17 de abril de 2025

Em single e clipe especial, Eduardo Kaczan explora o seu lado poético [ENTREVISTA]

 

Em 2017 em uma nova etapa de carreira, Eduardo Kaczan começa a trabalhar com Fred Teixeira, Mestre em Produção Musical pela London College of Music, que já trabalhou com Tony Bennett. FOTO MENSAGEM e PEDAÇO DE PAPEL são os primeiros singles à sair desta parceria com Fred.  AO ENTARDECER seu mais recente trabalho tem parceria da cantora Dani Zan. Ele compôs a letra inspirado em um poema seu, O SUL E O NORTE que fez parte de um projeto poético (EU, TU E AS PALAVRAS), para divulgação da faixa, está faixa também ganhou uma versão em Espanhol (AL ANOCHECER) e no vídeo Eduardo Kaczan interpreta a letra em língua de sinais

 

 

Primeiramente, como foi ter a parceria da cantora Dani Zan no single AO ENTARDECER? A voz dela fez toda a diferença no single…

Nossa eu nem imagino está música sem ela, a Dani além de linda é uma cantora fantástica, gentil, bem generosa que aceitou o convite na hora e sem me conhecer! Eu sou muito grato por ser amigo dela hoje e ter ela em uma parceria tão incrível!

 

Também chama a atenção o fato de você ter composto o single a partir do seu poema O SUL E O NORTE. Fale mais sobre isso.

Sim foi isso mesmo, eu gosto muito de escrever e existem algumas músicas minhas que antes de serem letra de música eram poemas, textos e tals. Este em especial é todo em figura de linguagem, conta uma paixão que eu vive em 2014 acredita?

 

Por que decidiu fazer uma versão em espanhol do single?

Então, inicialmente era para ser um trecho em espanhol e outro em português, por que a garota que inspirou o poema é da argentina, ai na hora de gravar acabei gravando inteira em espanhol “pra escolher” os melhores takes e no fim fizemos duas versões e assim foi… ♥

 

Quais foram os desafios e vantagens em fazer isso?

Bem, é sempre um desafio muito grande cantar em outra língua por conta do sotaque, no meu caso eu amo “tentar” outras línguas, confesso que não penso muito nos “pros e contras” na hora, só vou e sigo o fluxo (risos), bom os argentinos que me seguem no twitter ficaram bem felizes com o single (isso foi uma vantagem).

 

Mais incrível ainda foi você ter usado linguagens de sinais para fazer o clipe. Como surgiu essa ideia?

Foi um sonho realizado! Desde a faculdade quando tive aulas de Libras eu tinha essa vontade de falar com este público através do meu trabalho. Eu queria passar a mensagem da música até pra quem não ouve, MAS independente disso, AMA (o amor é comum à todos os seres humanos) e rolou de fazer…. Eu tenho fãs com dificuldade auditiva inclusive e foi muito especial poder compartilhar isso com eles.

 

Como aconteceu o processo de criação da música?

Eu havia escrito o poema e um dia veio uma melodia ♫ “Ao entardecer, eh, eh , eh, eh” ♪, ai tô eu lendo minhas escritas e me deparo com o fim o poema “O Sul e o Norte”, falando exatamente a palavra da melodia “Ao Entardecer” foi ai que comecei a criar, gravei a caapella e mandei pro meu produtor o Fred Teixeira, que fez esse arranjo deXXtruidor. (Ri alto).

 

Tem alguma história ou curiosidade interessante que envolva o single?

Então essa música eu compus dentro de um ônibus à caminho de casa, a bateria do meu celular havia acabado e peguei um transito que parou em um lugar com prédios e com um “Entardecer” tão laranja, tão laranja que eu lembro até de quase chorar, JURO! A melodia surgiu na minha mente e eu tive que cantar a viagem TODA pra não esquecer, J

 

Fique a vontade para falar o que quiser. (Coisas que não perguntei, e que você gostaria de ter dito)

Quero agradecer à oportunidade de poder falar do meu trabalho para V6s da Revista Arte Brasileira e dizer aos meus fãs que eu os AMOOOOOO, tô muito feliz com o resultado deste trabalho que nasceu do acaso assim como as melhores coisas da vida. Obrigado. Bjão KACZAN.

 

 

 

 

Newsletter

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O quê realmente faz o diretor de imagem? (com Diogo Pace)

Este episódio tem o intuito de investigar uma profissão essencial de toda produção audiovisual, como programas de entretenimento e jornalismo,.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

A arquitetura sonora de Roberto Menescal

Gênio da bossa nova e ativo no mercado até hoje, Roberto Menescal já teve sua trajetória retratada em seis livros..

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #12 – O rock nacional em destaque; Banda Berilo e Kiko Prata

No dia 15 de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os integrantes da banda mineira Berilo e.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #13 – As raízes afro-brasileiras de Marqô e o pop-trap do jovem Yosh#

No dia 29 de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Marqô e Yosh#..

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

CONTO: A Confirmação do Segredo de Confissão (Gil Silva Freires)

Matar é fácil, até mesmo porque é a arma quem faz o serviço. A mão é apenas o instrumento da.

LEIA MAIS