23 de abril de 2025

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop funk de Letícia Ramos

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca Letícia Ramos.

1º Convidado

Bio – De Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Jonavo é cantor e compositor de folk e rock. Sua primeira grande inspiração foi Cássia Eller, cantora que o inspirou a seguir carreira musical. Em 2011, lançou seu álbum de estreia. Depois, foi para a capital paulista, e em 2013 idealizou e criou o festival “Folk+Brasil”. No mesmo ano iniciou o projeto “Folk na Kombi”. Com ele, levou suas canções para o país por meio de uma kombi. O projeto virou banda, e com ela, muito reconhecimento. Em 2017, lançou o álbum “Casulo”, bem pontuado por Julio Maria, crítico musical do Jornal O Estado de São Paulo. Jonavo já gravou com Zeca Baleiro, Renato Teixeira, Zé Geraldo, Suricato, O Teatro Mágico, entre outros. Participou do reality show “Sky na rota do rock” e se apresentou no “Sky Rock Stattion”, no Rock In Rio.

Atualmente, a discografia solo do artista cona com 13 singles, 2 EPs e um álbum.

ASSUNTO – Além da trajetória artística de Jonavo, a conversa foi sobre o single “Musicando o Vento”, ao qual gravou com Renato Teixeira em versão ao vivo e estúdio, que é a mais recente.

“Conheci o Renato através do Paulo Simões e do Almir Sater, quando fizemos um show em São Paulo e o Renato veio assistir. Ali ele assistiu ao meu show e depois começamos a nos falar com frequência. Um dia fui na casa do Renato e toquei essa música diante dele e do Geraldo Roca, artista que homenageio na letra. Os dois adoraram a canção e em seguida eu chamei o Renato para participar”, aponta ele. 

“Escrevi quando estava me sentindo humilhado pela condição do músico independente que foi morar em São Paulo e vivendo dificuldades. Essa música foi um presente que recebi dos ventos para me dizer que aquilo que eu estava passando era importante para a minha formação como artista. E o Renato sacou isso e me deu a benção de sua participação”.

2º Convidada

Bio – A cantora e compositora carioca Letícia Ramos estreou no mercado fonográfico em 2021, com o single “Me Sente Sua”. Além dele, ela já lançou outros três singles, entre letras românticas e mais recentemente de empoderamento feminino. Letícia se considera uma artista de Pop Funk, e suas músicas refletem o melhor dela como artista e mulher.

ASSUNTO – “Poder de Mulher”, a novidade de Letícia Ramos é sobre empoderamento e liberdade feminina. Sucedendo três singles, a canção traz um algo à mais para a recém carreira de Letícia, um novo olhar sobre seu perfil artístico, uma vez que seus lançamentos anteriores eram na linha romântica.

“Quero desconstruir totalmente o cenário musical que eu havia traçado com meus lançamentos anteriores. ‘Poder de Mulher’ foi pensada justamente para ser inserida nos hits do ano! E, é claro, levantar a bandeira do empoderamento feminino e do direito de ir e vir da mulher”, explica ela.

Além dessa pauta, conversamos sobre a vida artística de Letícia, com spoilers dos os próximos passos de sua carreira.

Sobre a Live Brasileira

É um programa comandado pelo jornalista Matheus Luzi, a respeito de novos lançamentos da música brasileira. Com periodicidade quinzenal, as gravações acontecem ao vivo no instagram da Arte Brasileira, sempre com dois convidados por edição. O quadro também fica disponível no Youtube do veículo e no podcast homônimo no Spotify.

A Live Brasileira é uma parceria com a Marã Música e Lavi Comunicação & Mkt.

CONTO: O Flagrante No Suposto Amante (Gil Silva Freires)

Eleutério andava desconfiado da mulher. Ultimamente a Cinara andava de cochichos no telefone e isso e deixava com uma pulga.

LEIA MAIS

A nossa relação com os livros 

Como diz um autor anônimo, “a leitura nos traz amigos desconhecidos”, e de alguma forma inesperada constrói essa relação “leitor.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

O lado cineasta de Oswaldo Montenegro

  O lado musical e poético de Oswaldo Montenegro é reconhecido Brasil afora, mas o lado cineasta do artista é.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

As várias versões da “Balada do Louco”

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #4 – O dueto folk de Jonavo com Renato Teixeira e o pop

A edição do dia 2 de junho de 2022 recebeu o cantautor sul-mato-grossense Jonavo e a cantora e compositora carioca.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS