O modelo da nova MPB é divido em fases, só que há os mais famosos e os menos famosos, mas se você é uma daquelas pessoas que gosta de escutar bandas desconhecidas que tem muito a oferecer, então navegue mais a fundo.
Assim como a clássica, a nova MPB é como um oceano, quanto mais fundo vamos, mais conhecemos bandas com letras bonitas e tangíveis.
Às vezes por sorte do destino ou por causa do sistema feito pelo Youtube, há recomendações como as músicas da banda ‘Dingo Bells’ ou a realidade do dia a dia cantada pela banda ‘Terno rei’, às vezes uns versos a mais ou a menos, é um tanto faz, mas o Rodrigo Alarcon e o seu disco solo vem conquistando o Brasil, mas não é só ele, como também tem o Fabiô.
Todos eles têm trabalhos diferentes com discos diferentes, as vozes diferentes só que todos trazem reflexões, saudade e muitas vezes uma bad.
Hoje não vim falar do básico, vim apresentar bandas, discos solos, artistas e sinceramente, todos são bons, alguns desconhecidos, outros não. Citarei uma lista…
Nina Oliveira
Nina Fernandes
Rubel
Cícero
Phill veras
Castello Branco
Ana Muller
https://www.youtube.com/watch?v=qFL-ecpOgdI
Silva
Esteban
Outro Eu
Arthur Diniz
Lagum
Pedro Salomão
Apanhador Só
Rodrigo Amarante
Bryan Behr
Giovani Cidreira
https://www.youtube.com/watch?v=ubNcb6b0Ek8
Julio Secchin
Cidade Dormitório
Filarmônica de Pasárgada
Wado
Vanguart
Tim Bernardes
Johnny Hooker
João Bernardo
Ventre
Se você é uma pessoa que tenta manter a calma ou tem muita ansiedade, recomendo esses artistas, suas vozes calmas e uma vibe ritmo mar, lua, violão e um bom toque para trazer uma paz interior. São em diversos momentos que percebemos a necessidade de gritar, só que quando o grito é interior, sinceramente é preocupante.
Só que algumas músicas nos ajudam a aliviar certas dores ou nos ajudam a prosseguir, a continuar caminhando ou simplesmente buscar uma cura, um caminho, uma saída…
COLUNISTA LUAN FH – 20 anos, escritor e colunista, gosta do indie brasileiro e coisas antigas