18 de março de 2025

“Potência Mulher” de Bárbara Penido será lançado nesta sexta-feira (14)

A mulher e seus ciclos, mistérios e complexidade é o que há de mais sagrado na nova música da cantora e compositora mineira Bárbara Penido que será lançada nas plataformas nesse 14 de março. Calorosa e mística, a música “Potência Mulher” também foi disponibilizada em videoclipe. Com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Prefeitura de Contagem-MG, o audiovisual tem acessibilidade garantida: audiodescrição e legendas.

Bárbara conta que “Potência Mulher” teve como ponto de partida, ainda que sem saber, o mês de março de 2023, quando vivia um período intenso de irritação e improdutividade. “Mas acordei um dia e me senti ótima, sem algum motivo aparente. Depois percebi que tinha relação com a fase do meu ciclo menstrual”.

“Eu estava em um daqueles dias no mês que, se nós mulheres estivermos bem conectadas com nossa natureza, estamos em uma energia de criação, expansão e fluidez, a fase folicular do ciclo, muitas vezes comparada à primavera, à lua crescente e ao arquétipo da donzela. Então escrevi a letra, algum tempo depois voltei e criei uma melodia.”, mas somente dois anos depois, Bárbara Penido sentiu estar pronta pra lança-la, iniciando a produção musical com o produtor e instrumentista César Lima.

Os versos são aquilo que vem com a percepção de Bárbara relatada anteriormente. “A letra fala sobre o feminino cíclico, complexo e misterioso. Faz referência à lua crescente, à primavera, a temperos termogênicos, aos ciclos femininos e ao arquétipo mitológico da donzela.”, pontuou ela.

Em outras palavras, a artista descreve o processo de conexão com o feminino e o desfrutar de ser mulher. E essa vitalidade se encontra com uma sonoridade sensual, um pop contemporâneo com nuances do blues e, em um trecho específico, com a presença da batida de funk brasileiro. “As artistas pop contemporâneas no Brasil que se aproximam desse trabalho são Jade Baraldo, Carol Biazin, Marina Sena e Luísa Sonza. Mas também citaria outras grandes influências que meus trabalhos sempre tem: Rita Lee, Pitty, Sandy, Marisa Monte e Gal Costa.”

Após uma semana do lançamento, “Potência Mulher” será tema de um show de Bárbara Penido em Belo Horizonte, capital mineira. O espetáculo terá canções autorais, inclusive inéditas, uma performance de uma bailarina representando “Potência Mulher”, e tributos às mulheres da música brasileira. Até o final do ano, “Potência Mulher” será lançada em três novos formatos: acústica, remix e ao vivo. Bárbara ainda finalizará o ano com o lançamento do seu primeiro EP.

Faça o pre-save de “Potência Mulher”

Sobre Bárbara Penido

Bárbara Penido é mineira e tem 35 anos e iniciou profissionalmente na música aos 28 anos. Atualmente, é professora de canto, se apresenta no formato voz e violão em bares e eventos, é vocalista da banda de rock Notredame, e no carnaval de BH canta nos blocos Turu Turu e Bloco and Roll. Também é produtora cultural, com quatro projetos próprios aprovados em editais. Como cantora e compositora solo, Bárbara tem quatro singles (2020-2025), que, juntos, totalizam mais de 100 mil plays nos streamings. As principais referências para a artista são Clube da Esquina, Rita Lee, Sandy, Pitty, Marisa Monte e Gal Costa.

Ficha técnica

Composição letra e música: Bárbara Penido

Voz: Bárbara Penido

Produção musical, arranjos e instrumentos: César Lima

Produção de vídeo: Gilberto Goulart

Capa e fotos de divulgação: Crédito Dani Romano _ Divulgação

Siga Bárbara Penido

InstagramSpotifyYoutube

Curador Mario Gioia reflete a importância do artista visual Octávio Araújo

(Crédito: Olney Krüse) Os casos ainda muito vivos de racismo – como por exemplo, o que envolveu o norte americano.

LEIA MAIS

Vá e Veja ou Mate Hitler

Falas do filme: Homem #1: “Você é um otimista desesperado.” Homem #2: “Ele deveria ser curado disso.” Eu particularmente considero.

LEIA MAIS

Música Machista Popular Brasileira?

A música, diz a lógica, é um retrato da realidade de um povo. É expressão de sentimentos de um compositor,.

LEIA MAIS

CONTO – “Luen: Na completa escuridão” (Samuel da Costa)

Alika, não sabia o que dizer, nem o que fazer, paralisada ela passou a prestar atenção, na figura abissal, que.

LEIA MAIS

“Minha jornada musical entre o Brasil e a Alemanha” – Um relato de Juliana Blumenschein

Sou Juliana Blumenschein, cantautora alemã-brasileira, nascida em 1992 em Freiburg, no sul da Alemanha. Filha de brasileiros de Goiânia, meus pais migraram.

LEIA MAIS

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

Historiadora lança minicurso gratuito sobre a história da arte, com vídeos curtos e descomplicados

(Divulgação) Aline Pascholati é artista visual e historiadora da arte diplomada pela Sorbonne (Paris, França) e trabalha há mais de.

LEIA MAIS

Gabriel Gabrera e sua aliança com o blues

O mineiro Gabriel Gabrera é de afinidade indiscutível com o blues, gênero musical que conheceu muito novo, e nele permanece.

LEIA MAIS

Maringa Borgert guia passeio pela história, cultura e artes do Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul é um estado independente e unidade da Federação desde o final dos anos 1970 quando.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #8 – Do rock “No é No” de Giovanna Moraes ao “golpe emocional”

1ª Convidada Giovanna Moraes é uma cantora e compositora de rock. Ela iniciou sua carreira fonográfica em 2017 com o.

LEIA MAIS