16 de maio de 2026

Cantor e compositor gaúcho Olnei Teixeira declara amor à vida em novo single

 

A cultura gaúcha e os cantos da paz, da vida e do amor, estão entre os nortes que moldaram a nova música do cantor e compositor Olnei Teixeira. Intitulada de “Singela”, a canção dá sequência ao primeiro lançamento oficial do músico, o EP “Ali Reina a Confiança” (2018), cuja a referência é a faixa/clipe “A Paz Deste Lugar”. A composição da novidade é assinada por ele mesmo em parceria com seu filho Jonas. O trabalho já está disponível em todas as plataformas digitais.

“Nessa canção eu tenho a participação do meu filho Jonas na formulação da letra. Ela surgiu quando escutei colegas falando em comprar um pequeno sítio para morar, aí lembrei da minha infância que morávamos em uma casa no interior, uma chácara, logo escrevi parte da letra e falei com Jonas para formar a ideia.”, conta Olnei, homem do Sul apaixonado pela vida no campo, o que é, uma das maiores fontes de inspiração para sua arte.

Um legado presente na obra de Olnei está na simplicidade, no amor, na paz, e na calma. “De fato, para ser feliz não precisa muito, basta estar ao lado de quem se ama e elevar a alma para conquistar. Na verdade, é um estado de espírito, o lugar que nos encontramos com as pessoas que amamos: a família, junto à natureza. Pois enquanto nos preocupamos demais pelas coisas (por adquirir ou fazer) da vida, não vivemos.”

Apesar de não ser, exatamente, a ideia do músico, “Singela” é um belo presente sonoro e poética para enfrentar a pandemia, assim como a maior parte das artes produzidas nesse momento. É impossível escutar “Singela” e não se emocionar, independente de qual lugar do Brasil o ouvinte está. A obra possui uma delicadeza que sopra além da própria arte. Olnei Teixeira, em todas suas composições, eleva a alma de quem o ouve.

A produção musical ficou por conta de Ramon Reicher, na qual a gravação aconteceu no estúdio da Single Produtora em Novo Hamburgo (RS). 

 

Foto de Leonardo Peixoto

 

SOBRE OLNEI TEIXEIRA

Natural de Palmeira das Missões – RS, Olnei se encantou pela música ainda criança, sob forte influência de seu pai que também canta e toca. Então, começou a compor e foi conhecendo suas maiores influências, Renato Teixeira, Almir Sater, Marcello Caminha, Wilson Paim, Alceu Valença, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Teixeirinha, Elton Saldanha.

Em 1976, Olnei se mudou para outra cidade do Rio Grande do Sul, São Leopoldo, onde reside atualmente e onde considera ter sido fundamental para sua produção musical e sua vida pessoal.

O artista participou do Festival do SESI e o Festival da Cidade de Três Coroas – RS, e o seu primeiro EP foi lançado em 2018, com o nome “Ali Reina a Confiança”.

 

 

Uma nova oportunidade de conhecer a censura no Brasil

Gilberto Gil e Caetano Veloso em exílio na Europa, entre 1969 e 1972. Foto: Reprodução do site da Folha de.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

Conceição Fernandes: a presença e a valia do silêncio na arte

1. Conceição Fernandes (Mossoró, 16.05.1957) é atualmente professora aposentada, tendo atuado como professora nas redes estadual e municipal. Dedica-se às.

LEIA MAIS

Francisco Eduardo: retratos, andanças e marinas fundam uma poética

Veredas são caminhos abertos, livres entre florestas inóspitas ou suaves e são símbolos de ruas de escassez de cidades com seus bairros de.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Silvo Carlos: eu quero uma casa no campo, de um tamanho ideal…

Às vezes, em dias de luz perfeita e exata,Em que as cousas têm toda a realidade que podem ter,Pergunto a.

LEIA MAIS

Autor publica livro de fantasia sobre a 3ª Guerra Mundial na América do Sul

O autor brasileiro Pedro Reis, publicou ano passado, um livro de fantasia e ficção científica, onde a ideia de uma.

LEIA MAIS

Novo pop rock de Jan Thomassen se esbarra na “crise dos 40” 

“Envelhecer consciente de que não há caminho de volta”. É este um dos pensamentos do novo single do cantor e.

LEIA MAIS