12 de junho de 2025

“A ideia é provocar uma reflexão sobre preconceito”, diz fotógrafo Eurivaldo Bezerra sobre a exposição REFLEXOS, que acontece no RJ

 

Quem somos nós além dos rótulos? Em um dos países onde mais se mata por motivos de discriminação social, racial e de gênero, a quebra de preconceitos é pauta na exposição, do fotógrafo Eurivaldo Bezerra. Em cartaz do dia 17 de outubro a 10 de dezembro, na Cidade das Artes, na Barra, a mostra gratuita vai contar com 40 fotografias de 20 personagens, trabalhando questões como libertação de estereótipos e exercício de empatia.

“Cor da pele, estatura, religião, orientação sexual, entre tantos outros, são fatores de exclusão social e violência praticados diariamente, mas que não deveriam sequer existir. Assim, decidi criar uma exposição onde provoco o questionamento sobre esses preconceitos, e nada melhor do que a fotografia para emocionar e inspirar”, explica Eurivaldo.

A exposição vai contar com a interação do público durante suas etapas de desenvolvimento. Na primeira sala, vão estar expostos 20 retratos em preto e branco, onde o personagem aparece com o rosto coberto, usando uma burca, e sua identidade não é revelada. Ao lado, é apresentada uma lista com traços da personalidade e preferências de cada um, os hobbies. Os visitantes, então, vão preencher uma cartela – recebida na entrada – para definir quais as pessoas que mais despertaram interesse com base nesses gostos pessoais, quem eles gostariam de conhecer. “O espectador, ao passar por cada fotografia, vai criar um vínculo de identificação pelos personagens, mas sem saber ao certo quem é esse indivíduo”, pontua o fotógrafo. 

Na segunda sala, vão estar expostos os retratos sem a cobertura e coloridos, mostrando as pessoas como realmente são, além das suas características, como cor da pele, orientação sexual, religião, profissão, etc. Entre os fotografados estão integrantes da comunidade LGBT, ex-traficante de drogas, anão, pessoas de diferentes religiões, empresários e até artistas como Eriberto Leão e Toz. “A ideia é provocar uma reflexão sobre preconceito. Ao se identificar com a personalidade de alguém e descobrir que ele pode ser totalmente diferente do que você é, como pode ser essa reação? Como o espectador vai digerir esse sentimento?”, questiona.

Durante os dias do evento, a mostra REFLEXOS vai oferecer palestras com formadores de opinião para a discussão de temas como preconceito, bullying e empatia. Um ciclo de palestras também vai ser ministrado para crianças de escolas públicas e abrigos da região, bem como um encontro destinado ao público LGBT. “O objetivo principal desse projeto é incentivar a criação do conceito antes do pré-conceito, estimular a empatia como agente transformador da sociedade”, finaliza o Eurivaldo.

 

Foto de Eurivaldo Bezerra

 

SERVIÇO

Data: De 17 de outubro a 10 de dezembro de 2018;
Local: Cidade das Artes / Av. das Américas, 5300 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro;
Horário: 18h a abertura, palestra às 19:30h, e encerramento às 23h. Posteriormente, nos horários da CDA – Terça a domingo das 10 às 18h
Entrada gratuita.

 

(Texto da assessoria de imprensa)

 

 

 

 

Newsletter

O Ventania e suas ventanias – A irreverência do hippie

(Todas as imagens são reproduções de arquivos da internet) A ventania derruba árvores, derruba telhas, derruba vidas. Mas a verdade.

LEIA MAIS

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase.

LEIA MAIS

Literatura: uma viagem literária (Clarisse da Costa)

Em se tratando de literatura posso dizer que ela é assim como a vida, uma caixinha de surpresas. A literatura.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

O Som do Passado: Como os Equipamentos Vintage Estão Reconectando Gerações

Mais pessoas, a cada dia, vão além de um breve lazer em ambientes que fazem da viagem no tempo sua.

LEIA MAIS

EUA, a esperança do mundo? Artista português diz que sim em depoimento sobre sua música

Fritz Kahn and The Miracles é um projeto musical de um artista português. Sua discografia é extensa, embora tenha sido.

LEIA MAIS

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos. Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma.

LEIA MAIS

RESENHA: Curta “Os Filmes Que Eu Não Fiz” (parte 1)

Este artigo é dividido em três partes. Esta é a primeira, intitulada por seu resenhista Tiago Santos Souza como “EU”,.

LEIA MAIS

Autor publica livro de fantasia sobre a 3ª Guerra Mundial na América do Sul

O autor brasileiro Pedro Reis, publicou ano passado, um livro de fantasia e ficção científica, onde a ideia de uma.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS