Já é um sucesso o nosso quadro ALÉM DA BR, focado em artistas não-brasileiros. Com o ALÉM DA BR, já divulgamos mais de três mil músicas de artistas de todas as partes do mundo. Agora, apresentamos um novo lado desta lista, no qual iremos focar nos processos de produção musical e de gravações em estúdio. Para isso, selecionaremos sempre cinco artistas, que irão contar com suas próprias palavras como foram estes processos de sus novas músicas. Vale dizer que o conteúdo produzido por eles tem exclusividade da Arte Brasileira, escrito sob encomenda. A sequência foi escolhida via sorteio, ou seja, não há “melhores e piores”.
Vamos nessa?
Cave Flowers – “Heart of Hearts” – (EUA)
Depois de um longo período de trabalho, o Cave Flowers selecionou as próximas músicas para seu segundo álbum, “Western Spectre”. O álbum livre, com toques campestres e de ramshackled incorpora o que eles, a contragosto, adoram na bela bagunça que é viver na cidade de Los Angeles, onde tudo acontece.
Andy McAllister, ex-Seattleite, trocou o noroeste do Pacífico pelas colinas nebulosas do sul da Califórnia, onde se conectou com o violão e com o renascimento genuíno. conectou com o violão e o genuíno homem renascentista, Henry Derek Elis, que trouxe partes iguais de Waylon
Jennings e Creedence Clearwater Revival a seus esqueletos de folk. As coisas tomaram forma rapidamente com Ben Coil no baixo e, com um golpe de sorte, Curtis Pettygrove na bateria.
A banda entrou na Heritage Recording Company com Chris Rondinella (que começou a trabalhar como engenheiro para Levon Helm) e, em dois dias, gravaram 10 músicas ao vivo. Jon Niemann (GospelbeacH) gentilmente adicionou as teclas. O álbum da banda, “Western Spectre”, será lançado em 17 de janeiro de 2025.
Comentário de Cave Flowers
The Summer Fruits – “Risk” – (Reino Unido)
Nome da faixa – RISK. Muitos de nós preferimos uma vida tranquila. Frequentemente, essa aversão ao risco é por medo da resposta , até mesmo rejeição, que você pode receber dos outros. Esta música destaca que muitas das melhores coisas da vida vêm como resultado de correr riscos na forma de arriscar a rejeição de outras pessoas e que não correr esses riscos pode resultar em uma vida menos gratificante. A instrumentação por trás desta produção usa ukuleles. Ela é ancorada usando um baixo ukulele tocando a raiz do acorde no início de cada compasso. Um ukulele tenor fornece o ritmo de condução e a “chamada de resposta” no final de cada refrão. No final do terceiro verso, uma linha de baixo móvel adicional é introduzida para construir o som. Finalmente, um ukulele de concerto toca contra melodias durante o refrão final de mudança de tom. O refrão usa camadas de vocais para produzir um som completo com “ooohs” adicionais empilhados no topo. Os versos usam um vocal mais simplificado para produzir contraste com o refrão. Como uma faixa “acústica”, o processamento é limitado a simples “equalização”, compressão e reverberação.
Comentário de The Summer Fruits
Cary Aria – “Lift the Love” – (EUA)
Meu nome é Cary Aria e sou um artista que trabalha e se apresenta em navios de cruzeiro, solo violão solo e canto. Fico no mar por 3 ou 4 meses de cada vez. Quando o contrato termina, estou em casa no estado de Minnesota, EUA. Meu trabalho exige que eu me apresente à noite, então tenho muito tempo livre durante o dia para escrever músicas e também explorar os portos onde o navio de cruzeiro está atracado.
Meu processo para gravar minhas músicas é interessante. Eu escrevo músicas no meu violão acústico na minha cabine no navio e, em seguida, envio a demo por e-mail para um grupo de músicos de estúdio em Nashville, Tennessee. Os músicos de estúdio então gravam a faixa em seu estúdio profissional e a enviam de volta para mim. Eles me enviam a faixa como MP3 e WAV já mixados. Eles também enviam todos os canais individuais, por exemplo, caixa, tom 1, tom 2, baixo, órgão etc.
Comentário de Cary Aria
Music & other Addictions – “Counting Steps” – (Grécia)
Counting Steps é uma música introspectiva que mergulha fundo na minha experiência pessoal com TOC. Como uma peça com muitas letras, meu objetivo era garantir que a instrumentação servisse como um complemento sutil para a história, em vez de tomar o centro do palco. A música captura a natureza repetitiva, estruturada e muitas vezes avassaladora dos padrões de pensamento obsessivos, refletidos tanto na letra quanto no arranjo musical cuidadosamente escolhido.
A faixa foi gravada no meu estúdio em casa usando uma configuração MIDI. Eu escrevo todas as minhas músicas no piano primeiro, pois isso me permite moldar o núcleo emocional e o fluxo lírico antes de construir a instrumentação. Para “Counting Steps”, mantive a instrumentação mínima, mas intencional, selecionando cuidadosamente os elementos para dar suporte ao tom introspectivo e vulnerável da música sem sobrepujar a letra.
Vocalmente, esta foi uma das músicas mais intensas emocionalmente que gravei. Cada linha foi deliberadamente pensada e entregue de uma maneira específica para carregar totalmente o peso de seu significado. Embora seja uma música tecnicamente exigente, o que tornou o processo de gravação difícil foi a emoção crua por trás dela. Trazer essa emoção para minha performance enquanto permanecia no controle vocal foi um equilíbrio delicado, tornando-a uma das gravações mais pessoais e intensas que já fiz.
O processo de produção foi totalmente autogerenciado, o que me permitiu manter controle criativo completo. Mixar essa faixa foi particularmente desafiador — levou mais de 50 horas para finalizar. Como alguém que não é um produtor profissional, achei o processo exigente, mas, no final das contas, recompensador, pois me levou a experimentar e refinar o som para garantir que ele permanecesse fiel à mensagem da música.
Esta música é profundamente pessoal e representa não apenas uma luta, mas uma jornada em direção à compreensão e à expressão. A intenção por trás de “Counting Steps” era criar algo que espelhasse a tensão, os padrões e a profundidade emocional do TOC, ao mesmo tempo em que permanecesse acessível e ressonante para os ouvintes. Espero que ela se conecte com aqueles que a ouvem tanto quanto se conectou comigo ao criá-la.
Comentário de Music & other Addictions
Electric High – “Siren’s Lullaby” – (Noruega)
Foi gravado com bateria, baixo e guitarra ao mesmo tempo e na mesma sala. Os vocais foram gravados quando a mixagem da música foi definida. Tudo foi gravado no Havariet Lydstydio em Bergen, Noruega. Projetado por Daniel Birkeland e mixado/produzido por Electric High . Quando a gravação foi concluída, enviamos para o Solstudioet Lydstudio, onde foi masterizado por Iver Sandøy. Foi lançado pela Apollon Records. Siren´s Lullaby é um single do álbum Colorful White Lies, lançado em 7 de novembro de 2024.
Comentário de Electric High