5 de dezembro de 2025

Fabiana Santiago mostra o poder da mulher do sertão em álbum autoral

Crédito: Wendson Teixeira / Divulgação.

A cantora Fabiana Santiago lança “Florescer”, primeiro EP da sua carreira de vinte anos na música pernambucana. O álbum pode ser conferido em todas as plataformas digitais incluindo Spotify, e tem a novidade de ser um trabalho visual, com clipes em todas as canções. O EP bebe na fonte dos ritmos da cultura nordestina e a traduz em diversos gêneros, tal como a MPB, salsa, merengue e lambada. Segundo a produção, “Florescer” é um ato de vida, de se reinventar e mostrar a própria força. E é isso que a cantora e compositora quer passar, o poder, sob a ótica da mulher do sertão.

            Em entrevista ao Arte Brasileira, Fabiana afirma que “’Florescer’ foi um título que eu escolhi, também foi a primeira canção composta. E nesse último ano tivemos muitos contratempos, mas eu acredito que foi tudo pra ser no tempo certo. Então ‘Florescer’ é esse meu desabrochar mesmo, essa semente plantada, que a gente regou aos pouquinhos, e ela foi nascendo, crescendo, brotando e floresceu.”

A cantora é destaque na cena musical do sertão pernambucano, pois começou sua carreira musical bastante jovem, e tem mais de 20 anos na profissão. Segundo a compositora, seu trabalho solo traz tudo que ela aprendeu em parcerias de trabalho, que foram elas com Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Geraldo Azevedo e Vanessa da Mata.

            Fabiana também promove em Petrolina, o projeto Show Divas do Vale, que é realizado em parceria com artistas e empreendedoras de vários nichos do Vale do São Francisco. O espetáculo tem repertório de artistas ribeirinhos, que dialogam sobre a ótica feminina ou sobre a região. “Eu tenho essa forte ligação com a cultura pernambucana, tanto que uma das minhas composições ‘eu sou do sertão’ faz referência a isso” afirma a artista.

            A música que marca a personalidade da cantora, nesse álbum, é “Deixa”, que curiosamente, segundo ela, foi a última canção a ser composta.

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

CONTO: O Grande Herdeiro e o Confuso Caminhoneiro (Gil Silva Freires)

Gregório era o único herdeiro de um tio milionário, seu único parente. Não tinha irmãos, perdera os pais muito cedo.

LEIA MAIS

Nilson dos Santos: o registro da etnografia de um tempo extinto++++++++++++++++++++++++3

Há pouco se apagou de vezno reduto dos dicionárioscerta palavra-chave. Henriqueta Lisboa 1. Nilson dos Santos (17.06.1970) nasceu em Currais.

LEIA MAIS

Curso Completo de História da Arte

Se você está pesquisando por algum curso sobre história da arte, chegou no lugar certo! Aqui nós te apresentaremos o.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Literatura de Renan Wangler reforça ancestralidade e luta da população negra

A população negra precisa estar conectada com a literatura, cultura e arte, dessa forma podemos estar conectados com a nossa.

LEIA MAIS

O poderoso Chefão, 50 Anos: Uma Obra Prima do Cinema contemporâneo

Uma resenha sobre “O Poderoso Chefão” “Eu vou fazer uma oferta irrecusável” “Um homem que não se dedica a família.

LEIA MAIS

Existe livro bom e livro ruim?

Muitos já me perguntaram se existe livro bom e ruim, eu costumo responder que depende. Se você leu um livro.

LEIA MAIS

Carlos Gomes: um naïf registra e exulta uma pintura lúdica

O homem benigno faz bem à sua própria alma, mas o cruel perturba a sua própria carne. Provérbios, 11, 17.

LEIA MAIS

VÍCIO ELEGANTE – A história de um clássico de Belchior

  “Vício Elegante” é o nome do último álbum de estúdio do nordestino Belchior, lançado em 1996, e que sem.

LEIA MAIS

Rosana Puccia dá voz a mais dois temas atípicos no mercado musical brasileiro

Em atividade discográfica desde 2016 quando apresentou o álbum “Cadê”, Rosana Puccia é, de verdade, uma colecionadora de canções atípicas,.

LEIA MAIS