2 de maio de 2026

“New York”, uma canção indie-folk da cantautora Nick Phillips

Há canções que fogem tão bem dos clichês. É este o caso do novo lançamento da cantora e compositora Nicky Phillips, artista descrita como “londrina meio britânica, meio tcheca, cujo coração encontrou seu lar em Manchester e no norte da Inglaterra”. Essa música, que é o assunto de hoje do ALÉM DA BR, é um indie-folk prazeroso, que conta uma história triste, no qual o violão e a vocal se encontram de forma suave. “New York”, é uma composição da própria Nicky,

O cenário é um aeroporto. Seu amor estava longe, e o protagonista já imaginava que algo estava errado, a intuição e as aparências gritavam um desconforto. O parceiro do eu lírico estava em Nova York, e ao chegar no desembarque, se encontraram. A letra conta que, antes deste momento, preocupações foram compartilhada e perguntas foram feitas. Mas as respostas, todas elas, foram evitadas e um buraco entre eles aumentou. Já no encontro no aeroporto, ficou claro a infidelidade do parceiro. A música, assim sendo, transmite e captura a ideia da frustração de algo estar fora dos eixos e ser deixado ao vento, assim como também de testemunhar o fim de um relacionamento.

Embora não pareça, a música foi gravada no estúdio caseiro de Nichy Phillips. Também houve elementos do arranjo gravados e produzidos por Joel Schwartz em Toronto, Canadá. Escute, “New York” está disponível em todos os aplicativos de música desde este 5 de dezembro.

Letra de “New York”

O que aconteceu em Nova York?
Você esqueceu meu nome, a cor dos meus olhos e tudo o que sou?
O que aconteceu em Nova York?
As luzes eram tão brilhantes que o cegaram e o deixaram sozinho?

Porque eu sei que algo está diferente, você não precisava dizer
Quando eu o encontrei no aeroporto, o silêncio ao nosso redor caiu
E você deixou o que não foi dito… entendeu.

O que aconteceu em Nova York?
Havia um longo cabelo loiro, um olhar persistente que você entendeu?
O que aconteceu em Nova York?
O ar era tão pesado que você perdeu seu senso de valor?

Porque eu sei que algo está diferente, você não precisava dizer
Quando eu o encontrei no aeroporto, o silêncio ao nosso redor caiu
E você deixou tudo por dizer… entendeu

Você poderia dizer que não significou nada, mas nós dois sabemos
Você poderia dizer qualquer coisa, eu ficaria, nós dois sabemos
Que você não vai dizer nada, então acho que vou embora,
A menos que você me diga…
O que aconteceu em Nova York?

O que aconteceu em Nova York?
Você esqueceu meu nome?
a cor dos meus olhos,
o formato de minhas coxas e tudo o que sou?
Você se esqueceu da maneira como eu me deito na cama à noite,
quando você me abraçava e sussurrava no escuro
A maneira como eu o beijava quando nos despedíamos,
Ainda me lembro daquele olhar em seus olhos.
Bem, o que aconteceu em Nova York?
Tudo o que eu pergunto…
O que aconteceu em Nova York?

Traduzido com DeepL

Newsletter

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

MÚSICA CAIPIRA: Os caipiras de 1962 ameaçados pela cultura dos estrangeiros

Em 1962, Tião Carreiro e Carreirinho, dois estranhos se comparados ao mundo da música nacional e internacional, lançavam o LP.

LEIA MAIS

César Revorêdo: história íntima da solitude

O fimlimite íntimonada é além de si mesmoponto último. Orides Fontela 1. Prelúdio Essa nova série do artista visual Cesar.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: O funcionamento de um cineclube (com Cadu Modesto e Tiago Santos Souza)

Neste episódio, Matheus Luzi investiga os cineclube, casas de cinema independentes cujo o viés comercial é, na prática e teoria,.

LEIA MAIS

Com a IA, o que sobrará da literatura?

Dá para fazer livros razoáveis com Inteligência Artificial. Há casos de autores com centenas de livros já publicados com a.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Por que o rock deixou o mainstream brasileiro? (com Dorf)

As novas gerações se assustam quando escutam que o rock já protagonizou o mainstream brasileiro. Não à toa. Atualmente, o.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Calu Manhães estreia como atriz  na Amazon Prime em filme musical “Um ano  inesquecível –

Estreou na Amazon Prime o filme “Um ano inesquecível – Outono”, dirigido por Lázaro Ramos. Com ele, nasce uma atriz,.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

Rosana Puccia dá voz a mais dois temas atípicos no mercado musical brasileiro

Em atividade discográfica desde 2016 quando apresentou o álbum “Cadê”, Rosana Puccia é, de verdade, uma colecionadora de canções atípicas,.

LEIA MAIS