18 de outubro de 2026

Banda Applegate explora o universo musical em seu novo single, “Entre Ondas”

(Divulgação)

Formada na capital paulista em 2016, a Applegate dissemina no Brasil o indie experimental. Lançaram o disco de estreia, “Movimentos Regulares”, na qual já apresentaram suas influências musicais e poéticas. No som, os caras não economizam em timbres e texturas e, nas letras, as “coisas da vida” são intensas inspirações.

Reforçando a essência do grupo, eles lançaram, no início deste ano, o single “Entre Ondas”, canção que que rebobina o indie carregado das influências musicais dos integrantes da banda que, apesar das raízes, estão sempre em renovação. O marketing deste lançamento foi um tanto diferente, indo contrário aos clichês. Isso porque a Applegate lançou o single em 2020 com a proposta de vendê-lo por R$ 5,00 e, só depois, lançá-lo nas plataformas digitais gratuitamente. Contudo, essa tática genial não se estagna aqui. Segundo os músicos, a ideia irá permear seus próximos lançamento, o que pode servir de exemplo para outros artistas.

“O single surgiu durante um ensaio, estávamos passando o show inteiro como sempre fazíamos e de repente o Gil soltou um riff, geral da banda curtiu a vibe e aí fomos montando, gosto muito do ritmo que incorporamos à esse som… uma espécie de Arrocha indie, com muita influência do Guitarrista Pedro Martins e do Frederico Heliodoro que costumam usar esse tipo de groove nos seus sons, que também (na minha opinião) tem um pouco de indie com bastante jazz envolvido na coisa.”, explica o integrante Pedro Lacerda.

O vocalista e guitarrista, Gil Mosolino acrescenta ao dizer que a música aborda as dificuldades passageiras e, então, chegar ao final do caminho sabendo que tudo fez sentido. Escrita em 2019, “Entre Ondas” é para o músico uma obra que faz muito mais sentido em tempos de pandemia.

“Agora queremos voltar a ensaiar bastante, coisa que deixamos de fazer por conta do isolamento. Já lançamos o primeiro single do ano e estamos muito ansiosos pra voltar a compor e experimentar sonoridades, para manter um ritmo massa de lançamentos ao longo dos meses! No geral a ideia é essa, assim que possível rodar ao máximo com a nossa música, fora de Sampa principalmente, apresentar nosso disco de estreia pra públicos diferentes e estar sempre nos reinventando sonoramente.”, diz o guitarrista Vinicius.

“Entre Ondas” marca uma nova fase na carreira da banda. Libertos e focados no single, o som é considerado, por eles, como o mais experimental da carreira, com direito a muitas camadas, giltchs e muitos efeitos sonoros. Gravada no Wiro Estúdio, a vasta opção de instrumentos e equipamentos só intensificou o processo. “Essa música é experimentação pura, com as participações especiais, o abuso de efeitos e camadas na mixagem, o fato da música ter sido finalizada em equipamentos analógicos também fez toda a diferença para essa estética saturada, e mais ‘fechada/deteriorada’ da musica.” Finaliza Gil.

(Capa de “Entre Ondas”)

OLHA QUE LEGAL!

Em resposta à Arte Brasileira, o integrante Rafael Penna mencionou um outro lado do grupo: os trabalhos paralelos de cada integrante e como isso tem ajudado a própria banda.

O próprio Rafael é designer e criou as artes para a Applegate e, atualmente, está focado no mercado musical underground tendo trabalhado com artistas como o saxofonista Suka Figueiredo e o guitarrista João Oliveira. Gil Mosolino é produtor musical e está gravando artistas incríveis como o Lumanzin, Guaribas e Danny D Weirdo. O baterista Pedro Lacerda é músico de estúdio e de shows e vem tocando com nomes como Castello Branco, Ana Gabriela, Glue, Trip, entre outros. Vinicius também ajuda na parte gráfica e presta serviços de freelancer como instrumentista.

Explore o universo literário

Você tem que se aventurar no campo literário e fazer novas descobertas. Você como leitor não pode ficar só focado.

LEIA MAIS

Quem é Priscilla Pugliese, protagonista da premiada websérie “A Melhor Amiga da Noiva”?

Créditos: Lukkas Marques Formado em Cinema pela Faculdade Nu Espaço, Priscilla Pugliese é atriz, empresária e produtora, funções que exerce.

LEIA MAIS

Uma breve leitura dos festivais de ontem e de hoje

Nesta manhã de quinta-feira, dia 22 de março de 2017, acabei de ler o livro “Tropicália – A história de.

LEIA MAIS

Pincel, o novo companheiro do cantor e compositor Bryan Behr

Reprodução/instagram do artista. Do seu atelier, Bryan Behr se mostra um artista inquieto, em constante atividade. O catarinense de 24.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A arte como resistência política e social (com Gilmar Ribeiro)

Se a arte é censurada e incomoda poderosos do capital, juízes, políticos de todas as naturezas, chefões do crime organizado,.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

Ancelmo: todas as rodagens iam em direção à arte

Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.E nasce o sol, e põe-se o sol,.

LEIA MAIS

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS