21 de março de 2025

Jéssica Ellen apresenta suas raízes e de sua arte em clipe-documentário

Jéssica Ellen

(Cena do clipe)

 

Cantora, atriz e bailarina, Jéssica Ellen faz da arte uma busca por sua própria ancestralidade. Após marcar presença no line up da edição 2019 do Rock in Rio, onde se apresentou no Palco Sunset com Elza Soares, ela lança um vídeo especial que mostra um pouco das raízes de sua arte. “Madá” é uma mistura de clipe com mini-doc e mostra a relação da artista com suas origens, sua comunidade e sua família, em especial sua avó Madalena, inspiração para a música de mesmo nome presente em seu disco de estreia. 

“Essa é uma música eu falo que eu não escrevi, eu fiz download, pois ela veio muito rápido. Ela conta a história da minha avó, que fala muito pouco da vida dela. Escolhi essa canção para esse vídeo pois sempre falamos de ancestralidade e sinto que a base é na família. E temos que homenagear em vida”, diz a artista.

 

 

A faixa conta brevemente a jornada da matriarca da família, que veio muito menina da Bahia para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor e todos os percalços dessa jornada, algo comum em muitos lares de todo o país. A avó e a relação de amor e carinho no lar são as estrelas do vídeo.

“A história da minha avó é algo que quero ressignificar. Jornadas como a dela e da minha mãe são histórias de mulheres negras com muita fibra, mas com muita dor. O que quero é agradecer essa jornada, essas dores, e desejar uma nova possibilidade de vida para minha futura filha”, conta Jéssica.

 

SOBRE A ARTISTA

(Divulgação/TV Globo/ Inácio Moraes/Gshow)

Cria da favela da Rocinha (RJ), foi na comunidade que ela descobriu e desenvolveu sua paixão pela música. Sempre participando de atividades culturais nas escolas públicas e grupos por onde passou, a artista também se dedicou a outras formas de expressão ao longo de sua adolescência, principalmente à dança e ao teatro. 

Em 2011, contemplada com bolsa integral, ingressou na escola e faculdade de dança contemporânea Angel Vianna, onde se formou bailarina. Ainda no mesmo ano, foi aprovada na faculdade de teatro. Na mesma época, surgiu a oportunidade para o seu primeiro trabalho na TV, em Malhação.

A partir da sua estreia nas telas, música e dança deram espaço à dramaturgia e, como atriz, estrelou obras como “Totalmente Demais” (2015), “Justiça” (2016) e “Filhos da Pátria” (2017).

 

Textos de Daniel Pandeló – Edição de Matheus Luzi

 

 

 

 

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

Autor publica livro de fantasia sobre a 3ª Guerra Mundial na América do Sul

O autor brasileiro Pedro Reis, publicou ano passado, um livro de fantasia e ficção científica, onde a ideia de uma.

LEIA MAIS

É tempo de celebrar o folclore brasileiro (Luiz Neves Castro)

FOLCLORE BRASILEIRO – Em agosto, comemoramos o Mês do Folclore no Brasil com a passagem do Dia do Folclore em.

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

O lado cineasta de Oswaldo Montenegro

  O lado musical e poético de Oswaldo Montenegro é reconhecido Brasil afora, mas o lado cineasta do artista é.

LEIA MAIS