Conecte-se conosco

Entrevista

“Mania de Você” – Banda Curinga Roque regrava clássico de Rita Lee

Matheus Luzi

Publicado

em

(Divulgação)

Em 1979, a cantora tropicalista Rita Lee lançava um de seus clássicos, “Mania de Você”, considerado, entre tantos outros, um cartão postal do Rock Nacional. O tempo passou, mas clássicos não envelhecem e, é por isso, que a banda Curinga Roque regravou a canção ao seu próprio modo e, o mais interessante, é que a gravação teve o aval da própria Rita Lee.

“Mania de Você” tem um grande impacto na vida e obra do grupo paulistano. Para Eduardo Dau, o guitarrista conta que “Rita Lee é a eterna musa do rock nacional. Nós admiramos muito a história que ela construiu. Por isso, resolvemos fazer essa homenagem”.

Rodrigo D’Sales Monteiro, cujo o nome artístico é DIGAØ, responsável pela Musikorama Music Records, selo da Curinga Roque, detalha os bastidores do projeto. ”Conversamos com os editores da Rita e do Roberto de Carvalho e eles sempre foram muito solícitos. A Rita pediu uma amostra da versão. Então nós encaminhamos a pré-mix do single, que foi prontamente aprovado. Isso mostra que o bom relacionamento com o mercado somado a bons músicos torna tudo possível”.

Este lançamento é o primeiro da banda em 2021 e que antecede outras novidades ao longo do ano. Além dessa, você pode escutar nas plataformas de streaming, os outros três singles lançados por eles. “Mania de Você” nessa nova versão tem a produção musical de Álvaro Pizani e a mixagem/masterização são assinadas por Fábio Dias.

Matheus Luzi – Aquela pergunta óbvia, mas não menos importante: como surgiu a ideia de regravar “Mania de Você”?

Anderson C. Maimone (Baixista) – Nossa ideia inicial seria a gravação de um pocket show acústico com 4 músicas nossas e uma homenagem que lançaríamos em um dos nossos canais do Youtube. Quando decidimos em homenagear uma das Divas do Rock Nacional, a escolha óbvia foi a Rita Lee. Porém com a pandemia não havia condições de realizarmos as filmagens e decidimos lançar cada uma das faixas individualmente. “Mania de Você” foi a segunda música lançada a partir deste projeto.

Matheus Luzi – Na visão de vocês, o que esta versão traz de diferente e especial neste clássico da Rita Lee?

Anderson C. Maimone (Baixista) – Eu acredito que deixamos ela mais com a pegada em que a executamos em nossas apresentações. Não faria sentido regravar exatamente com os mesmos arranjos até pelo fato de parte do nosso público estar conhecendo o rock nacional agora. Estamos sendo uma “porta de entrada” para uma geração que está descobrindo os grandes nomes do estilo em nosso país.

Matheus Luzi – Um detalhe que chama muito a atenção é que a gravação foi autorizada pela própria cantora. Como isso aconteceu?

Anderson C. Maimone (Baixista) – Nosso amigo e produtor, Digão D’Salles Monteiro, através do selo Musikorama Records, mantém contato com muitos artistas e ele fez esta ponte pois desde o início do projeto nós queríamos ter o fonograma licenciado mesmo. A Rita solicitou nossa gravação ainda na pré-produção através de sua equipe e já aprovou imediatamente. Autorização na mão aí foi só “correr pro abraço”. A própria Musikorama cuidou da documentação necessária.

Matheus Luzi – Para a banda, o que este lançamento representa?

Anderson C. Maimone (Baixista) – Estamos trabalhando o nome da banda nas redes sociais e nas rádios do Brasil com nossos singles anteriores, principalmente com nosso último lançamento, a música “Siga em Frente”, que tocou muito também nos aplicativos de streaming, e esta nossa versão para este clássico do rock nacional, vem consolidar todo o nosso empenho, toda a nossa luta e amor pela música. Faz apenas alguns dias que lançamos e estamos recebendo um feedback maravilhoso das pessoas que nos acompanham em todo o país.

(Capa do single)

Matheus Luzi – Como vocês encaram a influência de Rita Lee e seus contemporâneos no som da Curinga Roque?

Anderson C. Maimone (Baixista) – Eu diria que são nossos eternos pais e mães. A riqueza cultural deles é inestimável.

Matheus Luzi – O que o público pode esperar de novos lançamentos da banda para 2021?

Anderson C. Maimone (Baixista) – Estamos para voltar ao estúdio e pretendemos lançar mais dois singles no primeiro semestre. Já adianto o nome do próximo single: “Carro Mil”, que na verdade é uma música já conhecida do pessoal que segue a banda há mais tempo, mas ainda não teve o seu lançamento oficial.

Matheus Luzi – Vocês teriam alguma história ou curiosidade interessante sobre esta gravação para nos contar? Caso haja mais de uma, fiquem à vontade para nos contar.

Anderson C. Maimone (Baixista) – Acho que a escolha do produtor para este projeto foi algo inusitado, pois decidimos trabalhar com um produtor de música sertaneja, o Álvaro Pizanni. Estávamos meio apreensivos pois nossos trabalhos anteriores forma realizados pelo Tadeu Patolla (Charlie Brown Jr., Biquini Cavadão) que é mais ligado ao rock. Mas no final, além claro, de agregar mais um baita amigo, conseguimos um resultado muito legal e diferente de nossas expectativas.

Matheus Luzi – Agora deixo vocês livres para comentarem o que quiserem.

Anderson C. Maimone (Baixista) – Pra quem ainda não conhece a Curinga Roque, procure-nos pelas redes sociais e serviços de streaming. E se não conhecem Rita Lee, Mutantes, Titãs, Barão Vermelho e tantos outros, que procurem por eles também. Garanto que não vão se arrepender.

E gostaria de deixar também um baita de um “muito obrigado” a todas as pessoas que nos retornam com tanto carinho nas redes sociais e também para as que nos tratam tão bem em todas as cidades por onde passamos. Estamos com muita saudade de todos e nos veremos de novo quando tudo isso passar e os shows voltarem.

Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.

EnglishPortugueseSpanish