3 de outubro de 2026

A vida em vinil: uma reflexão filosófica sobre a jornada da existência

A vida, assim como um disco de vinil, é uma espiral contínua de experiências e aprendizados, em que cada fase e cada pausa entre as músicas trazem novas percepções.

O Lado A representa nossa juventude, repleta de energia e descoberta, onde as “primeiras vezes” moldam nossa visão de mundo. Cada faixa é uma vivência única e as pausas entre elas são momentos de reflexão, onde o silêncio permite digerir o que vivemos e nos prepara para o que virá.

As pausas também simbolizam os desafios e os lutos, períodos em que somos obrigados a nos ouvir e, assim, crescemos. À medida que o disco é virado para o Lado B, adentramos a fase da maturidade, onde a intensidade dá lugar à profundidade e introspecção.

As músicas ganham tons mais densos, refletindo o amadurecimento, os sonhos realizados e as perdas que fazem parte do caminho. Esse lado da vida nos ensina a abraçar cada nota, inclusive as dissonantes, e a encontrar beleza na composição como um todo.

A agulha da vitrola, que toca e revive cada faixa, é como nossa memória, que ao acessar o passado traz de volta cada acorde, cada emoção, e permite que revisitemos nossa história com a clareza de quem já viveu. Esse ato de relembrar nos ensina que a vida não é um simples acúmulo de experiências, mas um conjunto harmonioso, onde o presente é moldado por tudo o que já foi sentido.

Assim como um vinil precisa ser cuidado para tocar com nitidez, nossa vida também requer atenção, respeito e amor próprio. As faixas ocultas no final do disco representam as surpresas tardias e os momentos de alegria inesperada, aqueles que surgem mesmo quando acreditamos que tudo já foi vivido.

No fim, o vinil continua girando, mesmo após a música cessar, deixando um silêncio que nos convida a refletir sobre a jornada como um todo. Que possamos escutar a nossa vida como escutamos um disco favorito: com atenção e gratidão, reverenciando tanto as melodias quanto os silêncios entre elas.

Nossa memória, como uma agulha sensível, trará de volta as canções mais preciosas, para que possamos revivê-las e encontrar nelas novas lições.

Texto de Fredi Jon

(Acompanhe outras historias no site www.serenataecia.com.br e no youtube como MINUTO SERENATA)

CAPA DA PUBLICAÇÃO: Grupo Serenata & Cia – Crédito: Agencia Super close

Geometria e metalinguagem em Marieta Lima

  A pintora Marieta Lima estudou geometria e desenho acadêmico com irmã Inês, no antigo Colégio das Freiras. Tendo, posteriormente,.

LEIA MAIS

O disco que lançou Zé Ramalho

Zé Ramalho sempre foi esse mistério todo. Este misticismo começou a fazer sucesso no primeiro disco solo do compositor nordestino,.

LEIA MAIS

O folk voz e violão de Diego Schaun no EP “Durante Este Tempo

Quatro canções formam o novo EP do baiano Diego Schaun, cantor e compositor de música folk que estreou nas plataformas.

LEIA MAIS

Curso Completo de História da Arte

Se você está pesquisando por algum curso sobre história da arte, chegou no lugar certo! Aqui nós te apresentaremos o.

LEIA MAIS

Como nasce uma produção musical? O caso de “Lord Have Mercy” diz que vai além

O cantor e compositor norte-americano Michael On Fire tem em “Lord Have Mercy” um de seus hinos mais potentes. Michael.

LEIA MAIS

Kelline Lima: linhas sinuosas e orgânicas como arquétipos do feminino

O  coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate. Provérbios, 15:13 1. Kelline Lima.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS

Livro de Autoajuda

Nem todas as pessoas que escrevem livros de Autoajuda conseguiram resolver seus próprios problemas, mas sempre tem a fórmula mágica.

LEIA MAIS

Literatura: uma viagem literária (Clarisse da Costa)

Em se tratando de literatura posso dizer que ela é assim como a vida, uma caixinha de surpresas. A literatura.

LEIA MAIS