18 de abril de 2025

[RESENHA] Sábado eu vou à praia ouvindo canções de apertamentos

 

Cícero Rosa Lins, mais conhecido por Cícero, é um cantor, compositor e produtor brasileiro. 7 de abril de 1986 (idade 33 anos), Rio de Janeiro(RJ). Dono de uma musicalidade maravilhosa e letras leves e às vezes melancólicas, isso transmite para mim uma interpretação bonita, variando, claro de pessoa para pessoa. No meu caso tenho paixão grandiosa pelo álbum “Sábado”, a interpretação de um amor tímido de um rapaz sobre uma garota, talvez. 

Tem pessoas que preferem muito “canções de apartamentos” ou novo álbum “Cícero e albatroz”, há tantas preferências sobre esse Homem que acabamos perdidos nesse mar de EP’s. Admiro a expressão disfarçada e tangível, com um ar de leveza e peso de um dia numa cidade.

Cícero, em entrevistas, já disse sobre a influência de cada cidade sobre cada álbum; o que me leva acreditar demasiadamente que ele passa todos os seus sentimentos em papéis através de dias e mais dias, é um processo de produção intenso. O álbum “Canções de apartamento” foi feito de forma independente, dentro de sua casa, todo inspirado na mpb e bossa nova, tendo referências a Tom Jobim e Braguinha. 

 

 

GENIAL!

Cícero não é só um compositor, cantor, músico, o cara é um gênio e quando se há afeto por um artista que começou independente, há verdades escritas, sabe? A gente se inspira em pessoas e Cícero se inspirou em Tom Jobim e eu me inspiro nele, entende? Só que não é opinião popular, é verídico. Quantas vezes ao Sábado, voltando do curso, parava no Farol da Barra, via o mar da praia e ficava ouvindo “Canções de Apartamentos”?  

A sua genialidade foi reconhecida pelo próprio Marcelo Camelo, que admirou a versão do Cícero sobre a música “Conversas de botas batidas”, a mesma música que é faixa 11 do álbum “Ventura” da banda Los Hermanos. Reconhecimento foi algo que não veio tão rápido para o Cícero, só que em 2016 já havia muitas, mas muitas pessoas que queriam vê-lo em shows, pedindo o novo álbum.

O novo álbum veio para mudar com tudo, em dezembro de 2017, ele lançou o ‘Cícero e albatroz’, dando talvez um ‘fim’ ao ciclo de instrumentos calmos? Nesse novo álbum vemos um rapaz mais maduro, mais velho, mais cabeça e com firmezas em suas ideias e colocando seus ideais em prática? Afinal, qual a cidade que ele estava quando decidiu escrever e ir até o fim? Esse álbum mostra também saudade, desespero, caos, cais, paz, cidade, movimento, recomeço, começo e despedida. 
 
“Sábado”, “A praia”, “canções de apartamento”, “Cícero” e “albatroz”. Todos os álbuns são feitos com sentimentos, sensações e sensibilidade, aborda assuntos diversos e escondidos de alguma forma, é só parar e sentir, entende? Você irá se identificar com alguma passagem, como eu me identifiquei com essas:
 

”Se você não estiver olhando, deixa eu só olhar você.”

”Fala para ele do disco de Tom Jobim, do apelido e de mim e chora.” 

”Mas se você quiser alguém pra amar ainda… Hoje não vai dar, não vou estar, te indico alguém.” 

Entre outras e outras e outras passagens bonitas que cada música dele nos oferecem. Cícero não é apenas um jovem talentoso, é amado. Sua simplicidade nos traz identidade, nos traz afeto e paz!

Lembrando que ouço Cícero desde 2015, viciado até hoje nos álbuns, cada vez que me aprofundo percebo que fico à mercê de algo, algo intenso demais para ser explicado. Toda a matéria produzida foi feita de opinião própria, e se você for fã do cantor e não concorda, por favor, pode comentar e interagir. 

 


ENTREVISTA DE LUAN FH – 20 anos, escritor e colunista, gosta do indie brasileiro e coisas antigas

 

 

 

 

 

LIVE BRASILEIRA #12 – O rock nacional em destaque; Banda Berilo e Kiko Prata

No dia 15 de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os integrantes da banda mineira Berilo e.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS

Danilo Martire exercita o uso saudável da IA Generativa ao gravar single com Kate, cantora

“Eu canto a beleza de ver minha filha dormindo na mais perfeita harmonia”, é esta a fala de Danilo Martire.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

Quem é Priscilla Pugliese, protagonista da premiada websérie “A Melhor Amiga da Noiva”?

Créditos: Lukkas Marques Formado em Cinema pela Faculdade Nu Espaço, Priscilla Pugliese é atriz, empresária e produtora, funções que exerce.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

Entre a sinestesia e a sistematização, Zé Ibarra se consolida como voz de sua geração

PERFIL ⭐️ Em meio a exuberante flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Zé Ibarra comenta com fluidez e.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS