19 de abril de 2025

A primeira cantora digital cearense; Conheça!

Divulgação.

ARTISTAS SEM CARNE E OSSO – A ideia (assustadora, talvez) de criar artistas digitais ganhou força no Brasil e no mundo principalmente com a chegada da pandemia.

Porém, personagens virtuais como Dogão (criação de Rick Bonadio e do rapper Suave em 2004) já é uma realidade pequena, mas existente há mais de duas décadas.

Essa inovação, que evoluiu para o 3D e o realismo, estão algumas apostas, como War Nymph, alterego digital da cantora canadense Grimes, lançado em 2020. Alguns tímidos exemplos de sucesso (ou de anonimato) poderia aqui serem citados.

Mas em especial o caso do artista cearense Arquelano (@arquelano) merece destaque. Em dezembro de 2021, o músico em atividade lançou “Mãos”, que contou com o feat de ma ia (lê-se Maya), cantora digital desenhada e arquitetada por ele, também membro de um coletivo da capital cearense.

Para Arquelano, ma i.a é uma extensão de sua trajetória artística e pessoal. A personagem 3D é negra, com traços indígenas, brasileira em sua sonoridade, e boa na música eletrônica e no hyperpop.

Confira “Mãos”

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/conheca-ma-ia-primeira-cantora-virtual-cearense-criada-por-artista-de-maracanau-1.3181562

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Gabriel O Pensador, sempre insatisfeito em “Matei o Presidente”

Reportagem escrita por Nathália Pandeló em outubro de 2018 e editada por Matheus Luzi   Há quem diga que o.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #7 – “Muito Mais” da The Apartment Cats e a “Existência” de Nino

1º Convidado Com um álbum, um EP e vários singles nas plataformas digitais, a banda paulistana The Apartment Cats surgiu.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Os vários Olhos D’agua de Conceição Evaristo

Poderia ser mais uma daquelas resenhas que escrevo sobre um livro que eu acabara de ler, no entanto é algo.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS