21 de março de 2025

RJ: Exposição “Verde, Amarelo, Azul e Preto” de Alex Frechette reúne retratos de marcantes personalidades negras brasileiras

A exposição “Verde, Amarelo, Azul e Preto” tem como objetivo homenagear e destacar a riqueza de personalidades negras brasileiras que deixaram marcas indeléveis em diversas esferas da cultura e da sociedade. Com cerca de 60 pinturas em tinta acrílica sobre papel, a exposição celebra as ricas contribuições dessas personalidades para a cultura brasileira, ao mesmo tempo que busca lembrar a importância das ações antirracistas na sociedade.

A mostra reúne retratos de figuras como Lélia Gonzales, Beatriz Nascimento, Ruth de Souza, Milton Santos, Gilberto Gil, Margareth Menezes, BNegão e muitos outros que moldaram a cultura, política, artes, ciência e esportes no Brasil. Esses retratos visam promover um diálogo sobre o racismo e a luta por igualdade. Por meio da arte, os visitantes são convidados a refletir sobre os legados dessas personalidades e a reconhecer a importância da luta por uma sociedade mais inclusiva e igualitária, combatendo as estruturas, práticas e atitudes que perpetuam a discriminação racial.

A admiração por Abdias Nascimento, Heitor dos Prazeres, Arthur Bispo do Rosário e Marielle Franco, por exemplo, foi o motor inicial para o artista desenvolver essas pinturas, que inicialmente foram intituladas de “O Lado Certo”. Alex Frechette compartilhou vídeos de seu processo de criação no seu canal do YouTube (youtube.com/alexfrechette), mostrando as pinturas sendo feitas de cabeça para baixo e depois colocadas na posição correta, simbolizando a busca pelo lado certo da história.

Onde e quando?

A exposição estará aberta ao público a partir de 1º de julho no Memorial Municipal Getúlio Vargas, na Glória, Rio de Janeiro. A abertura ocorrerá no dia 1º de julho de 2023, entre 13h e 17h, e a visitação poderá ser realizada de quinta a domingo, das 10h às 17h, até 6 de agosto de 2023. O local da exposição é o Memorial Municipal Getúlio Vargas, situado na Praça Luís de Camões, s/nº, Glória, Rio de Janeiro.

É importante ressaltar que o espaço não possui acessibilidade e a classificação da exposição é livre para todos os públicos.

Texto enviado pelo próprio expositor Alex Frechette

A conexão musical entre Portugal e Brasil, contada pela siberiana Svetlana Bakushina

Artigo escrito por Svetlana Bakushina com exclusividade para Arte BrasileiraPortugal, agosto de 2024 Nasci e cresci na Sibéria, onde a.

LEIA MAIS

Clarice Lispector – Como seria nos dias atuais?

(Crônica de Brendow H. Godoi) Quem seria Clarice Lispector se nascida na década de noventa? Talvez, a pergunta mais adequada.

LEIA MAIS

Entre a sinestesia e a sistematização, Zé Ibarra se consolida como voz de sua geração

PERFIL ⭐️ Em meio a exuberante flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Zé Ibarra comenta com fluidez e.

LEIA MAIS

Novo pop rock de Jan Thomassen se esbarra na “crise dos 40” 

“Envelhecer consciente de que não há caminho de volta”. É este um dos pensamentos do novo single do cantor e.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS

Rogério Skylab: o feio e o bonito na MPB

Criador do estilo “punk-barroco” (o punk que se expressa através de contrastes), o compositor Rogério Skylab (1956 -) é um.

LEIA MAIS

Quem é Priscilla Pugliese, protagonista da premiada websérie “A Melhor Amiga da Noiva”?

Créditos: Lukkas Marques Formado em Cinema pela Faculdade Nu Espaço, Priscilla Pugliese é atriz, empresária e produtora, funções que exerce.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição19

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

Queriam vê-lo como um monstro, morto ou perdido no crime; e GU1NÉ os respondeu com

“Nasce Mais Um Monstro”, o EP de estreia do rapper GU1NÉ, é também uma resposta aos que não acreditaram nele..

LEIA MAIS