21 de março de 2025

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até marcantes, causando questionamentos e repulsa na comunidade literária.

Como característica forte nós temos o abolicionista e escritor Cruz e Sousa, ele  marcou a história da literatura afro-brasileira. Um escritor que trouxe em sua escrita o uso da sinestesia, a relação de planos sensoriais diferentes. Também o recurso estilístico associando dois sentidos ou mais. Algo bastante diferenciado.

O poeta nasceu na velha Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis no dia 24 de novembro de 1861 no estado de Santa Catarina. Seu nome completo é João da Cruz e Sousa. Filho de ex-escravos. 

O poeta traz em suas obras como os livros  ‘’Broquéis e Faróis’’ os traços marcantes da sua poesia que rompe barreiras da literatura onde na sua época o movimento poético era totalmente europeu. Suas obras foram o grande marco do movimento simbolista e o autor trouxe uma escrita bem viva e expressiva, os sentimentos românticos. 

Buscando saber sobre o movimento poético europeu acabo por descobrir que o seu primeiro movimento literário é chamado de “trovadorismo”. Formado por cânticos líricos e satíricos, escritos pelos trovadores. Segundo as minhas pesquisas um trovador é o poeta provençal da idade média. Os trovadores escreviam cânticos que marcavam a produção literária e todo o contexto linguístico. Esses cânticos eram um misto entre o dialeto poético e a música.

Mas Cruz e Sousa fugindo do habitual ultrapassou as barreiras da literatura daquela época. O poeta abusou muito dos sentimentos românticos a ponto de muitos irem contra ao escritor. Para estas pessoas um total ‘’abuso sentimental’’ do poeta. 

Artigo de Clarisse da Costa

LIVE BRASILEIRA #15 – Gabriel Deoli canta “Já deu no que tinha que dar” e

No dia 27 de outubro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Gabriel Deoli e.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

É tempo de celebrar o folclore brasileiro (Luiz Neves Castro)

FOLCLORE BRASILEIRO – Em agosto, comemoramos o Mês do Folclore no Brasil com a passagem do Dia do Folclore em.

LEIA MAIS

CONTO: O Medo do Mar e O Risco de Se Banhar (Gil Silva Freires)

Adalberto morria de medo do mar, ou melhor, mantinha-se distante do mar exatamente pra não morrer. Se há quem não.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS