8 de outubro de 2026

[ENTREVISTA] Banda Alaska firma própria identidade sonora em seu novo disco NINGUÉM VAI ME OUVIR

Foto de Stefano Loscalzo

 

Lançado em 2015, o disco ONDA causou grande impacto na carreira da banda Alaska, levando-a para um lugar prestigiado na nova música brasileira. Mas o grupo se focou em melhorar seu som e trazer mais identidade própria, e o resultado disso, é o álbum NINGUÉM VAI ME OUVIR, com 13 faixas autorais e inéditas.

“A ruptura surgiu de uma maneira natural, como resposta dos nossos próprios descontentamentos e frustrações enquanto artistas, em relação ao que era – e ainda é – esperado de nós como uma suposta ‘banda de rock’. Um modelo que se sustenta pelo mesmo tipo de conteúdo e retórica, sendo fotos de show-sempre-sucesso nas redes sociais, ou exigindo que as canções sejam sempre dominadas pelas guitarras. Isso freia o desenvolvimento dos artistas, a reflexão do público e a dimensão do estilo, o que de certa forma empobrece todo o circuito e as possibilidades de conexão com a nossa audiência. Parece algo incoerente e bastante arrogante. E se é isso que se associa a uma banda d rock, queremos estar bem distantes daí”, comentou André Ribeiro, vocalista da Alaska.

NINGUÉM VAI ME OUVIR é um lançamento da Sagitta Records.

 

Abaixo, confira na íntegra uma entrevista que fizemos com o vocalista André Ribeiro.

 

 

O quanto de “underground” tem em NINGUÉM VAI ME OUVIR?

André Ribeiro: Não sei direito como responder. Acho que a definição de underground vem se tornando cada vez mais confusa. Mas, considerando que ainda somos um projeto não muito reconhecido, o disco é naturalmente underground…eu acho.

Vocês dizem que navegaram por caminhos opostos aos trabalhos anteriores neste novo álbum. O que isso quer dizer?

André Ribeiro: Estamos quebrando alguns hábitos enraizados que pertencem à rotina da “banda de rock”, como a relação fria com o público, a venda da personalidade “rockstar” no instagram e estamos repensando alguns processos que não funcionam pra nós, e claro que isso reflete na estética sonora e visual desse disco.

Ainda temos muito pra reavaliar e reestruturar. Não é uma mentalidade com objetivos a curto prazo.

 

E qual o resultado disso?

André Ribeiro: O resultado disso são as 13 faixas do disco e todas as coisas que estamos aprendendo nesse processo.

Qualquer consequência positiva ou negativa disso tudo, é impossível de medir, por enquanto. E isso é extremamente libertador.

 

Em algumas letras de NINGUÉM VAI ME OUVIR, vocês optaram por mensagens mais diretas. Por que?

André Ribeiro: Eu considero muito importante falar sobre os temas explorados nas letras do álbum e não acredito que a melhor forma de abordar tudo isso seja mascarando e evitando o assunto o tempo todo.

Como foi isso de vocês terem se inspirados em relatos pessoais de fãs?

André Ribeiro: Foi uma forma bem intensa de me identificar com pessoas que eu não tinha o acesso à identidade. Me ajudou muito a externalizar muitas coisas que existiam dentro de mim e eu não sabia, ou não queria saber.

Como foi o desenvolvimento de NINGUÉM VAI ME OUVIR, de uma maneira geral?

André Ribeiro: Foi um aprendizado enorme e um pouco doloroso pra todos os envolvidos, eu acho.

Foi como segurar o ar durante muito tempo, e agora que o disco está lançado, parece que estamos soltando todo esse ar bem devagar.

 

Tem alguma história ou curiosidade interessante que envolva o trabalho?

André Ribeiro: Chamamos o Teago da Maglore pra cantar em CHUVA PASSAGEIRA, mas nossas agendas nunca funcionaram, então usamos o riff de “Valeu, Valeu” no meio da música. 

 

Fiquem à vontade para falarem o que quiserem. 

André Ribeiro: Obrigado pelo interesse e pelo espaço.

 

 

 

 

Newsletter

CONTO: A ansiedade do vovô na hora que o cometa passou (Gil Silva Freires)

Seo Leonel tinha nascido em 1911, um ano depois da primeira passagem do cometa de Halley neste século vigésimo. Dessa.

LEIA MAIS

César Revorêdo: história íntima da solitude

O fimlimite íntimonada é além de si mesmoponto último. Orides Fontela 1. Prelúdio Essa nova série do artista visual Cesar.

LEIA MAIS

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

“Sertão Oriente”, álbum no qual é possível a música nordestina e japonesa caminharem juntas

A cultura musical brasileira e japonesa se encontram no álbum de estreia da cantora, compositora e arranjadora nipo-brasileira Regina Kinjo,.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

Quem é Ariano Suassuna? (por Marcelo Romagnoli, diretor e dramaturgo da peça “Mundo Suassuna”)

Ariano Suassuna (1927-2014) nasceu na capital da Parahyba e sempre defendeu o Brasil profundo. Poderia ser em Macondo, mas foi.

LEIA MAIS