18 de abril de 2025

CRÍTICA DE CINEMA – “Signo da Cidade” – de Andrea Costa

Signo da Cidade (2007) – Andrea Costa

 

o_signo_da_cidade_2007_gO filme mostra as muitas faces de São Paulo, pessoas com historias distintas, mas que estão interligadas de alguma forma.

Teca (Bruna Lombardi) faz o elo entre cada personagem, ela é astróloga e radialista, comanda um programa que vai ao “ar”  de madrugada chamado “O signo da cidade”, o que possibilita ao ouvinte ligar e expor a própria vida; os que telefonam contam histórias tristes, desabafos, agradecimentos, outros por vezes apenas, querem conversar para fugir minimamente da solidão e do vazio que a calada da noite traz.

Cada personagem com a própria dor de existir, buscando resistir em São Paulo a “selva de pedra”. Cada história é única…“Teca acaba de reencontrar seu pai, que a abandonou quando era criança e agora está na cama de um hospital. O programa é produzido por Mônica, que está sempre tentando ser esperta. O assistente, Biô, só quer ser feliz com sua namorada, a travesti Josi. Gil acaba de se mudar para o prédio da astróloga com sua mulher, Lydia, que para o marido se faz de vitima enquanto procura aventuras amorosas fora de casa. Já Gabriel, faz tudo para a felicidade de sua mãe.” (guiadasemana).

O Signo da cidade é envolvente com uma trilha sonora que por momentos é ‘poeticamente prazerosa, em  outros,  poeticamente dolorosa’. Com uma fotografia soturna o filme vai ganhando contornos ‘emocionais’ convidando a quem está assistindo à uma reflexão e se essa foi a intenção dos diretores (?) conseguiram realizar o intento, é como se dissesse: “Essa é a vida de todos nós”.

 

Direção: Carlos Alberto Riccelli

Roteiro : Bruna Lombardi

 

Dos livros às telas de cinema

Não é de hoje que muitas histórias de livros despertam desejos cinematográficos, algumas dessas histórias ao pararem nos cinemas até.

LEIA MAIS

A literatura feminina e os seus desafios

LITERATURA FEMININA: Eu fiquei sem escrever algo concreto por dois meses. Um bloqueio talvez ocasionado pelo meu anseio por coisas.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #6 – O rock underground da banda Seu Juvenal e o indie rock

1º Convidado A banda Seu Juvenal é de rock underground, formada em Minas Gerais, e oficializada em 1997, ao gravar.

LEIA MAIS

“Minha jornada musical entre o Brasil e a Alemanha” – Um relato de Juliana Blumenschein

Sou Juliana Blumenschein, cantautora alemã-brasileira, nascida em 1992 em Freiburg, no sul da Alemanha. Filha de brasileiros de Goiânia, meus pais migraram.

LEIA MAIS

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

Por que os artistas gospels fazem lançamentos com playbacks?

É comum (e até tradicional) que artistas da música gospel realizem lançamentos acompanhados de playback, uma faixa a mais sem.

LEIA MAIS

Os Excluídos da Educação no Brasil

Pensando em muitos fatores relevantes no Brasil, exclusão, desigualdade social, discriminação e a privação da cidadania é que venho escrever.

LEIA MAIS

As várias versões da “Balada do Louco”

No documentário “Loki – Arnaldo Baptista” (2008), o ex-mutantes Arnaldo Baptista é definido como “a própria personificação” do eu lírico.

LEIA MAIS

Comentários sobre “Saneamento Básico, O Filme”

Dialogo do filme: Figurante #1 -Olha quem vem lá!! Figurante #2 – Quem? Figurante #1 – É A Silene! Figurante.

LEIA MAIS