13 de junho de 2024
Além da BR Listas de lançamentos

Playlist “Além da BR” #70 – Sons do mundo que chegam até nós

além da br

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”.

Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 70ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes da playlist.

Joelias – “I Need A Lover” – (Reino Unido) – [MINI ENTREVISTA]

– Qual a mensagem desta música? A música é sexy, mas de bom gosto. É sobre ter uma mulher bonita, mas sexy também. Uma senhora especial em minha vida e não uma senhora comum, mas ‘preciso de um amante que seja uma senhora’ Está dizendo a minha senhora que ela é especial!

– E a sonoridade, o que dizer dela? A música foi gravada pela primeira vez como uma demo em 1998 para a Sony Records e ao todo tinha 4 discos de sucesso em potencial prontos na época de acordo com a Sony. Este foi um deles. Naquela época, eu era administrado por Tony Bramwell, que originalmente era o road manager dos Beatles e também responsável pelos discos da Apple. Algo aconteceu e não assinamos um contrato com a Sony. Esta música nunca foi lançada até recentemente, depois de completar uma demo e mixar recentemente. A segunda voz de ‘rap’ é Georgie B, predominantemente uma cantora de soul. Joelias é o vocal principal, escritor e artista, bem como produtor/músico da faixa.

– Há alguma história ou curiosidade interessante sobre este lançamento? A música foi gravada originalmente nos estúdios de gravação da Polyphony no norte de Londres e, em seguida, Brass e guitarras adicionadas posteriormente com alguns outros sons de sintetizador. Foi feito primeiro com um loop de bateria e algumas percussões tocadas e programação de bateria para criar o som distinto de ‘reggae swingbeat’ que as canções pop reggae de Joelias têm. Confira os lançamentos anteriores ‘I want you back’ e ‘Angie’, por exemplo.

E então, é claro, a linha de baixo adicionada e a guitarra cortada exclusiva do reggae, é claro. Os vocais de Joelia e Georgie B nos vocais do tipo rap criam uma mistura divertida e única. Muitos sintetizadores criam um som interessante com algumas partes de guitarra que soam quase sintetizadas também. Os metais são metais ao vivo gravados e dublados. E a gaita é um belo som para adicionar ao reggae que eu sinto!!

Respostas Joelias

Forest Grove Outlaws“Piece of Mind” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

– Qual é a mensagem dessa música? Este é o favorito do público nos shows. Ele investiga como as pessoas próximas a você podem decepcioná-lo mais do que aquele soluço aleatório que quer derrubá-lo. Eles podem dizer o que quiserem, mas o que realmente importa é que uma letra favorita? “só gente boa me faz chorar”!

– Quem produziu isso? Mathew Stark fez um ótimo trabalho moldando essa música no que ela é hoje.

– Quais são as reações dos fãs? Um rebatedor country pesado que faz a multidão dançar e todos querem mais! Você pode ouvir isso e muito mais na sua plataforma de streaming favorita agora!

Respostas Forest Grove Outlaws

Dream Trippers – “3 Kisses Tonight” – (Estados Unidos) – [MINI ENTREVISTA]

Qual é a mensagem dessa música? Esta é uma canção de amor simples. É sobre um cara que mal pode esperar para poder sair com a namorada. Ele quer vê-la agora.

Como e por que essa música nasceu? Decidimos fazer uma peregrinação ao local onde o rock ‘n’ roll nasceu no Sun Studio em Memphis. Escrevi algumas canções de rockabilly só para a viagem. Gravamos duas músicas novas no estilo dos anos 1950 lá. Esta é uma daquelas duas músicas que foram escritas para o Sun Studio e gravadas no Sun Studio.

Tem alguma história interessante ou curiosidade sobre esse lançamento? Sim. Minha esposa sabia que eu queria ir para o Sun Studio e ela me deu um tempo lá. Planejamos ir em 2020, mas a pandemia atrapalhou isso. Finalmente chegamos em 2023 e gravamos essas novas músicas de rockabilly no Sun Studio. Foi incrível entrar naquela sala e tocar nas sombras de lendas como Elvis Presley, Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Carl, Perkins e Roy Orbison.

O guitarrista/vocalista/compositor, Brian Cottrill, do Dream Trippers, respondeu a essas perguntas.

roger weeks – “i think i love u” – (Estados Unidos)

O medo do preconceito e uma expressiva paixão são as questões que fizeram nascer esta nova canção do americano Roger Weeks, que é um cantor e compositor LGBTQIA+. Ele mesmo nos explica esta canção: “Uma das partes mais difíceis de estar no armário foi me apaixonar pelo cara dos meus sonhos, mas ter tanto medo de meus amigos e família descobrirem. Escrevi ‘eu acho que te amo’ depois que decidi deixar meu primeiro amor – ele merecia estar com alguém que estava pronto para amá-los em voz alta.”

Você, caro leitor, está pronto para embarcar neste drama? Confira!

Joyalai – “Paradox” – (Espanha) – [MINI ENTREVISTA]

– O que você diz nesta música, qual sua mensagem? A coisa mais imediata que o Paradox sugere é algo muito simples, mas também fundamental: seja você mesmo, tanto quanto possível. Isso, sendo algo tão básico, é muitas vezes esquecido, mas entendo que a importância de ser você mesmo (o que requer aceitar e amar a si mesmo incondicionalmente) é fundamental em todos os níveis.

Não só porque realmente não há outra opção, mas porque, a meu ver, além de ser o mais natural e saudável, é justamente o que nos torna mais fácil aproveitar a vida plenamente e sintonizar-nos com as circunstâncias que amamos.

– Como você pode definir a sonoridade do single? Paradox, a primeira faixa do single duplo de estreia de Joyalai (a segunda é Cyn Song), soa fresca, quente, despreocupada, exuberante, surpreendente e alegre para mim. Em termos de géneros, é claramente um som indie/alternativo que combina pop, folk, rock e até metal, com um delicioso aroma a anos 60. Por causa de sua mistura de estilos, pode ser ouvido de forma intercambiável como pop alternativo, indie pop, jangle pop, pop-rock ou soft rock. É claro que é uma canção paradoxal, de contrastes, conciliando extremos ou supostos opostos… Isso é um pouco do jogo em Paradox.

– Há alguma história ou curiosidade interessante sobre este lançamento?  Suponho que uma nova banda de nome estranho, que ostenta avatares felinos e que abre em pleno verão com uma curiosa canção que mistura folk com metal e letras existenciais, constitua por si só uma anedota suficiente. (Risada). Uma grande saudação à Revista Arte Brasileira e obrigado por este feliz encontro.

Respostas Joyalai

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.