Revista Arte Brasileira Além da BR Nietzsche e outros filósofos nutrem inquietação do turco Jem no single e clipe “Icarus”
Além da BR

Nietzsche e outros filósofos nutrem inquietação do turco Jem no single e clipe “Icarus”

O cantor e compositor turco Jem é mais um ser humano banhado e impulsionado pelas ideias do filósofo prussiano Friedrich Wilhelm Nietzsche. Esta influência, somada à outros pensadores importantes, está expressa em citações indiretas no seu novo lançamento, o single “Icarus”.

“Gosto de mergulhar na filosofia por meio da leitura e da audição em meu tempo livre. As ideias de Nietzsche, em particular, costumam despertar perguntas dentro de mim, levando-me a buscar minhas próprias respostas. É por isso que você pode encontrar fragmentos de citações literais de pensadores influentes como ele, que moldou minha bússola moral. Em ‘Icarus’, eu queria explorar o desejo insaciável do espírito humano de voar além de seus limites. Como a figura mítica, somos atraídos para alcançar o sol, mesmo que isso signifique enfrentar as consequências.”, contou Jem em resposta à Arte Brasileira.

O artista continua sua linha de raciocínio. “Eu queria criar o som de ‘Ícaro’ e expressar uma mistura de sentimentos de desespero e arrogância. Essa música é uma ode às aspirações sem limites que nos levam a voar e descobrir as profundezas de nossas almas. […] Lembro-me de me ver assistindo ao vídeo de ‘Losing My Religion’ do R.E.M repetidamente. Algo sobre o desempenho de Michael Stipe está me comovendo. O empurrão de dizer muito, não dizer o suficiente e questionar a fé delicadamente me motivou a falar sobre minhas ruminações e perguntas sobre a fé.”

Esta mensagem é reforçada pelo videoclipe da música. Criado em parceria com amigos de Londres, da indústria criativa, o clipe teve o intuito de criar uma peça que exalasse um ambiente sonhador, teatral e filosófico. Jem menciona que, ao longo do vídeo, foram integrados aspectos emprestados de outro clipe, “Losing my religion”, da banda norte-americana R.E.M, com a proposta de aprimorar a expressão artística, uma vez que há laços entre ambas as músicas.

Por fim, Jem detalha a importância desta música para sua própria noção de humanidade. “A história de Ícaro é significativa para mim, pois vi amigos, especialmente homens, lutando contra a saúde mental. Apesar de fazer música, me abrir sobre as emoções também é um desafio para mim. Quero aumentar a conscientização sobre organizações como CalmZone e HelpmusiciansUk que me ajudaram em minha jornada. Lembre-se de que é essencial procurar amigos e fazer pausas nas pressões da vida. Conexões com pessoas são mais valiosas do que atividades materiais.”

“Icarus” é o sétimo single da carreira fonográfica solo de Jem, que, em 2022, também lançou seu EP de estreia, “Don’t Let Me Disappear”. Fica, por ora, a nossa mega indicação para você, caro leitor, curtir este banho de filosofia deste artista turco inquieto.

Jem - Icarus

Letra (Google Tradutor)

A fé é um mito, Deus está morto, você está livre
Cera metálica de abelhas
Todos trabalham mal
Sua mente está contando mentiras
Sonho com moscas sensuais
Estou perdendo o senso de confiança
Todos trabalham mal

Quem tem duas asas e pode voar de cima?

Ícaro, não chegue perto do sol
Você vai cair, você vai cair
Onde está a luz

Onde ele mais precisa
Eu vi Ícaro, arriscando tudo
E ele vai cair, ele vai cair

Fiança o ladrão, A verdade está morta , Você está livre

Porque todo mundo sangra
Todos vocês sabem disso

Sua mente está contando mentiras
Sonho com moscas sensuais

Estou perdendo o senso de confiança
Todos eles trabalham mal

Quem tem duas asas e pode voar de cima?
Ícaro, não chegue perto do sol
Você vai cair, você vai cair
Onde está a luz
Onde ele mais precisa
Eu vi Ícaro arriscando tudo
Ele vai cair, ele vai cair

Sair da versão mobile