13 de fevereiro de 2025

Fabiana Santiago mostra o poder da mulher do sertão em álbum autoral

Crédito: Wendson Teixeira / Divulgação.

A cantora Fabiana Santiago lança “Florescer”, primeiro EP da sua carreira de vinte anos na música pernambucana. O álbum pode ser conferido em todas as plataformas digitais incluindo Spotify, e tem a novidade de ser um trabalho visual, com clipes em todas as canções. O EP bebe na fonte dos ritmos da cultura nordestina e a traduz em diversos gêneros, tal como a MPB, salsa, merengue e lambada. Segundo a produção, “Florescer” é um ato de vida, de se reinventar e mostrar a própria força. E é isso que a cantora e compositora quer passar, o poder, sob a ótica da mulher do sertão.

            Em entrevista ao Arte Brasileira, Fabiana afirma que “’Florescer’ foi um título que eu escolhi, também foi a primeira canção composta. E nesse último ano tivemos muitos contratempos, mas eu acredito que foi tudo pra ser no tempo certo. Então ‘Florescer’ é esse meu desabrochar mesmo, essa semente plantada, que a gente regou aos pouquinhos, e ela foi nascendo, crescendo, brotando e floresceu.”

A cantora é destaque na cena musical do sertão pernambucano, pois começou sua carreira musical bastante jovem, e tem mais de 20 anos na profissão. Segundo a compositora, seu trabalho solo traz tudo que ela aprendeu em parcerias de trabalho, que foram elas com Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo e Vanessa da Mata.

            Fabiana também promove em Petrolina, o projeto Show Divas do Vale, que é realizado em parceria com artistas e empreendedoras de vários nichos do Vale do São Francisco. O espetáculo tem repertório de artistas ribeirinhos, que dialogam sobre a ótica feminina ou sobre a região. “Eu tenho essa forte ligação com a cultura pernambucana, tanto que uma das minhas composições ‘eu sou do sertão’ faz referência a isso” afirma a artista.

            A música que marca a personalidade da cantora, nesse álbum, é “Deixa”, que curiosamente, segundo ela, foi a última canção a ser composta.

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Quem foi o poeta Augusto dos Anjos? (com Augusto César)

O 9º episódio do Investiga buscou informações sobre os principais pontos da trajetória pessoal e profissional do poeta brasileiro Augusto.

LEIA MAIS

O Abolicionista e escritor Cruz e Sousa

A literatura brasileira se divide em várias vertentes e dentro dela encontramos diversos escritores com personalidades diferentes e alguns até.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #14 – A nova safra do Sertanejo Universitário nas vozes de Jessica Mendez

No dia 13 de outubro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com as cantoras e compositoras sertanejas Jéssica Mendez.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #17 – O “Espaço Tempo” de Natália Masih e os anjos camaradas de

No dia 27 de outubro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Gabriel Deoli e.

LEIA MAIS

Heavy metal, juventude e interior paulista; conheça a banda Savage

Porks, um clássico bar de rock n roll em Araçatuba, interior de São Paulo, ousou em convidar uma banda quase.

LEIA MAIS

Gabriel O Pensador, sempre insatisfeito em “Matei o Presidente”

Reportagem escrita por Nathália Pandeló em outubro de 2018 e editada por Matheus Luzi   Há quem diga que o.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS