27 de maio de 2024
Além da BR

Na música “Melody”, japonês Ryohei Terada expressa seu amor pela população, natureza e cultura local da República de Tuva [ENTREVISTA]

Artista: Ryohei Terada (Japão)

Música: Melody

Compositor: Ryohei Terada

Ano de lançamento: 2023

Como você descreveria essa música em uma palavra? Numa palavra, é o “amor por Tuva”. Sou japonês, mas apaixonei-me pela música tradicional da República de Tuva quando era adolescente e, desde então, passei muito tempo a aprender sobre a cultura musical. Esta canção reflecte os meus sentimentos em relação às pessoas, à natureza e à cultura locais. Foi uma canção muito pessoal que surgiu quando estava a tocar guitarra de alguma forma, mas achei que era uma boa canção e que talvez valesse a pena apresentá-la.

Qual sua mensagem ao mundo? Não há uma mensagem específica para o mundo. Era uma canção pessoal porque falava comigo, como se eu estivesse a falar para mim próprio.

Qual foi a fonte de sua inspiração para escrever essa música? Ao visitar a República de Tuva há mais de 10 anos, fui inspirado pelos pensamentos e filosofias do povo Tuvan, como a relação entre a natureza e a música, e a sua atitude em relação à natureza.

Quais são seus comentários sobre o som e a musicalidade?Há um certo aspeto muito selvagem, rude e selvagem na música tradicional tuvana e na cultura do canto da garganta que eu queria tentar encapsular num som mais sofisticado.Quis pegar na expressão vocal do canto da garganta e dos instrumentos tradicionais e desenvolvê-la sobre uma harmonia e um som sofisticados, criando um som pop que é acessível e fácil de ouvir, mesmo que não se seja fã de música folclórica maníaca ou um ouvinte ávido deste género.

Qual a contribuição do videoclipe para essa música? A bela natureza e as atracções culturais da República de Tuva e a minha própria presença e pensamentos em Tóquio estão bem misturados e expressos na canção.

O videoclipe foi realizado por um velho amigo meu, que também fez um documentário sobre a Taiga siberiana e conhece a natureza da Taiga e de mim próprio, pelo que fez um excelente trabalho.

Qual é a relação entre esta música e a cultura e música japonesa? As canções são cantadas e tocadas com a música tradicional da República de Tuva, como o canto da garganta e os instrumentos folclóricos, mas a música em si utiliza harmonias sofisticadas que seriam utilizadas na música pop japonesa.

Quanto às canções, as canções Tuva são normalmente compostas sob a forma de poemas tradicionais rimados de quatro linhas, mas o desafio foi escrever os poemas em japonês e não na língua Tuva.

Embora a forma do poema rimado seja Tuva, as letras japonesas são influenciadas pelos meus poetas e letristas japoneses favoritos.

O que essa música diz sobre sua carreira? Acredito que esta é uma canção memorável que me permitiu deixar de ser um intérprete de música tradicional para me tornar um compositor e criador que cria música sozinho .

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.