26 de agosto de 2026

A leveza da banda Chapéu de Palha

Leonardo Mota / Divulgação.

Acho que um dos pensamentos mais recorrentes em uma época tão acelerada quanto a nossa, é na verdade uma breve pergunta: o que acontecerá amanhã? Comigo também não é diferente. Há um tempo venho mastigado a mesma ideia meditando sobre o que o futuro me reserva e como ele pode ser reconfortante e ao mesmo tempo assustador. Foi em meio a esse contexto que, conversando com uma amiga, encontrei uma das bandas que mais fazem parte do meu dia a dia atualmente: Chapéu de Palha.

A banda [Chapéu de Palha] é um duo amazonense composto pela Giovanna Póvoas e pelo Helder Cruz, que vem conquistando a cena do mercado musical brasileiro. O que mais me encanta é a forma como eles encaixam perfeitamente letras marcantes em melodias calmas e incríveis. No fundo, todos nós temos um peito pesado de se carregar, eles bem definem isso em sua música “despedida” (álbum “Eu”, 2019) que abraça o ouvinte como o conselho de mãe e demonstra que, por mais difícil que esteja, ficará tudo bem. Juntos, eles nocauteiam o mundo com a leveza de uma pena. Ouvi-los, para mim, já virou rotina.

Para ser sincero, vejo no sonho dos dois um passado memorável, um presente persistente e um futuro promissor. Os singles, principalmente o “Gostasse, mô?” de 2020, me lembram bastante do estilo musical de outro gênio da música nacional contemporânea, o Tiago Iorc. Ambos são a prova viva que o maior degrau da sofisticação é a simplicidade.

Ainda assim, é possível notar a evolução do duo amazonense nesses últimos dois anos. Os trocadilhos e o jogo de palavras estão mais presentes do que nunca; como uma forma divertida de mostrar ao ouvinte que se acalme, afinal de contas o futuro virá, a gente sabendo ou não o que acontecerá amanhã. Como vocês podem ver no trecho a seguir da música “O Amor do Mundo Inteiro” lançada em julho desse ano (2021):

“Já faz um tempo que eu tô pra te dizer
Dessas borboletas que não vão passar
E da constante falta que faz você
Enquanto o tempo passa muito devagar
Mais me intriga o fato deu te conhecer
Te conhecer tem feito meu corpo suar
Soar teu som tem me feito vibrar
Vibrar na vida o som da corda e o violão
Querer compartilhar contigo o coração
Cantar um som que te faz de amor, lembrar
O amor do mundo inteiro querer te dar
E te lembrar

Que toda saudade um dia vai passar
E se Deus quiser a gente vai casar
Lembra sempre de não esquecer de mim
Pra vontade só deixar de apertar
Quando estiver aí…”

Depois de tanto, é impossível não ser grato ao Bom Deus, a pessoa que me apresentou a banda e as músicas que me renderam, dentre tantos frutos, a sabedoria para tratar a vida com leveza; para enfrentar o que vier com mansidão, e ser forte o suficiente para fazer a minha parte.

O Brasil precisa ouvir mais “Chapéu de Palha”.

Reprodução do instagram do duo

DISCOGRAFIA

Álbuns:
“Eu” – 2019

Singles:
“O Amor do Mundo Inteiro” -2021
“Amor Eu Te Dei” – 2021
“A Última Valsa” – 2021
“Olho Blue” – 2020
“Gostasse, Mô?” – 2020

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Além deste sertão: a pintura de Celina Bezerra

É curioso observar a trajetória da professora norte-rio-grandense Celina Bezerra. Advinda das terras quentes da região do Seridó, de antigas.

LEIA MAIS

Andinho de Bulhões: ausência de lume na justaposição e na aglutinação

O sol novifluentetransfigura a vivência:outra figura nascee subsiste, plena Orides Fontela 1. Andinho de Bulhões nasceu em um povoado pertencente.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

Silvo Carlos: eu quero uma casa no campo, de um tamanho ideal…

Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,Pergunto a.

LEIA MAIS

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Dá para fazer livros razoáveis com Inteligência Artificial. Há casos de autores com centenas de livros já publicados com a.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

Dos livros às telas de cinema

Não é de hoje que muitas histórias de livros despertam desejos cinematográficos, algumas dessas histórias ao pararem nos cinemas até.

LEIA MAIS

Celebrações pelo mundo: eventos culturais que transformam qualquer viagem

Viajar é mais do que conhecer paisagens ou tirar fotos em pontos turísticos. É também mergulhar de cabeça na alma.

LEIA MAIS