9 de junho de 2026

Arte Brasileira lança a coluna “Ler para se manter vivo”, de Kaique Kelvin

 A arte move o mundo e com ele a gente vai aguçando a criatividade, falar sobre as artes é uma forma de manter-se vivo. Vivo para a própria vida!

A literatura brasileira é rica em histórias e por vezes essas histórias se entrelaçam com o audiovisual, o cinema está presente em nossa cultura. Pensando no clássico “O Auto da Compadecida”, obra teatral de Ariano Suassuna e que mais tarde apareceu também no cinema e outras produções mais recentes, a literatura e o cinema cada vez mais marcam seu espaço.

Hoje é possível encontrar, em streamings famosos, muitas produções brasileiras e isso é ótimo!

Cultura, literatura e cinema são os focos da coluna “Ler para se manter vivo”, uma mistura que envolve tudo desse mundo mágico de contar histórias.

SOBRE O COLUNISTA KAIQUE KELVIN

Kaique Kelvin Gomes é paulista, com ares de cidade do interior, desde cedo já escolheu qual caminho seguiria, professor e escritor. Tudo começou ainda na escola, quando ele se deparou com a literatura portuguesa e brasileira, a arte da escrita conquistou o jovem leitor e despertou a vontade de escrever e criar histórias. Mas foi por meio do incentivo de sua professora de Língua Portuguesa e Literatura que o primeiro poema que escreveu se transformou em livro.

Logo em seguida, após o ensino médio, já ingressou no curso de Licenciatura em História e hoje atua como professor em escola pública.

Autor dos livros “Chão Ventoso” publicado de forma independente em 2014, com poemas que escreveu na escola, “Céu de Estrelas e um pouco Apaixonado” publicado pela Editora Multifoco em 2018, um livro que mistura poemas e crônicas de amor e sentimentalidade e “Felicidade pra quê te Quero?” publicado pela Chiado Books, no Brasil e Portugal em 2021, nesse livro o tema “felicidade” é destaque, com suas crônicas e poemas conhecemos história que falam de felicidade. Aos sábados comanda um programa de Música Popular Brasileira (MPB) no Rádio FM.

Já participou de concursos literários como o Mapa Cultural Paulista na modalidade literatura, da Antologia Palavra é Arte e de duas edições da Antologia Brasileira Contemporânea “Além da Terra Além do Céu”.

Hoje, por amor ao que gosta, se arrisca a falar de literatura!

Newsletter

O folk voz e violão de Diego Schaun no EP “Durante Este Tempo

Quatro canções formam o novo EP do baiano Diego Schaun, cantor e compositor de música folk que estreou nas plataformas.

LEIA MAIS

Filme nacional que arrecadou mais de R$ 19 milhões, “Lisbela e o Prisioneiro” foi lançado

No dia 22 de agosto de 2003, ia aos cinemas “Lisbela e o Prisioneiro”. Aposto que não sabiam, mas estavam.

LEIA MAIS

Mário Rasec: a celebração das coisas simples

 Por eso, muchacho, no partas ahora soñando el regressoQue el amor es simpleY a las cosas simplesLas devora el tempoCesar.

LEIA MAIS

FAROL DE HISTÓRIAS – Projeto audiovisual que aproxima crianças da leitura

Para Michelle Peixoto e Vinícius Mazzon, a literatura tem seu jeito mágico, prático e divertido de chegar às crianças brasileiras..

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

Se eu gritar, ninguém vai me ouvir – lançando música em 2024

A Revista Arte Brasileira me convidou para compartilhar a experiência de lançar meu primeiro álbum, o independente “Falha Luz”, que.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Conversa Ribeira e seu Brasil profundo

Três artistas de cidades interioranas, Andrea dos Guimarães (voz), Daniel Muller (piano e acordeão) e João Paulo Amaral (viola caipira.

LEIA MAIS

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

Entre a sinestesia e a sistematização, Zé Ibarra se consolida como voz de sua geração

PERFIL ⭐️ Em meio a exuberante flora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Zé Ibarra comenta com fluidez e.

LEIA MAIS