Banda: CHUTNEY (Austrália)
Lançamento: single “Odessa Bulgarish”
Produtor musical: Daniel Natoli
Ano de lançamento: 2024
Qual é a música?
“Odessa Bulgarish” é uma dança tradicional klezmer (folclórica judaica do leste europeu) de Odessa, Ucrânia. Nós criamos nosso próprio arranjo moderno.
Quais referências à música mundial e regional temos em “Odessa Bulgarish”?
O “bulgarish” é uma forma de dança klezmer tradicional conhecida por sua divisão “3,3,2” do compasso. Mantivemos e amplificamos esse elemento musical. Como a música klezmer tradicional, esta música é liderada por um violino e clarinete virtuosos e cheios de alma. A introdução é uma “doina”, uma passagem introdutória na qual um instrumento melódico solo (neste caso, o clarinete) improvisa criativamente dentro do modo sobre um drone fornecido pela banda. Também incluímos um elemento de breakdown “burlesco/cabaré”, em referência a como o klezmer imigrou com seus músicos através do Atlântico para o “Novo Mundo” por volta da virada do século XX.
Como e por que essa música surgiu?
Somos uma banda de fusão klezmer e “Odessa Bulgarish” é um clássico klezmer. Foi uma das primeiras músicas que encontramos em um compêndio de música klezmer que ressoou fortemente conosco. Odessa também é o local de nascimento dos pais do nosso pianista Paul. A música se desenvolveu e evoluiu ao longo de anos de apresentações ao vivo e até mesmo no estúdio de gravação!
Qual é o tema da música (o que diz por trás da música)? instrumental)?
Como a maioria das danças klezmer, esta peça é alegre e energética. Ela celebra a vida!
O que essa música diz sobre seu país e sua região?
“Odessa Bulgarish” está profundamente enraizada na herança russa e do Leste Europeu de Paul e vários outros membros da banda. Também consideramos que a irreverência lúdica do nosso arranjo (adicionando baixo funky e até tuba no breakdown) é decididamente australiana em atitude!
Quem é CHUTNEY ?
CHUTNEY é uma banda australiana de klezmer com um toque diferente. Com base em sua herança do Leste Europeu e Oriente Médio, eles tocam uma mistura picante de sucessos originais e novas versões de músicas dançantes tradicionais. Composta por clarinete, violino, teclado, baixo, percussão e bateria – além de cantores convidados – a banda salta do folk para o pop, do jazz para o tango, do clássico para o funk, do leste para o oeste. Traga seus sapatos de dança e espere ficar suado!
CHUTNEY tocou na Sydney Opera House, fez turnês pela costa leste da Austrália e foi transmitida por todo o país. Seu single de estreia obteve 400.000 visualizações em todas as plataformas, e a Rolling Stone nomeou seu quinto single como uma “Canção que você tem que conhecer”.