Divulgação.
ARTISTAS SEM CARNE E OSSO – A ideia (assustadora, talvez) de criar artistas digitais ganhou força no Brasil e no mundo principalmente com a chegada da pandemia.
Porém, personagens virtuais como Dogão (criação de Rick Bonadio e do rapper Suave em 2004) já é uma realidade pequena, mas existente há mais de duas décadas.
Essa inovação, que evoluiu para o 3D e o realismo, estão algumas apostas, como War Nymph, alterego digital da cantora canadense Grimes, lançado em 2020. Alguns tímidos exemplos de sucesso (ou de anonimato) poderia aqui serem citados.
Mas em especial o caso do artista cearense Arquelano (@arquelano) merece destaque. Em dezembro de 2021, o músico em atividade lançou “Mãos”, que contou com o feat de ma ia (lê-se Maya), cantora digital desenhada e arquitetada por ele, também membro de um coletivo da capital cearense.
Para Arquelano, ma i.a é uma extensão de sua trajetória artística e pessoal. A personagem 3D é negra, com traços indígenas, brasileira em sua sonoridade, e boa na música eletrônica e no hyperpop.
Confira “Mãos”
Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/conheca-ma-ia-primeira-cantora-virtual-cearense-criada-por-artista-de-maracanau-1.3181562