24 de junho de 2026

Cantora Mônica Salmaso e o pianista Nelson Ayres apresentam o melhor da MPB em teatro do RJ

 

A cantora Mônica Salmaso, uma das grandes vozes da nossa música popular, vai se apresentar no Teatro Riachuelo, abrindo a programação de 2019 do ‘Música das 7’, ao lado do maestro e pianista Nelson Ayres, com quem trabalha há anos, em diversas formações, mas só recentemente criou um concerto em duo inédito para esta apresentação. Salmaso já havia participado desse projeto e palco com o violonista e compositor Guinga, em 2017. “É um lindo teatro! Que maravilha cantar em um lugar assim!”, exulta a paulistana. Será no dia 23 de janeiro, às 19h, com ingressos de R$ 50 a R$ 80.

Para este show, a dupla garimpou canções de sonoridade delicada e camerística, algumas que vieram dos outros projetos dos dois, como “Beatriz” (Chico Buarque e Edu Lobo), “Valsinha” (Chico Buarque e Vinicius de Moraes), “Samba Erudito” (Paulo Vanzolini) e outras lindezas ainda não gravadas por eles, entre elas “Xote” (Rodolfo Stroeter e Gilberto Gil), “Fenômeno” (Joaquim Domingos e Nilton Moreira), “Gracias a La Vida” (Violeta Parra) e “Gírias do Norte” (Jacinto Silva e Onildo Almeida).

“Nós temos uma enorme afinidade musical, depois de tantos anos trabalhando juntos. A parceria começou em 1993, quando o Nelson era diretor artístico, arranjador e maestro da Orquestra Jazz Sinfônica e me convidou – eu iniciava a carreira musical, imagine! -, para uma montagem do Grande Circo Místico com o Edu Lobo”
, rebobina Salmaso. Este encontro foi fundamental para a cantora por tudo o que significava. “Foi inesquecível para mim. Eu estava nervosíssima, mas não queria deixar de aproveitar nenhum segundo daquela oportunidade”.

Nelson era amigo antigo do Paulo Bellinati, violonista com quem ela gravou a íntegra dos Afro-Sambas, de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Foi assim que ele a conheceu e a convidou para o concerto com a Jazz Sinfônica. Anos mais tarde, Mônica gravou o álbum “Noites de Gala, Samba na Rua”, em homenagem ao Chico Buarque, e convidou para este trabalho o quinteto Pau Brasil, do qual Nelson faz parte. “Este disco rendeu uma turnê grande pelo Brasil e a nossa convivência musical só aumentou e melhorou”, pontua a cantora. Ele deu origem ao projeto seguinte, “Alma Lírica Brasileira”, com Mônica Salmaso, Nelson Ayres e o flautista e saxofonista Teco Cardoso. “Outro trabalho que me deu enormes alegrias. Fizemos muitos shows e um DVD milagroso, dirigido pelo Walter Carvalho, início de outra parceria muito feliz”, conta.

O disco seguinte, “Corpo de Baile”, dedicado à parceria de Guinga e Paulo César Pinheiro, também contou com a participação de Nelson na gravação da bolacha, em arranjos e durante toda a turnê realizada, onde o maestro ainda se reaproximou do seu primeiro instrumento, o acordeon. E agora o público carioca vai ganhar este show no Música das 7 para abrir 2019 ouvindo maravilhas!

 

QUANDO: 23 de janeiro, uma quarta-feira, às 19h
ONDE: Teatro Riachuelo – Rua do Passeio, 38 / 40, Centro do Rio
QUANTO: Balcão a R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) | Plateia a R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) | Balcão Nobre a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) | Plateia VIP a R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia)
NO FACEBOOK: www.facebook.com/events/2116818818396583/
E MAIS: A casa dispõe de 999 lugares, a censura é livre e as vendas são efetuadas na bilheteria do teatro e no www.ingressorapido.com.br

 

(Texto da assessoria de imprensa)

 

 

 

 

A invisibilidade da mulher com deficiência física (por Clarisse da Costa)

Eu amei o tema da redação da prova do ENEM de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho.

LEIA MAIS

Celebrações pelo mundo: eventos culturais que transformam qualquer viagem

Viajar é mais do que conhecer paisagens ou tirar fotos em pontos turísticos. É também mergulhar de cabeça na alma.

LEIA MAIS

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

Madé Weiner: da atualidade de ressignificar técnicas das artes visuais

  Sempre evitei falar de mim,  falar-me. Quis falar de coisas.  Mas na seleção dessas coisas  falar-me. Quis falar de coisas. .

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS

Resenha do filme “O Dia em que Dorival Encarou o Guarda”, de 1986 (por Tiago

Olá a todos! Feliz ano novo! Vida longa e prospera! Bom, a primeira obra do ano se chama “O Dia.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS