25 de agosto de 2026

Tai Veroto critica a cultura coaching no clipe de “Empreendimento”

(Credito: Barbara Lins)

 

Mindset, budget, deadline. Os termos adotados pelo movimento “coaching” estão em todos os lugares e, com eles, a ideia de que se você não conseguiu alcançar alguma meta, é porque não se dedicou o suficiente. No clipe “Empreendimento”, Tai Veroto critica a atual ascensão de um estilo de vida empreendedor/coach, pautado na busca pelo lucro extremo e pela ideia de “vencer na vida”, que estimula a ansiedade e abusa da busca de propósito das pessoas. O vídeo foi dirigido pelo próprio Tai Veroto e Bárbara Lins.

Adultos em playgrounds se tornam violentos ao encontrar com o suposto concorrente. No clipe e nos negócios, o outro é enxergado como um inimigo: é a ganância humana mostrando o seu lado mais pesado. 

“A ideia do clipe veio da vontade de infantilizar e, ao mesmo tempo, mostrar o lado cruel do homem branco empreendedor moderno. A ideia é: a partir do exagero, mostrar o concreto das relações humanas contemporâneas neoliberais. O parquinho é meu, eu conquistei com meu esforço e ninguém pode brincar junto! Sempre procuro escrever minhas canções me colocando na posição de observador e ao mesmo tempo no olho do furacão. Com ‘Empreendimento’ não foi diferente. Busco com isso o potencial de transformação a partir do espelhamento: ‘estamos nessa juntos e não tá legal… como mudar?’”, questiona Tai Veroto.

A ficha técnica do clipe inclui os atores Pedro Massuela e o próprio Tai. Feito totalmente de forma independente, a fotografia foi de Bárbara Lins, enquanto edição e pós-produção foram de Tai Veroto.

 

 

SOBRE O ÁLBUM “VAMOS”

O clipe raivoso de “Empreendimento”, está dentro do pacífico disco de estreia “Vamos” (2019). De produção independente, o trabalho representa a mudança inerente à existência humana: tão poética quanto surpreendente! O álbum foi gestado por dois anos, com produção de Tai Veroto e Gabriel Serapicos.

“O disco é sobre seguir em frente. Essa é a essência, apesar de conter diversos temas e elementos na sua composição. Seguir em frente é entender o tempo. Aprender que tudo tem a sua hora e seu lugar. Eu poderia citar diversas inspirações musicais e artísticas (Lenny Kravitz, Alabama Shakes e Chico Science são alguns nomes), mas acho que o maior estímulo para a gravação desse álbum foram todas as pessoas que me disseram ‘siga em frente’ em momentos difíceis. Todos que disseram que o que eu faço vale o esforço.”, elogia Tai.

 

BOM SABER

Um dos nomes para acompanhar na música brasileira, Tai Veroto traz no seu currículo o EP “Antes Que Tentem Nos Desiludir” (2017) e também passagens como jurado do programa “Canta Comigo” (TV Record). As influências musicais do artista vão de Elis Regina até Michael Jackson. Com estilo inusitado e voz marcante, faz parte de sua musicalidade misturar o rock alternativo e o indie, com a energia do blues e do soul.

 

 

 

 

 

 

 

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Kelline Lima: linhas sinuosas e orgânicas como arquétipos do feminino

O  coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate. Provérbios, 15:13 1. Kelline Lima.

LEIA MAIS

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que.

LEIA MAIS

CONTO: Aqueles Cães Que Latiam e Os Visitantes Que Não Batiam (Gil Silva Freires)

Desde que se mudara, Leonardo não conseguia dormir direito. E sua insônia não era causada por problemas financeiros ou sentimentais..

LEIA MAIS

O Brasil precisa de políticas públicas multiculturais (por Leonardo Bruno da Silva)

Avançamos! Inegavelmente avançamos! Saímos de uma era de destruição da cultura popular por um governo antinacional para um momento em.

LEIA MAIS

Tim Maia em 294 palavras

Ícone do pop nacional, Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, em 1942. Antes do sucesso,.

LEIA MAIS

Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, é inspiração do também Bernardo Soares, cantautor do “Disco

Olá! Eu sou Bernardo Soares, um artista da palavra cantada, compositor de canções que atua a partir de Curitiba, no.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

Madé Weiner: da atualidade de ressignificar técnicas das artes visuais

  Sempre evitei falar de mim,  falar-me. Quis falar de coisas.  Mas na seleção dessas coisas  falar-me. Quis falar de coisas. .

LEIA MAIS