23 de julho de 2024
Extras Google News Mais publicações

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição de Vó Myriam agora cantada por Marquinhos Bissoli

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata de uma canção escrita para uma mulher, a Vó Myriam, já em desencarne. O cantautor Marquinhos Bissoli, que agora a canta neste registro fonográfico, esclarece que a música é uma homenagem póstuma, escrita inicialmente pelo filho de Myriam, Rafael Azeredo, mas acredita-se que a composição final é da própria Myriam.

“Acreditamos que a composição seja dela, que um dia nos presenteou enviando a obra desde o plano onde está: daí “por Myriam”. Este plano, em nossa limitada linguagem humana: é o espaço-tempo, o universo cósmico, e a inexplicável força feminina mãe de quatro filhos homens. Vó Myriam presenteou seus netos com instrumentos musicais em vida, que prontamente se encaixam no refrão. O refrão, em imagem, é inicialmente cantado de pais para filhos, e em repetição por coro de netas e netos. O cenário é a casa onde Myriam criou Rafael e seus irmãos Alexandre, Cláudio e Marcelo, na Baixada Fluminense, cuja fachada está na capa do single (mas eu preferiria chamá-lo ‘compacto’)”, contou Marquinhos.

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)”, lançada em 2024, faz parte de uma discografia digital iniciada em 2023, mas a trajetória do artista enquanto compositor é antiga. Marquinhos relembra ter iniciado suas composições em 1998, ao trabalhar com o premiado escritor carioca/capixaba Caê Guimarães. Suas composições cercam diversos gêneros musicais, mas especialmente se dedica ao samba e samba-canção. “Fui criado no subúrbio do Rio de Janeiro, onde as serestas eram o som que ecoava das casas e botequins. O samba-canção era, sem dúvida, a preferida dos boêmios de Coelho Neto e Acari.”, relembrou ele.

Letra

Se há força
Nesse universo
De imensidão
Pousou na estrela
Que habita em nome
De mulher

Os que a orbitam
São de uma quinta
Constelação
Desci minha lua
Fiquei à vontade
No planeta irmão

Sanfona
Tambor e baixo
Sogra-mãe foi
Menino
Sempre seja
Homem como
Sua avó foi

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.