13 de abril de 2026

Apoie seus amigos artistas – Por Luan FH

O mundo da arte não é nada fácil, se fosse, qualquer um entrava e saía famoso rapidamente. Se adaptar com a correria, com o caos, dependendo da atuação e da área do(a) artista é muito complexo. No Brasil são incontáveis artistas que estão numa situação crítica por não terem apoio do Governo, amigos e até da família. 

No Marechal Rondon, bairro suburbano de Salvador, Bahia, temos exemplos de artistas que ainda não cresceram por não terem apoio de família, amigos, e quando o apoio vem, é de uma maneira exagerada, errada: Uma pressão demasiada que acaba não fazendo sentido.

Cobranças desnecessárias: ”Ter que arrumar logo dinheiro com isto”, ”Que dia vai crescer e virar Lázaro Ramos, Jorge Amado, Sther Mattos…”, ”Você precisa vencer logo isso”. Chega um momento que esse tipo de apoio, passa ser o pior inimigo do(a) artista. Pois, frente a frente não notamos as lágrimas de quem ouve e passa por situações parecidas; a frustração por ainda não ter conseguido conquistar o auge da fama ou a pequena fama. 

As lágrimas dos(as) artistas doem mais que facas entrando no coração. Após ouvir dos pais ”você é inútil, passa o dia inteiro gravando stories, o dia inteiro fazendo tal coisa para não obter nenhum dinheiro”, é duro nascer com um talento, com um dom e querer viver dele. 

Tudo que Deus dá, precisamos aprimorar. E nada vai ser fácil, meus caros. Porém, aquele(a) amigo(a) artista que está passando pela pior fase no momento e não tem nenhum reconhecimento ainda. Hoje ele(a) come ovo e farinha, amanhã estará comendo do bom e do melhor. 

Quer ajudar e apoiar? Ajude agora. Depois que der certo, não vá pegar carona. Acredite no talento do teu amigo, da tua amiga, incentive, chegue junto, não cobre nada, só incentive a continuar perseverando. Dias de lutas, dias de glórias. Todo mundo começa de baixo para depois crescer!

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O quê realmente faz o diretor de imagem? (com Diogo Pace)

Este episódio tem o intuito de investigar uma profissão essencial de toda produção audiovisual, como programas de entretenimento e jornalismo,.

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS