24 de outubro de 2026

Banda polonesa Pjos usufrui de máxima liberdade artística em sua nova música, “Atlas”

O Pjos é definido como um projeto de dreampop sediado na Polônia, mas especificamente em Gdańsk. A discografia dos caras se iniciou em 2023 com o EP “Shoe In (Slow & Fast)”, e prosseguiu neste 2024 com o single “Atlas”, que é o nosso assunto neste post.

A estética deste single, que tem o instrumental priorizado, leva o ouvinte à um mundo de sonhos e de futurismo, com referências em bandas como Slowdive e Mogwai. “Suas melodias nostálgicas, guitarras rodopiantes e gancho de sintetizador cativante transportam o ouvinte para um mundo que parece familiar e de outro mundo.”, contaram os integrantes no comunicado de imprensa do lançamento.

A mensagem de “Atlas” é pesada, abstrata e profunda, mas também, de certa forma, educacional. “A letra aborda traumas da infância, explorando como eu usava livros de atlas como fuga de um ambiente doméstico violento, desenvolvendo, por fim, uma paixão pela astronomia. Esse tema é espelhado no Atlas da mitologia grega, que carrega o peso de seus fardos ao longo da vida. Frases como ‘Quantas lágrimas e estrelas devem cair para curar meu coração?’ evocam a profundidade emocional da música. Os diálogos do astronauta sobre as cordas etéreas no final da música simbolizam minha jornada rumo à resolução e à esperança.”

Enfim, esta é uma recomendação afiada para quem prefere coisas não pré-estabelecidas pelo o que exige o mercado. “Atlas” é realmente um abraço a criatividade artística. Confira!

Letra de “Atlas”

Folhas espalhadas
Estou segurando o céu, ele está longe
Buscando peças que possam salvar meu mundo do mal

Seguindo os anos
Carregando o peso de mãos pesadas
Quantas lágrimas e estrelas devem cair para curar meu coração?

Traduzido com o DeepL

Mário Quintana e sua complexa simplicidade em Caderno H

  CADERNO H: A COMPLEXA SIMPLICIDADE DE MARIO QUINTANA   Mario Quintana (1906-1994) foi um poeta gaúcho de constância poética.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Ancelmo: todas as rodagens iam em direção à arte

Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.E nasce o sol, e põe-se o sol,.

LEIA MAIS

“Pra não dizer que não falei das flores”, o hino contra a ditadura

  Dizer que a música “Pra não dizer que não falei das flores”, de Geraldo Vandré foi um hino contra.

LEIA MAIS

Conhecimento abre horizontes

Durante anos a ignorância era atribuída a falta de conhecimento e estudo. Mas não ter conhecimento ou estudo não é.

LEIA MAIS

Analice Uchôa: o vinco da arte nas dobras da realidade

Se acaso me tivessem dado o jugo e o poder de apontar a obra de um pintor naïf como um.

LEIA MAIS

Quem é Priscilla Pugliese, protagonista da premiada websérie “A Melhor Amiga da Noiva”?

Créditos: Lukkas Marques Formado em Cinema pela Faculdade Nu Espaço, Priscilla Pugliese é atriz, empresária e produtora, funções que exerce.

LEIA MAIS

Bossa Nova é homenageada pelo compositor islandês Ingvi Thor Kormaksson em single lançado pela banda

Islândia, 2025. É no norte europeu que ressoa a voz de uma brasileira com cidadania islandesa, Jussanam. Ela é uma.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

Goreth Caldas: um sistema de metáforas (das tantas esperas)

Entre os escaravelhos e o arbustodo peito frágil existemsegredos buscando alívioatravés de sussurros. Henriqueta Lisboa 1. Goreth Caldas (Caicó, 1958), embora.

LEIA MAIS