Conecte-se conosco

Artes Plásticas

Plataforma Kinoscope promove acessibilidade e visibilidade à produções experimentais

Publicado

em

Frame do vídeo “Rasga Mortalha”, de autoria de Thiago Martins de Melo

A plataforma Kinoscope é uma ideia antiga, pensada por Beto Shwafaty. No entanto, com o Programa de Auxílio Emergencial do Edital Proac Lab e a Lei Aldir Blanc, foi possível que ele colocasse seu projeto no campo prático.

A proposta da Kinoscope é um tanto inclusiva no sentido de espaço para aqueles que mais precisam: artistas experimentais das artes visuais e do audiovisual, que, muitas vezes, tem limitações e enfrentam dificuldades para expor o que produzem.

Voltada para a arte contemporânea, o canal que pode ser acessado em www.kinoscope.info, tanto em português quanto em inglês, tem como missão divulgar obras de importância histórica, que sejam experimentais, tenham qualidade conceitual, radicalidade artística e conexão com a atualidade.

“O objetivo principal reside em participar e contribuir para reflexões sobre as diversas situações socioculturais atuais que nos cercam por meio da apresentação de obras em vídeo ou som (e híbridos), não necessariamente inéditas ou realizadas recentemente.”, explica o idealizador.

Por fim, Beto acredita que a plataforma pode ser um caminho importante e válido para que a arte cumpra seu papel em frente aos desafios socioculturais, e também seja um estímulo para novas produções, diálogos e pensamentos.

Mais um frame de “Rasga Mortalha”

AINDA PARA ESTE ANO, O QUE TEREMOS?

Apesar de nova, a plataforma já começou com o pé direito. Após iniciar as atividades, Beto conta que estão desenvolvendo o programa “Estados de Emergência”, cuja a conotação é dupla: se por um lado, remete às incertezas, perigos, urgências e necessidades globais, do outro, aponta para o novo, aquilo que ainda está para ser descoberto e apresentado.

Nesse sentido, produções que abordam questões ligadas às lutas identitárias, ambientais, urbanas, científicas, históricas e educacionais são o foco deste momento da Kinoscope. No mesmo empasse, há um grande interesse em exibir os desafios de inovação, produção e articulação desses campos e assuntos citados, utilizando as mais diversas linguagens artísticas contemporâneas.

“Nesse programa contamos com obras e projetos de Vivian Caccuri + Gustavo Von Ha, Thiago Martins de Melo, Lais Myrrha, Mabe Betonico, Janaina Wagner, Maura Grimaldi, Rafael RG, Paulo Tavares dentre outros.”, finaliza Beto.

Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.

EnglishPortugueseSpanish