Conecte-se conosco

Clipe

The Barba mescla rock n roll ao blues e MPB no clipe “Psicanálise”

Matheus Luzi

Publicado

em

(Divulgação)

A inquietude traz inspiração. Para The Barba, cantor e compositor paulista que estreou no mercado fonográfico no clipe “Ela é Jazz”, em 2019, os sentimentos de tristeza, desesperança e dor foram os combustíveis ideais para seu EP de estreia. Intitulado “Geração terapia”, o trabalho 100% autoral revela seis faixas que versam, entre outros assuntos, os desvios mentais como a depressão, ansiedade e transtorno do pânico.

No entanto, o artista preferiu entregar uma faixa antes do grande lançamento marcado para o próximo dia 12. A canção escolhida foi “Psicanálise”, mas não uma escolha aleatória. Entre seus amigos pessoais, incluindo eu (Matheus Luzi), “Psicanálise” já é a obra prima de The Barba. Aos que já ouviram, puderam perceber que os versos desta música transcendem os clichês e impactam.

Em nota publicada no nosso instagram há dois dias, mencionamos três frases de “Psicanálise” que realmente são poderosas máquinas de reflexão. São elas: “Quem tem saúde mental tem tudo”, “A barriga está cheia, mas a alma está vazia” e “Devolva meus sonhos quem roubou”.

O título da obra é uma referência a famosa, consagrada e revolucionário teoria de Sigmund Freud e seu poderoso entendimento sobre a mente humana, sendo que, na segunda parte, The barba entra em diálogo com o cientista a respeito do porquê da humanidade seguir sempre pelo caminho do ódio, do desamor (palavra essa usada pelo músico no refrão). Além disso, a gravação começa com um trecho de uma fala do próprio Freud.

Já na questão musical, The Barba genialmente desbravou o universo da música. Isso porquê os mais de quatro minutos de cantorias e instrumentação pesada, ele mesclou os poderes do rock n roll, à graciosidade da MPB e do blues. Para tal façanha, The Barba contou com a colaboração dos músicos Scharlles Asuma, Sobral, Gabriel Andres, Caio Assis, Junior Abreu e Douglas Santiago.

Importante lembrar que não há possibilidade de falar sobre “Psicanálise” sem mencionar seu clipe. O projeto audiovisual é de Asaph Guedes e impecavelmente traduz toda a energia da letra, seu conceito e, inclusive, a pegada musical. No vídeo, o próprio The Barba é o personagem central.

A música já está disponível nas plataformas de streaming e o clipe no Youtube. O lançamento é do selo Fábrica do Som.

SOBRE THE BARBA

Natural de Andradina-SP, onde vive atualmente, Aliander Picarelli sempre foi multiartista, expressando seus sentimentos e opiniões por meio da música, do desenho, da poesia e até mesmo pelas artes cênicas. Tanto talento estava escondido, até que com o apoio de amigos, da Revista Arte Brasileira, da Agência Assessart, e agora do selo Fábrica do Som, o músico resolve levar a sério a ideia de ir para os palcos.

Desde criança, entre amigos e familiares, o artista carrega o apelido de Lica, e o nome artístico The Barba surgiu há algum tempo. Suas músicas apresentam um poeta preocupado com a humanidade, com o amor entre as pessoas e em relacionamentos afetivos. Ao contrário da sua referência musical que é o Rock N Roll, The Barba canta e toca ao estilo MPB, indie e com a pegada do próprio rock.

Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.

Continue Reading
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish