21 de maio de 2024
Notícia

Quilombo Groove faz história no Curiaú e encanta público em sete dias de evento

A Mostra Quilombo Groove – Preces Louvores e Batuques, protagonizada pelo Grupo Raízes do Bolão, reuniu dezenas de artistas durante 7 dias de encontros memoráveis no Quilombo do Curiaú, em Macapá.

A programação aconteceu no período de 21 a 27 de agosto e contou com a realização de vivências sobre o Batuque e o Marabaixo, Contação de histórias com a escritora e poeta, Mestra Esmeraldina dos Santos, oficina de percussão, rodas de conversas, degustação de gengibirra, exposição fotográfica do cenógrafo e artista visual Paulo Rocha, intercâmbio com músicos e pesquisadores locais e encerramento com uma sequência de shows musicais, enfatizando a música popular, tradicional e identitária do local, intitulado Preces, Louvores e Batuques.

Os alunos das escolas Mario Quirino, Antonio Carlos Monteiro e Cecília Pinto participaram das oficinas realizadas de 21 a 23 de agosto, conheceram personagens e saberes do quilombo do Curiaú.

A partir da noite do dia 24 de agosto, o palco do Quilombo Groove recebeu Pretogonista, Patrícia Bastos, Raízes do Bolão, Capitão Pupunha, Paulo Bastos, MC Deeh, Brenda Melo, Grupo de Marabaixo Manoel Felipe, Grupo de Batuque Filho do Criaú e no domingo (27), encerrando a noite de shows, Sabrina Zahara, Afro Brasil e a banda paulista Metá Metá entregaram tudo, numa mistura incrível de ritmos afros, religiosos e profanos para um público extasiado com a energia que transcendeu de cada um, para todos.

Patrícia Bastos (Crédito: Dylan Cavalcante)

Foram sete dias de evento, que também serviu de janela para o empreendedorismo local, contou com praça de alimentação, venda de produtos produzidos na comunidade, como farinha, bolos, doces, bebidas, artesanato, obras de arte, entre outras produções quilombolas.

A moradora do Curiaú, Maria Chagas, de 75 anos, estava empolgada com o evento. Ela contou que trabalha com a gastronomia do Quilombo, vendendo bolo de macaxeira, maniçoba, tacacá, pimenta e farinha. “É importante que aconteça eventos como este aqui no Curiaú, porque é uma oportunidade da gente mostrar a nossa produção e conseguir vender mais”, disse Maria, ao lado da também moradora, Yasmin Costa, de 19 anos.

O projeto Quilombo Groove – Preces, Louvores e Batuques foi aprovado pelo Natura Musical 2022, e é protagonizado pelo grupo Raízes do Bolão, com realização da Cia, Ói Nóiz Akí.

MC Deeh e Yanna Mc (Crédito: Dylan Cavalcante)

Mais sobre o projeto

“QUILOMBO GROOVE: Preces, Louvores e Batuques do Quilombo do Curiaú” é uma iniciativa que visa celebrar a cultura do Quilombo do Curiaú (AP), com foco principalmente na cultura e na troca entre quilombolas, artistas e pesquisadores influenciados pela arte quilombola.

Sobre o Natura Musical

Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem-estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentam encontros que transformam o mundo.

Veja mais fotos e saiba tudo que rolou, nas redes sociais do QUILOMBO GROOVE: https://www.facebook.com/profile.php?id=100095506507019

Fotos: Dylan Cavalcante

Assessoria de Imprensa
Mary Paes – (96)98138-5712 | 99179-450

Crédito da capa da postagem: Dylan Cavalcante

contributor
Mary Paes é jornalista, poeta, performer e atriz. Apaixonada por todas as manifestações da arte. Em especial da fotografia e.