17 de outubro de 2026

[CONTO] “A hamburgueria do chinês ‘Pascal'”, de Luan FH

Convidei-a para sair pela primeira vez e o primeiro encontro foi um rolê na Ribeira, Salvador. Por lá há um conjunto de lojas e em um desses conjuntos, há uma hamburgueria na qual o dono é um chinês bem educado. Pela primeira vez vejo daquele jeito.

Então fomos em direção à mesa, sentamos nas cadeiras, e uma música calma e romântica começou a tocar; arte daquele safadinho. Ele olhou para mim de longe, sorriu e deu um legal. Achei engraçado o fato do próprio dono tentar satisfazer os clientes usando humor, empatia, entre outras coisas. 

Fora que tinha um aviso na porta: ”Se você é morador de rua, 10 da manhã, meio dia, e sete da noite, comida gratuita; apenas 15 porções”, apesar de não ser muito, é o suficiente para ajudar pelo menos quatro famílias. O ambiente era calmo demais, e raramente tinha alguma briga, os clientes se sentiam satisfeitos somente pelo fato de estarem por ali sentados. 

Também havia muitos escritores, muitos jornalistas, muitos redatores com seus notebook’s em cima das mesas e ninguém se incomodava com o fato de ali ser um ambiente mais empático, humano, o próprio dono demonstra ser assim. 

Parece uma propaganda barata, né? É que tentei fugir um pouco do tema romântico, somente para colocar o final algo bem melhor: Pedi ela em casamento, e ela aceitou. Casaremos daqui há dois meses e o dono da hamburgueria foi convidado!

Infelizmente pessoas boas não tem muito crédito pelas mídias, mas o desconhecido se torna reconhecido com os atos bons em ocultos.

(Conto de Luan FH)

Lupa na Canção #edição19

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

Artistas destacam e comentam álbuns de 2023 e de outros anos

Sob encomenda para a Arte Brasileira, o jornalista Daniel Pandeló Corrêa coletou e organizou comentários de onze artistas da nova.

LEIA MAIS

Mário Rasec: a celebração das coisas simples

 Por eso, muchacho, no partas ahora soñando el regressoQue el amor es simpleY a las cosas simplesLas devora el tempoCesar.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

BEDEU – Em emocionante entrevista, a compositora Delma fala sobre o músico gaúcho

Em Porto Alegre (RS), no dia 4 de dezembro de 1946, nascia aquele que daria o ar da graça ao.

LEIA MAIS

Analice Uchôa: o vinco da arte nas dobras da realidade

Se acaso me tivessem dado o jugo e o poder de apontar a obra de um pintor naïf como um.

LEIA MAIS

“Sol e Solidão em Copacabana”, uma história da vida cotidiana no Brasil do século XX

A cidade do Rio de Janeiro tem as suas belezas, sendo elas naturais ou histórias possíveis de serem criadas a.

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS