive, apenas aguenta”. Parafraseando Milton outra vez, para chegar à pergunta de Calu na música de sua autoria: “Quantas Marias caladas, Marias intocadas, Marias silenciadas, quantas Marias habitam em você?”

“Aqui cada um é mais que um” (Gui Amabis). E Calu Manhães é bem mais que Isabel nesse filme. Ela é cada um de nós! E o canto que Calu apresenta ilumina todas as Marias. Se você é do país Nordeste e não assistiu ainda, caminha! Que o elenco ainda conta com a ilustre presença da baiana Larissa Luz e também marca a estreia da cantora Iza como atriz. Contracenando com Lulu Santos e outros grandes nomes da cena brasileira da música, do cinema e da televisão, como os protagonistas do enredo, Gabz e Lucas Letto.

Perde tempo não, meu povo! É sério! Corre pra assistir.

Assista ao teaser

Cena do filme

Sobre a colunista: Fernanda Lucena é colunista da Revista  Arte Brasileira, Assessora de Comunicação do Grupo de Percussão da UFBA e Produtora Cultural da equipe Tabuleiro Produções. Bacharela Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (UFOB), pós graduada em Marketing Digital (UNOPAR), em Produção Cultural, Arte e Entretenimento (FACUMINAS), cursando MBA em Direção de Arte para Propaganda,  TV e Vídeo (FACUMINAS).

Crédito da foto de capa: Rodrigo Montenegro @panoramicafilmes

ENTREVISTA – Literatura de Renan Wangler reforça ancestralidade e luta da população negra

A população negra precisa estar conectada com a literatura, cultura e arte, dessa forma podemos estar conectados com a nossa.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

A luta da mulher e a importância de obras que contribui nessa jornada

Não tem uma receita básica, não nascemos prontas. Aprendemos com a vida. Diariamente temos que lutar para se afirmar. Porque.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Augusto dos Anjos? (com Augusto César)

O 9º episódio do Investiga buscou informações sobre os principais pontos da trajetória pessoal e profissional do poeta brasileiro Augusto.

LEIA MAIS

A obra de João Turin que sobreviveu a 2ª Guerra Mundial

No Memorial Paranista, sediado em Curitiba (PR) com intuito de preservar e expor a obra do paranaense João Turin, há.

LEIA MAIS

CONTO: Fixação Autêntica e Gêmeas Idênticas (Gil Silva Freires)

Antônio Pedro estava casado havia mais de um ano e ainda não tinha aprendido a distinguir sua esposa da irmã.

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS