23 de fevereiro de 2024
Politics Single

Para a banda Bia e os Becks e o cantor Mateo, o capitalismo “vai cair”

Capa do lançamento (Arte de Herick Felipe)

Apesar da nossa tentativa eterna de manter o máximo de imparcialidade, principalmente no âmbito político, parece que isso cai um pouco nesta reportagem. No entanto, aqui a questão vai muito distante: a genialidade desta música que é a inspiração para o texto que agora você está lendo. A pauta é “Vai Cair”, novo single da banda piauiense Bia e os Becks em parceria com Mateo Piracés-Ugarte (banda Francisco, el Hombre).

No caso de “Vai Cair”, a ideia dos artistas é ousada e, talvez até mesmo para os mais otimistas membros da esquerda, algo que pode soar inesperado. Na letra, que é embalada por um ritmo frenético, eles versam claramente que o “sistema vai cair”. Pesada demais, a música tem um poder de nos convencer de que, de fato, o “sistema vai falir”. O restante da letra vai muito além disso, mas tendo como base essa questão “sistemática”.

A história desta música está ligada a Parnaíba. O baixista do grupo e um dos compositores da faixa, Luas Coimbra, explica que ela nasceu após uma viagem a esta cidade. Eles já tinham o repertório completo do novo álbum, mas sabiam que ainda precisavam de alguma música que falasse mais cara-a-cara com o brasileiro e suas preocupações diárias. Então, “Vai Cair” teve seu conceito ali imaginado.

“Essa música é um desabafo da banda, de como estamos cansados de reproduzir as mesmas coisas que violentam, as estruturas, as violências epistêmicas, as narrativas que as pessoas escrevem e tomamos como verdade. Essa música vem para mostrar que precisamos acordar e construirmos nossas próprias narrativas”, comentou Lucas.

“Vai Cair” é a sequência de muitos outros trabalhos do grupo, incluindo dois EPs, um álbum, seis singles e 18 clipes, tudo isso em menos de uma década de existência. O atual lançamento abre portas para a chegada do novo disco, previsto para este mês e que segue uma linha politizada.

FICHA TÉCNICA

Letra e Música:

Bia Magalhães

Bráulio Miranda

Jardel De Castro

Lucas Coimbra

Vozes

Bia Magalhães

Jardel De Castro

Mateo Piracés-Ugarte

Coro

Bia Magalhães

Bráulio Miranda

Jardel De Castro

Lucas Coimbra

Guitarra

Bráulio Miranda

Teclado

Cássio Carvalho

Baixo

Lucas Coimbra

Percussão

Fagão Silva

Violão

Mateo Piracés-Ugarte

Arranjo

Lucas Coimbra

Bráulio Miranda

Edição

Cássio Carvalho

Ferve

Mixagem E Masterização

Ferve

Selo

Dosol

Produção

Bia E Os Becks

Ferve

Captação

Estúdio A Casa

Cássio Carvalho

Produção Executiva

Noé Filho

Geleia Total

Assistente De Produção

Alisson Carvalho

Capa E Designer

Herick Felipe

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.