22 de setembro de 2026

Vinicius Braz é bem-aventurado em single de estreia; ouça o pop alternativo “Perto”

Compositor antigo e tantos anos como integrante de bandas pode explicar, talvez, o belo acerto de Vinicius Braz em sua carreira solo. Quem fala é este colunista, mas não na condição de técnico, daqueles que avalia a produção musical, a afinação vocal, enfim. Digo “parabéns” com bastante entusiasmo, não comum em estreias. É, contudo, um aplauso à sensibilidade tão forte de “Perto”, a música responsável por lançar o nome de Vinicius Braz como cantor e compositor.

Ele conta no comunicado de imprensa que há muitos anos sonha em ter autonomia no processo criativo. E, independente se é intencional ou não, a letra de “Perto” parece demonstrar alguém tanto “perto” quando “distante” de algo, um dualismo que serve para o jovem que almeja a independência artística e para o mesmo jovem que se viu diante da depressão. Veja:

Perto de enfrentar todos os seus medos
Perto de abdicar de todos os desejos
Longe de perceber que existe saída
Longe de tentar tudo que tanto sonhou
 
Perto de perder todas as suas crenças
Perto de olhar por um outro prisma
Sufoca a negação de que é preciso crescer
Perde ao não tentar mais se entender
 
Nem olhando bem de perto
Você vai perceber
O próximo passo
Pra se entender
E viver melhor

Vinicius Braz acerta também na escolha do tema. Depressão e outras doenças do gênero são discutidas amplamente neste século XXI. Mas dizê-las em poesia combinada à melodia leve é potente, a arte tem esse poder. O artista conta que é exatamente esse o intuito, abrir uma caixa de diálogo com o ouvinte.

Quero despertar identificação e empatia, a despeito das miragens projetadas em redes sociais. Eu quero que quem escutar sinta que é perfeitamente normal passar por guerras interiores, se sentir frágil e imperfeito. Não vale a pena viver refém das idealizações que os outros criam sobre quem você é e como deveria agir. Parece óbvio e talvez seja mesmo, mas tem sido cada vez mais fácil perder a conexão com nosso interior e com o que realmente importa

Viviane Franco e Felipe Teixeira estiveram com Vinicius Braz na produção musical, igualmente importante para que o diálogo anteriormente mencionado fosse um sucesso. Para Vinicius, a ideia do tom melancólico guiado por bateria e sintetizadores teve um sentido de urgência. “Mas também coloquei elementos que remetem a esperança e alívio. Tem nos versos violão e baixos pulsantes acompanhados por rhodes, que têm um contraste com uma bateria mais swingada”, contou Braz, que baseou os arranjos e a melodia em nomes caros para sua formação artística, como Damon Albarn, Radiohead, Cícero e Milton Nascimento.

Vinicius tem sua obra impactada pelo bairro de Bangu, zona oeste da capital fluminense, o que estará também presente nos próximos singles e no EP de estreia. “Nesse EP, Eu decidi falar mais sobre a minha trajetória, o bairro onde cresci e todas as recordações e experiências que me fizeram quem sou hoje.”

Foto da capa da publicação: Vinicius Braz em fotografia de Eduardo Pratts (divulgação)

A resistência do povo negro nas mãos do escritor Samuel da Costa

A nossa literatura brasileira vem de uma hierarquia branca, desde escritores renomados a diplomatas e nesse meio poucos escritores negros.

LEIA MAIS

Ana Canan: metáforas da solidão extraídas da natureza

Clique aquiClique aquiClique aqui Perfil Ana Canan FlickrClique aqui Previous Next Suave é viver sóGrande e nobre é sempreviver simplesmente.Deixa.

LEIA MAIS

O lado cineasta de Oswaldo Montenegro

  O lado musical e poético de Oswaldo Montenegro é reconhecido Brasil afora, mas o lado cineasta do artista é.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

Editoras para publicar seu livro de ficção científica e fantasia

Para aqueles que amam a fantasia e a ficção científica, sejam leitores ou escritores, trago aqui três editoras brasileiras que.

LEIA MAIS

Maria do Santíssimo e o seu caleidoscópio das coisas modestas

O  tempo farejou a fábulacontaminou-a. Projetou-atalhada à sua própria imagem.                 Henriqueta Lisboa 1. Maria Antônia do Santíssimo (São Vicente, 1890-1986).

LEIA MAIS

CONTO: O Operário Dedicado e O Regozijo do Aposentado (Gil Silva Freires)

Seo Leocádio era o tipo de homem totalmente estável e mantivera o mesmo emprego durante toda a vida. Se haviam.

LEIA MAIS

Sonoridades dos continentes se encontram em “Saudoso Amarais”, disco do artista campinense Leandro Serizo

O projeto solo discográfico do paulista Leandro Serizo se iniciou em 2021, quando o single “Libertas Navy” foi disponibilizado. Aproximadamente.

LEIA MAIS

“Minha jornada musical entre o Brasil e a Alemanha” – Um relato de Juliana Blumenschein

Sou Juliana Blumenschein, cantautora alemã-brasileira, nascida em 1992 em Freiburg, no sul da Alemanha. Filha de brasileiros de Goiânia, meus pais migraram.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS