20 de abril de 2025

Projeto OA lança clipe que dialoga a subjetividade das sensações que as canções geram

(Capa do single)

 

Uma construção musical atmosférica, que dialoga com a subjetividade em busca das sensações que as canções geram, marca o projeto OA. Com um trabalho visual conceitual que traz os sentimentos e impressões e sentimentos do ouvinte para somar como parte da construção artística, a estreia é com o single e clipe “Céu 1”. O registro une imagens da natureza e dança.

O vídeo, gravado na região de São Luiz do Purunã, se divide entre imagens em meio à paisagem e no Campo das Artes, uma residência e espaço para produção artística criada pelo ator Luís Melo. Sobre as imagens, dividindo espaço na melodia, a bailarina Andréa Barbour se apresenta.

Criado, performado e dirigido pelo multi-artista curitibano Raphael Moraes, OA funciona como uma amostra da amplitude do trabalho do paranaense. Moraes, que além de músico é diretor audiovisual, produziu e dirigiu os vídeos do projeto.

A inspiração do nome OA veio de um livro autobiográfico escrito por Santos Dumont. Em “Meus Balões”, o aviador e inventor contrapõe a noção de que o que voa é mais pesado que o ar com a constatação de que havia feito um navio voar no céu. Das ideias de densidade e leveza, aparentemente opostas, surgiu a metáfora ideal para o novo projeto. Inicialmente batizado de “O mais leve que o Ar”,  passou para “O AR” e se tornou apenas “OA”.

Ele começou a ser construído em 2016, com composições de Moraes, que desde o início já pensava em ter um nome para o projeto que oferecesse mais amplitude que somente sua própria imagem e pessoa. Entre 2017 e 2018, o álbum foi gravado, produzido e masterizado com calma e cuidado. Para apresentar o projeto, serão lançados três singles acompanhados por videoclipes, além do já disponível “Céu 1”. O álbum de estreia está previsto para junho.

 

 

 

 

 

 

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

Curso Completo de História da Arte

Se você está pesquisando por algum curso sobre história da arte, chegou no lugar certo! Aqui nós te apresentaremos o.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição22

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Literatura: uma viagem literária (Clarisse da Costa)

Em se tratando de literatura posso dizer que ela é assim como a vida, uma caixinha de surpresas. A literatura.

LEIA MAIS

As “Dancinhas de Tik Tok” são inimigas da dança profissional?

Os avanços tecnológicos e suas devidas popularizações presenciadas desde o final dos anos 1990 e início dos anos 2000 se.

LEIA MAIS

JORGE BEN – Jornalista Kamille Viola lança livro sobre o emblemático disco “África Brasil”

Representante de peso da música popular brasileira, Jorge Ben é um artista que, em todos os seus segundos, valorizou sua.

LEIA MAIS

Bárbara Silva: mais um caminho para compreender a Nova MPB

Recentemente, nós publicamos sobre “o que é, afinal, a Nova MPB?”. A matéria que pode ser acessada aqui nos traz.

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS