8 de dezembro de 2024
Youtube e Spotify

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop funk de Letícia Ramos

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca Letícia Ramos.

1º Convidado

Bio – De Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Jonavo é cantor e compositor de folk e rock. Sua primeira grande inspiração foi Cássia Eller, cantora que o inspirou a seguir carreira musical. Em 2011, lançou seu álbum de estreia. Depois, foi para a capital paulista, e em 2013 idealizou e criou o festival “Folk+Brasil”. No mesmo ano iniciou o projeto “Folk na Kombi”. Com ele, levou suas canções para o país por meio de uma kombi. O projeto virou banda, e com ela, muito reconhecimento. Em 2017, lançou o álbum “Casulo”, bem pontuado por Julio Maria, crítico musical do Jornal O Estado de São Paulo. Jonavo já gravou com Zeca Baleiro, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Suricato, O Teatro Mágico, entre outros. Participou do reality show “Sky na rota do rock” e se apresentou no “Sky Rock Stattion”, no Rock In Rio.

Atualmente, a discografia solo do artista cona com 13 singles, 2 EPs e um álbum.

ASSUNTO – Além da trajetória artística de Jonavo, a conversa foi sobre o single “Musicando o Vento”, ao qual gravou com Renato Teixeira em versão ao vivo e estúdio, que é a mais recente.

“Conheci o Renato através do Paulo Simões e do Almir Sater, quando fizemos um show em São Paulo e o Renato veio assistir. Ali ele assistiu ao meu show e depois começamos a nos falar com frequência. Um dia fui na casa do Renato e toquei essa música diante dele e do Geraldo Roca, artista que homenageio na letra. Os dois adoraram a canção e em seguida eu chamei o Renato para participar”, aponta ele. 

“Escrevi quando estava me sentindo humilhado pela condição do músico independente que foi morar em São Paulo e vivendo dificuldades. Essa música foi um presente que recebi dos ventos para me dizer que aquilo que eu estava passando era importante para a minha formação como artista. E o Renato sacou isso e me deu a benção de sua participação”.

2º Convidada

Bio – A cantora e compositora carioca Letícia Ramos estreou no mercado fonográfico em 2021, com o single “Me Sente Sua”. Além dele, ela já lançou outros três singles, entre letras românticas e mais recentemente de empoderamento feminino. Letícia se considera uma artista de Pop Funk, e suas músicas refletem o melhor dela como artista e mulher.

ASSUNTO – “Poder de Mulher”, a novidade de Letícia Ramos é sobre empoderamento e liberdade feminina. Sucedendo três singles, a canção traz um algo à mais para a recém carreira de Letícia, um novo olhar sobre seu perfil artístico, uma vez que seus lançamentos anteriores eram na linha romântica.

“Quero desconstruir totalmente o cenário musical que eu havia traçado com meus lançamentos anteriores. ‘Poder de Mulher’ foi pensada justamente para ser inserida nos hits do ano! E, é claro, levantar a bandeira do empoderamento feminino e do direito de ir e vir da mulher”, explica ela.

Além dessa pauta, conversamos sobre a vida artística de Letícia, com spoilers dos os próximos passos de sua carreira.

Sobre a Live Brasileira

É um programa comandado pelo jornalista Matheus Luzi, a respeito de novos lançamentos da música brasileira. Com periodicidade quinzenal, as gravações acontecem ao vivo no instagram da Arte Brasileira, sempre com dois convidados por edição. O quadro também fica disponível no Youtube do veículo e no podcast homônimo no Spotify.

A Live Brasileira é uma parceria com a Marã Música e Lavi Comunicação & Mkt.

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.