22 de abril de 2025

CRÍTICA E ESPERANÇA – Uander lança seu single de estreia solo, “flor da Vida”

Divulgação.

Integrante da banda Chá de Gim, o cantor e compositor Goiano Uander iniciou nos apps de streaming como músico solo. A estreia (bem sucedida, vale dizer) veio com “Flor da Vida”, canção social e politizada, que retrata as ânsias, mas também as esperanças que Uander carrega consigo.

“A letra foi escrita em uma ocupação secundarista, um manifesto que os alunos precisaram fazer para manter sua educação pública, participei ativamente das ocupações dos colégios e lá tive contato com adolescentes e pessoas muito mais novas que eu, com um espirito livre com liderança e com uma visão de mundo mais prestativa a todos, isso me inspirou muito.”, explica o artista.

A partir dessa argumentação de Uander, fica mais fácil entender o que, de fato, a música tem a dizer. Nos versos, ele critica (poeticamente) o sistema econômico mundial, no qual o dinheiro acaba por se tornar mais importante que a vida. No entanto, sua indignação também o leva a ter fé em rumos mais brilhantes para a humanidade.

“Tento passar uma visão que acredito, uma evolução enquanto espécie, uma coletividade mundial para reduzir os danos e projetar gerações que coloquem o planeta terra, os direitos humanos, a liberdade de expressão em primeiro plano, flor da vida retrata a esperança que eu ainda carrego pela humanidade.”

Musicalmente, Uander apostou nos beats, que, por sua vez, foram realizados por Lucas Bsv. A empreitada eletrônica foi a primeira na vida do jovem cantor. “Foi minha primeira aventura com a música eletrônica, eu adorei participar desse movimento, e entender como funciona a vertente musical, pretendo também dar novas roupagens a canção, principalmente ao vivo.”

Para o futuro próximo, Uander planeja lançar um EP, e correr atrás da realização de shows. Em paralelo a isso, está produzindo um disco com sua banda.

FICHA TÉCNICA

Direção e Roteiro: Hal Wildson

Produção: Lary Andrade

Assistência de Direção: Bruno S. Lacerda

Assistente de Câmera: Nayara Tavares Silva

Edição: Lucas Wagner Nunes

Direção de Fotografia: Gleig de Souza

Apoio Criativo e Narração: Cristiano Karai Poty ( Guarani Mbya)

Tradução: Fábio Kuaray Papa

Produção Musical: lucas bsv

“Quer casar comigo?” (Crônica integrante da coletânea “Poder S/A”, de Beto Ribeiro)

Todo dia era a mesma coisa. Marieta sempre esperava o engenheiro chegar. “Ele é formado!”, era o que ela sempre.

LEIA MAIS

Geração com cérebro desperdiçado (Clarisse da Costa)

Se buscamos conhecimento, somos viajantes nesse vasto mundo. Mas quando deixamos o saber de lado o que somos? Em pleno.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #16 – Raffael Fragoso, um sertanejo pop a ser observado com atenção

No dia 17 de novembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com o cantor e compositor sertanejo Raffael Fragoso,.

LEIA MAIS

PUPILA CULT – O lado desconhecido da “Terra do Rei do Gado”

Assim como qualquer outro lugar, histórias e curiosidades são deixadas para trás e acabam caindo no esquecimento ou até sendo.

LEIA MAIS

Bersote é filosoficamente complexo e musicalmente indefinido em “Na Curva a Me Esperar”

A existência é pauta carimbada na música brasileira, como apontamos nesta reportagem de Jean Fronho (“Tom Zé já dizia: todo.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Literatura de Renan Wangler reforça ancestralidade e luta da população negra

A população negra precisa estar conectada com a literatura, cultura e arte, dessa forma podemos estar conectados com a nossa.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Roberto Piva (com Jhonata Lucena)

O 10º episódio do Investiga se debruça sobre vida e obra de Roberto Piva, poeta experimental que viveu intensamente a.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS