19 de janeiro de 2025
Além da BR

Playlist “Além da BR” #231 – Sons do mundo que chegam até nós

Além da BR

Somos uma revista de arte nacional, sim! No entanto, em respeito à inúmeras e valiosas sugestões que recebemos de artistas de diversas partes do mundo, criamos uma playlist chamada “Além da BR”. Como uma forma de estende-la, nasceu essa publicação no site, que agora chega a sua 231ª edição. Neste espaço, iremos abordar alguns dos lançamentos mais interessantes que nos são apresentados.

Até o primeiro semestre de 2024 publicávamos também no formato de texto corrido, produzido pela redação da Arte Brasileira. Contudo, decidimos publicar apenas no formato minientrevista, em resposta aos pedidos de parte significativa dos nossos leitores.

Bird – “Amazing Grace” – (EUA)

Qual é a melhor sinopse deste lançamento? A melhor sinopse do lançamento da música “Amazing Grace”  são seus atributos inspiradores para o hino original da Igreja com o mesmo título que foi originalmente escrito por John Newton. Nossa versão reitera os temas de graça e redenção e atrai um público contemporâneo sem perder a autenticidade de suas origens. Apesar da natureza pecaminosa da humanidade, a Graça de Deus é e sempre será potente para salvar até mesmo um miserável como eu. Aí reside a esperança e a salvação de todos aqueles que a abraçam.

O que você transmite na letra e qual é a sua mensagem?Amazing Grace” nos lembra do sacrifício que nosso Senhor Jesus Cristo fez na cruz por toda a humanidade. A música encoraja qualquer um que abrace essa graça a entrar nesta grande sala de redenção e perdão onde todos nós alegremente irrompemos em louvor e adoração pela misericórdia e amor de Deus.

Quais artistas/bandas e movimentos musicais influenciaram essa música? Esta música foi influenciada pelos sons de lendas da música gospel, como Winans, Commissioned, Marvin Sapp, Take 6 e os estilos contemporâneos de Kirk Franklin.

Qual a relação desse lançamento com a cultura e a música americana? “Amazing Grace” adapta uma abordagem contemporânea à  produção que combina  sons gospel cristãos, ritmo e um toque de  jazz suave . Embora o contexto cultural dos escritores desta música esteja enraizado na África, seu fascínio pela música americana é evidente pela exibição de  arranjos harmoniosos complexos e estilos vocais de R&B,  dando à música um palco global para ganhar asas maiores. A mensagem  também se conecta com questões atuais na cultura pop e no tecido social da América, como a busca por respostas e alternativas em tempos perigosos de guerra, turbulência econômica, extremismo político e “cultura do cancelamento”. Ao mesmo tempo em que homenageia o significado duradouro do hino original,  a versão contemporânea de “Amazing Grace” também busca exibir uma atmosfera de excelência na produção musical, som e entrega vocal que ressoam bem com a cultura americana de excepcionalismo.

Por fim, quem é Bird? Bird junto com outros 2 jovens que acreditavam que um dia voariam por todo o mundo para compartilhar as boas novas do Reino de Deus através da palavra falada e melodias vocais. Eles fizeram isso com sucesso junto com outros 6 membros. Hoje, embora Bird não esteja se apresentando diretamente no palco, estamos selecionando nossa música e construindo o Legado  Bird é um grupo de música gospel originário de Uganda, África Oriental. Foi fundado em meados dos anos 90 por SL Kings inspirando artistas experientes e outros jovens que são escolhidos para recriar nossa música que escrevemos e cantamos, mas nunca gravamos em estúdio. Também produzimos remixes, bem como novas músicas. Nosso trabalho é cuidadosamente interpretado por meio de interpretações com o objetivo singular de preservar a verdadeira arte e essência da música. Buscamos demonstrar o processo de boa produção, som e entrega vocal. Também lembramos ao nosso público ao redor do mundo que a África também, especificamente Uganda, está cheia de músicos talentosos e cultos. Acreditamos que esta nobre obra será adotada por artistas da música contemporânea, tocada em rádios ao redor do mundo, apresentada em palcos pequenos e grandes, bem como em igrejas médias e grandes para inspirar, construir e transformar vidas ao redor do mundo.

Respostas Bird

Reagan Hudson – “Broken Pieces of My Heart” – (EUA)

Qual é a melhor sinopse para este lançamento? É principalmente uma história de desgosto e amor perdido.

O que a letra diz e qual é a mensagem? Elas são principalmente “I want you back baby”.

O que inspirou essa composição? Essa composição não foi inspirada por nenhum evento em particular. Eu tinha a melodia escrita por anos antes de colocar palavras nela. Eu estava me preparando para gravar o álbum House Arrest Ankle Bracelet e pensei que precisava terminar essa música e colocá-la no álbum.

Em termos musicais, o que inspirou o som da música? Acho que a música tem uma melodia única, especialmente com os solos de guitarra. Eu estava tocando guitarra um dia e a inventei, como eu disse antes, demorou anos para eu colocar palavras nela. Então, odeio decepcionar alguém, mas a música realmente não foi inspirada por nada, ela simplesmente aconteceu.

Quem é o artista Reagan Hudson e o que esse lançamento representa? Reagan é um criador de gado no oeste da Carolina do Norte, onde viveu e trabalhou a vida toda. A música representa apenas mais uma música única do álbum House Arrest Ankle Bracelet.

Respostas Reagan Hudson

Roger D’Arcy – “Torn And Tangled Banner” – (Reino Unido)

Que história ou mensagem você retrata na música? Esta música é uma observação do estado fragmentado da sociedade e da extrema divisão política nos EUA e oferece minha observação de forasteiro de que o mundo inteiro é afetado por suas decisões.

O que inspirou esta composição? A música é inspirada na situação descrita acima e na minha vontade de enviar uma mensagem na esperança de que as pessoas vejam como valores tão extremos podem nos prejudicar.

Em que gênero musical você define que essa música se enquadra e quais artistas/bandas são inspirações? A música tem toques de música country e rock acústico – muitas vezes me inspiro no trabalho de Jackson Browne, Neil Young e Leonard Cohen – enquanto essa música, ‘The Fiddle And The Drum’ de Joni Mitchell, vem repetidamente à minha cabeça.

Por que a escolha dessa foto para a capa do single?

A arte da capa é uma representação abstrata de uma faixa rasgada e fragmentada do Star Spangled.

Afinal, qual é a melhor descrição de Roger d’ Arcy ? Gosto de escrever sobre assuntos de pessoas e situações reais do mundo todo. Minhas raízes estão na música folk inglesa e americana, mas minhas produções musicais geralmente se inclinam para a música country – sempre luto para definir meu gênero. Não tenho preconceitos ao escrever e cada música ganha vida própria – muitas vezes fico surpreso com o resultado final.

Respostas Roger D’Arcy

ZCK! – “We Won’t End Well” – (Estados Unidos)

Qual é a melhor sinopse para este lançamento?We Won’t End Well” é uma música sobre o medo que nos permitimos consumir ao começar um novo relacionamento. Infelizmente, às vezes deixamos nosso passado ditar nosso futuro, fazendo com que as coisas acabem antes mesmo de começarem. O medo de ser magoado novamente é realmente a mensagem da música.

O que você canta na letra, o que os versos dizem? O primeiro verso dessa música é “Eu sei que um coração vai se partir no final”. Eu já estou entrando nesse novo relacionamento acreditando que vai acabar mal. Então eu continuo com “chegue até aqui, algo tem que ceder, trabalhe duro, nunca consiga seu desejo, todas as minhas cicatrizes vão te levar”. Estou com medo de que não importa o que eu faça ou o quanto eu tente, estamos destinados a falhar e que será por minha causa. Esses quatro versos preparam o cenário para a música inteira, descrevendo como eu acredito que não há nada que eu possa fazer para evitar me machucar repetidamente. Os versos são sobre como eu prefiro correr do que continuar me apaixonando, porque se eu me deixar aproximar de alguém, pior será se der errado. No refrão eu canto “Você será minha queda, cheia de emoção, assim como a última se afogou no oceano, não, não, não terminaremos, nós terminaremos”. É tudo sobre como estou permitindo que meus medos do meu relacionamento anterior influenciem este novo. Eu também queria que a música parecesse mais uma conversa que eu estava tendo com essa pessoa, onde eu estava falando sobre todas as minhas falhas e mostrando como eu penso demais em tudo. Eu também estava deixando-os saber que eu estou muito ciente dessa mentalidade pessimista que eu tenho.

Como você descreveria o som e a musicalidade desta música? Normalmente, costumo misturar gêneros por causa do meu tipo de vocal e do meu gosto musical. Realmente tenho muitas influências diferentes quando se trata do meu som. A música é emo e meio punk, mas também tem esse toque pop e folk do violão acústico que lhe dá uma vibração única. Quando se trata da produção dessa música, eu queria criar algo um pouco mais simplista do que já fiz em algumas das minhas outras músicas. Eu realmente queria tentar algo um pouco diferente. Continuei pensando que seria legal se fosse um violão acústico, mas como não toco violão, encontrei esse instrumental de um produtor chamado GAXILLIC e o alterei um pouco para parecer mais comigo.

Afinal, o que a arte da capa representa? Para a arte da capa, eu queria que ela refletisse a mensagem da música e como se eu continuasse com essa mentalidade que tenho, eu estaria sozinho. Eu queria manter tudo bem simples, então decidi que deveria ser só eu. Além disso, ter esse corpo d’água ao meu redor realmente se encaixava com o gancho da música.

Quem é ZCK !? Sou um artista do estado do Texas, nos EUA. Gosto muito de tentar coisas diferentes quando se trata de fazer música. Se ouço algo que gosto, mesmo que nunca tenha feito uma música assim antes, quero ver como posso fazer funcionar para mim e apenas me divertir com isso. Estou entrando nisso tentando me fazer feliz e amar o que faço, porque se não, qual é o sentido?

Respostas ZCK!

Crawford Mack – “Think About It” – (Reino Unido)

Você tem apenas três playlists para adicionar essa música. Quais gêneros musicais e temas você escolheria e por quê? Músicas de protesto, rock alternativo, freak folk, pop de câmara. Isso cobriria a maioria das inspirações de onde vem “Think About It”.

Que história essa música conta? Quando canto a faixa, estou adotando a persona de um magnata da mídia que sussurra nos ouvidos de políticos e celebridades, prometendo-lhes cobertura favorável com apenas as menores capturas…

Qual é sua fonte de inspiração para compor a música e as letras? No começo, escrevi a música como um diálogo entre Donald Trump e sua consciência antes dos tumultos no Capitólio de 6 de janeiro nos EUA. Eu meio que imaginei uma cena em que seu reflexo no espelho está cantando para ele dizendo que tudo ficará bem porque seus amigos influentes o apoiarão e seu culto à personalidade o protegerá da responsabilidade. Mas então comecei a questionar se isso torna o poder dominante aqueles que realmente controlam a mídia e o que eles pedem em troca, então comecei a mudar a narrativa para ficar entre aqueles que controlam a mídia e aqueles que são cobertos. Então, deixei a música de lado por um bom tempo enquanto trabalhava em outras faixas, mas os recentes tumultos no Reino Unido após uma série de desinformação de outras figuras políticas me levaram a querer dar minha opinião novamente.

Agora imagino uma espécie de festa de networking luxuosa, onde um certo magnata da mídia (não é difícil adivinhar quem) está tendo conversas semelhantes com uma figura política e, muito casualmente, está falando palavras muito parecidas com a letra da música.

No caso dessa música, eu queria tentar dar à faixa uma atmosfera sensual e tonta, e fazer com que o vocal despertasse a sensação de ser atraído para um arranjo secreto, e é por isso que no primeiro verso não há reverberação no vocal, enquanto todas as punhaladas estão bastante encharcadas dele.

Por que escolher esta fotografia como capa? Eu fiz a arte; comprei 11 jornais e decidi cortar as manchetes e criar um mundo feito do que eles imprimem para demonstrar o tipo de informação, comentário e opinião que eles carregam, e como isso afeta a maneira como vemos o mundo. Eu imprimi em 3D o modelo do petroleiro e pintei com spray um tanque de brinquedo do exército para colocar na imagem porque eles são símbolos das indústrias que são frequentemente servidas por uma mídia complacente e cúmplice devido à erosão do quarto poder.

E para encerrar, peço que você se apresente aos nossos leitores Eu sou Crawford Mack , um artista de Glasgow, na Escócia, estou dando continuidade ao meu álbum de estreia ‘Bread & Circuses‘ com mais lançamentos neste ano que vem. Tenho muita sorte que a música me levou por todo o mundo, me apaixonei e desapaixonei por lugares e pessoas enquanto coletava histórias e experiências. O resultado é uma música retrospectiva, política, sombria e, esperançosamente, edificante, misturando elementos de Indie Rock Jazz, Alternative Folk e Pop.

Respostas Crawford Mack

administrator
Fundador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Apaixonado pelo Brasil e por seus grandes artistas.