13 de janeiro de 2026

Poema e poesia, existe diferença?

Em 21 de março é comemorado o Dia Mundial da Poesia, data pela qual podemos pensar a poesia na contemporaneidade. Será que existem brasileiros que ainda gostam e apreciam o poema e a poesia? Dois elementos tão importantes da literatura e cultura, que por muitas vezes acabam se confundindo e se entrelaçando, a poesia e o poema estão bem próximos.

Poesia

Para a poetisa Ana Maria Galdino, autora de 8 livros de poemas, a poesia tem um quê de sentimentalidade e significado “gosto da definição de Fernando Pessoa, é que a poesia é espanto, admiração, como de um ser tombado dos céus, a tomar plena consciência de sua queda, atônito diante das coisas.” E vai mais além, para ela a poesia está em tudo, na terra e no mar, nas margens e nos rios, em tudo!

Ana também comenta que acha fundamental que a poesia esteja presente em diferentes espaços “acho muito importante trabalhar poesia na escola, desde os primeiros anos, também em bibliotecas, recitais, feiras, praças, programas de rádio e TV, enfim, em todos os lugares há espaço para a poesia. Até culinária com poesia dá pra fazer”, completa.

Entrando nessa linha de que a poesia deve ocupar espaços, é importante que esse tipo de literatura seja cada vez mais reconhecido. Sim, existe diferença entre poema e poesia. Por exemplo: a poesia vai mais além da esfera literária, ela está presente em outros elementos artísticos. A expressão de significados é uma marca da poesia, seja através de sentimentos, rimas, ritmos, metáforas. Todo esse amaranhado de coisas vai gerar um sentimento a quem entra em contato com ela. Para além disso, pode-se tornar uma obra de arte, uma escultura, objeto, música. Poesia é produção artística.

Poema

O poema é literatura, ele segue características próprias, um formato defino, sempre usando palavras, versos, estrofes e geralmente rima. Poema é literatura, repito! Mas também é poesia, pois constitui esse gênero.

E se pensarmos a poesia contemporânea, existem exemplos a citar? Claro que sim, pode até parecer que não, mas a poesia está viva atualmente, a exemplo disso, temos um poeta que conquistou o Brasil nos últimos anos com sua apresentação semanal em um programa de TV. Bráulio Bessa parece elucidar caminhos para que mais pessoas conheçam a poesia, mas ele não é o único, lembra-se dos fenômenos dos poetas das redes sociais? Como:  Akapoeta, Lucão, o perfil textos cruéis de mais, que posteriormente se transformou em livro e muitos outros, vendendo milhares de livros pelo Brasil.

Realmente, toda essa forma nova de apresentar a poesia é fundamental para que ela se torne cada vez mais popular e caia de vez no gosto do brasileiro.

A invisibilidade da mulher com deficiência física (por Clarisse da Costa)

Eu amei o tema da redação da prova do ENEM de 2023: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho.

LEIA MAIS

[RESENHA] “Machado de Assis, Capitu e Bentinho”, de Kaique Kelvin

Que Machado de Assis se tornou um clássico escritor da literatura brasileira todos sabemos, mas uma dúvida que segue sem.

LEIA MAIS

A conexão musical entre Portugal e Brasil, contada pela siberiana Svetlana Bakushina

Artigo escrito por Svetlana Bakushina com exclusividade para Arte BrasileiraPortugal, agosto de 2024 Nasci e cresci na Sibéria, onde a.

LEIA MAIS

Silvio Brito e sua utópica Terra dos Sonhos

Silvio Brito, compositor, cantor e instrumentista, iniciou sua carreira muito cedo, aos 6 anos de idade. Seu primeiro show reuniu.

LEIA MAIS

Certamente, esse filme é um dos mais atrapalhados que eu já vi (Crítica de Matheus

Ontem fui dormir cedo, e não sei porque acabei perdendo totalmente o sono quando acordei as 2 horas da madrugada..

LEIA MAIS

Dione Caldas: transversais no tempo e no espaço

Olhos acesos sobre o mundoo que não dorme desconhecea sua própria efígie. Henriqueta Lisboa 1.Dione Caldas nasceu em Natal (15.05.1964)..

LEIA MAIS

Bethânia só sabe amar direito e Almério também (Crítica de Fernanda Lucena sobre o single

O mundo acaba de ser presenteado com uma obra que, sem dúvidas, nasceu para ser eterna na história da música.

LEIA MAIS

O Som do Passado: Como os Equipamentos Vintage Estão Reconectando Gerações

Mais pessoas, a cada dia, vão além de um breve lazer em ambientes que fazem da viagem no tempo sua.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

Paz, Festa e Legado: Cem anos de Dona Amélia

Era uma noite de dezembro em São Paulo, dessas que misturam o frescor do verão com o brilho das luzes.

LEIA MAIS