7 de outubro de 2026

Podcast Investiga: Elis Regina em detalhes (com Julio Maria)

O experiente jornalista musical e biografo Julio Maria é autor do livro “Elis Regina. Nada Será Como Antes”. A obra relançada em março de 2025 é o guia desta investigação, que inaugura a 2ª temporada do Podcast Investiga. Em uma hora de entrevista, Julio conta detalhes da vida e obra de Elis, cantora gaúcha considerada por leigos e especialistas como uma das maiores cantoras brasileiras e até mesmo do mundo. A edição, além de esmiuçar a trajetória da artista, também causa algumas reflexões, à exemplo da proposta de um exercício de imaginação de como se comportaria Elis Regina, caso estivesse viva. Vamos nessa?

Sobre o Podcast Investiga

Programa jornalístico no qual o jornalista fundador e editor da Revista Arte Brasileira Matheus Luzi investiga algum assunto, tema e ideia artísticas, sempre por meio de um entrevistado, seja ele artista ou não. Este episódio sobre Elis Regina é um ótimo exemplo.

Apoie nossa causa

Temos o prazer diário de fazer o bom jornalismo em tempos tão desafiantes, como foi gravar este programa sobre o poeta Roberto Piva. É um trabalho minucioso, que exige muita dedicação e tempo, o que exige fundamentalmente, por sua vez, financiamento. Sem apoio financeiro tudo fica muito difícil, e nossas atividades limitadas. Acreditamos que, em um dia não muito distante, poderemos dedicar 100% do nosso tempo profissional a este projeto, mas, para isso, precisamos de você, caro público. Nos apoie com o que puder, e nós ficaremos muito felizes.

Acesse o nosso cartão de visita e confira algumas possibilidades de apoios

Kelline Lima: linhas sinuosas e orgânicas como arquétipos do feminino

O  coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate. Provérbios, 15:13 1. Kelline Lima.

LEIA MAIS

Uma história que esperou 200 anos para ser contada – Por Victor Mascarenhas

Há 200 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 1822, nas margens plácidas do riacho Ipiranga, D.Pedro deu.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

VÍCIO ELEGANTE – A história de um clássico de Belchior

  “Vício Elegante” é o nome do último álbum de estúdio do nordestino Belchior, lançado em 1996, e que sem.

LEIA MAIS

Lourdinete: o cárcere que estanca o tempo através de uma realidade outra

Mais digno de ser escolhido éo bom nome do que as muitasriquezas; e a graça é melhor do que a.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

Bersote é filosoficamente complexo e musicalmente indefinido em “Na Curva a Me Esperar”

A existência é pauta carimbada na música brasileira, como apontamos nesta reportagem de Jean Fronho (“Tom Zé já dizia: todo.

LEIA MAIS

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS