11 de agosto de 2026

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda Latin Faculty

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma das vozes do grupo de músicos islandeses Latin Faculty, cujas composições são especialmente assinadas pelo experiente músico e compositor também islandês Ingvi Thor Kormaksson.  

Há mais de vinte anos nos bastidores, Ingvi se dedica exclusivamente à arte de compor, e o faz muito bem, como é o exemplo da nova música do Latin Faculty, “So Nice”. O single, que é parte do próximo álbum da banda, é a continuidade da carreira de Ingvi, que abarca 16 álbuns, seja como músico ou, os mais recentes, como compositor. Contudo, “So Nice” é, particularmente, especial para nós, brasileiros. 

Isso porquê nesta música Ingvi Thor Kormaksson buscou a inspiração, vejam só, na bossa nova clássica, aquela produzida em seus anos dourados. Principalmente, Ingvi pensava em canções logo do início dos anos 1960, as gravadas e compostas por Tom Jobim, como “Desafinado” e “Chega de Saudade”. Devoto da bossa nova, ele conta que, sem perceber, a canção se tornou uma espécie de homenagem a essa época e estilo de música. 

“Sou admirador da música brasileira há muitos anos; Jobim, Bonfá, Lins e muitos outros compositores brasileiros, além de todos os maravilhosos vocalistas. Contudo, não há muito interesse pela bossa nova na Islândia, embora de vez em quando algum artista de jazz decida produzir uma música dessas. Mas esse tipo de música conquistou meu coração quando eu tinha 14 anos e nunca mais me deixou. Eu também gosto do samba, MPB, choro etc. Provavelmente fui brasileiro em alguma vida passada. Assim, ritmos de bossa nova e samba têm sido utilizados em meus álbuns, mesmo nos mais voltados para o blues ou folk. Minha música frequentemente remete ao Brasil, mas também pode ser categorizada como AC ou Smooth Jazz.”, disse o compositor irlandês. 

Rebekka, também vocalista do grupo, baseou-se no rascunho escrito por Ingvi para escrever a letra final da música, em islandês, e a versão em inglês ficou por conta do próprio Ingvi. Ele também ajudou na construção dos arranjos, de responsabilidade de Lárusson, companheiro de banda e de sua antiga banda, a JJ Soul Band. Birgir Jóhann Birgisson produziu os vocais, mixou e masterizou. 

“So Nice” está disponível nos serviços de streaming, bem como toda a discografia da qual o artista participou, gravações essas que acontecem desde 1983.  

Mais sobre Ingvi Thor Kormaksson 

Em Reykjavik, cidade islandesa, nasceu Ingvi. Quando criança, ele teve seus primeiros contatos com a música no internato, levando-o logo a se inserir como tecladista em bandas de dança e rock pelos próximos vinte anos. Depois, dedicou-se à composição musical, tocando por um tempo no conjunto JJ Soul Band (blues/jazz). Gravou com diversos artistas islandeses, até abandonar os palcos e o ofício de músico e viver nos bastidores, na condição de compositor. Ingvi recebeu, ao longo de sua carreira, mais de trinta prêmios em concursos de composição e concedeu entrevistas para inúmeros jornais e rádios estatais. Atualmente, é o principal compositor da banda Latin Faculty, que lançará novo álbum em 2026.  

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Pincel, o novo companheiro do cantor e compositor Bryan Behr

Reprodução/instagram do artista. Do seu atelier, Bryan Behr se mostra um artista inquieto, em constante atividade. O catarinense de 24.

LEIA MAIS

Muitos artistas querem o mercado; Tetel também o quis, mas na sarjeta encontrou sua liberdade

Tetel Di Babuya — cantora, compositora, violinista e poeta — é um projeto lançado por uma artista do interior de.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: As artes quilombolas (com Nino Xambá)

Este episódio tem como finalidade desbravar as artes quilombolas. São mais de 35 minutos de conversa entre o jornalista Matheus.

LEIA MAIS

Tropicalismo: o movimento que revolucionou a arte brasileira

  A designação de Tropicália para o movimento que mudou os rumos da cultura brasileira em meados e fim dos.

LEIA MAIS

Cuba, a Ilha da Utopia

Artigo escrito em maio de 2024 pelo maestro Kleber Mazziero sob encomenda para a Arte Brasileira Em fevereiro de 2023,.

LEIA MAIS

A invisibilidade da mulher com deficiência física (por Clarisse da Costa)

Eu amei o tema da redação da prova do ENEM de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

Medicina amazônica é a oração de SHAMURI, artista folk do Reino Unido

EXCLUSIVO: Artigo escrito por Shamuri em julho de 2025 sob encomenda para a ARTE BRASILEIRA

LEIA MAIS

Música de Cazuza e Gilberto Gil também é um filme; você sabia?

“São sete horas da manhã   Vejo o Cristo da janela   O sol já apagou sua luz   E o povo lá.

LEIA MAIS