3 de setembro de 2026

CONTO: O Genro Perfeito e o Estudante de Direito (Gil Silva Freires)

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – bradava seo Germano, aos quatro ventos.

Italianíssimo, não havia desfrutado da mesma sorte que seus patrícios. Não montara cantina, padaria, sequer quitanda. Tudo o que conseguiu obter no Brasil, depois de anos e anos de negócios mal-feitos, foi aquela porcaria de oficina para conserto de sapatos.

Mas seo Germano não pensava em terminar a vida como um simples sapateiro. E como tinha uma filha lindíssima, era exigência fechada que ela se casasse com um homem de posses.

– Isso mesmo, minha filha – dona Antonieta apoiava. – Não faça como eu, que se casou com um italiano pobretão.

Aconteceu que Giovanna apareceu em casa com um namorado que deixou seo Germano pasmo. Era cabeludo, fala mansa de maconheiro e vestido com roupas extravagantes. Estavam apaixonados e pretendiam se casar.

Seo Germano ficou furibundo e repetiu que filha dele não se casava com um maluco de jeans rasgados e argola na orelha. A filha já estava decidida e disse que estava decidida e que se casariam mesmo sem a benção paterna. Seo Germano, antes mesmo que o rapaz tivesse oportunidade de se apresentar, botou ele pra fora aos safanões e expulsou a filha de casa.

– Pode casar, mas não é mais minha filha!

A filha preferiu ir embora com o noivo. Dona Antonieta não fez caso e disse pro marido que ele estava fazendo tudo de cabeça quente e ia se arrepender. Mas seo Germano foi irredutível e proibiu que o nome da filha fosse mencionado dali por diante.

O casamento foi marcado pra duas semanas depois, mas seo Germano estava decidido a impedir a de qualquer maneira que a filha se casasse com um vagabundo. Descobriu onde era a igreja e foi até lá, disposto a acabar com tudo.

Foi entrando igreja adentro, aproximou-se do altar e meteu um balaço no peito do noivo. O tiro pegou no coração. Morte instantânea.

– Filha minha não casa com pé-de-chinelo! – gritava seo Germano enquanto era contido e desarmado.

Mas o noivo não era um pé-de-chinelo. O cabeludo era, na verdade, advogado quase formado, filho de um dos juristas mais renomados de São Paulo e apenas praticava surf nas horas vagas.

Naquele dia, pouco depois de seo Germano sair com a arma na cintura, uma limusine, mandada pelo futuro genro, tinha ido apanhá-lo na porta de casa.

Escrito por Gil Silva Freires no dia 22 de dezembro de 1994.

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS

“DO MEU LADO” – Curta de 2014 dirigido por Tarcísio Lara Puiati

Eu descobre esse cura por acaso mas recomendações do YouTube. Acredito que por conta do meu interesse em curtas metragens.

LEIA MAIS

“Repousa”, o R&B sensual de ÀRT e Vini Del Rio

Os cantores e compositores cariocas ÀRT e Vini Del Rio se unem no single “Repousa”, um sensual R&B. Amigos de.

LEIA MAIS

CONTO: Os Bicos de Gás e o Cigarro King Size (Gil Silva Freires)

Maldita família. Malditos papai-mamãe-titia, como diziam os Titãs. Kleber era fã incondicional dos Titãs e a proibição paterna de assistir.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Loury Alverga: caligrafias do simples e do silêncio

Morreu a solidão aquela vezou nasci eu de minha solidão? Pablo Neruda 1. Ao nos debruçarmos sobre a trajetória de.

LEIA MAIS

A bossa elegante e original do jovem Will Santt

No período escolar do ensino médio, nasceu o princípio do pseudônimo “Wll Santt”. As roupas retrô e o cabelo black.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Como era trabalhar na MTV? (com Perdido)

Nos anos 1990 e 2000, a MTV Brasil, emissora aberta de radiodifusão, não era nada comum para o padrão da.

LEIA MAIS

Maria do Santíssimo e o seu caleidoscópio das coisas modestas

O  tempo farejou a fábulacontaminou-a. Projetou-atalhada à sua própria imagem.                 Henriqueta Lisboa 1. Maria Antônia do Santíssimo (São Vicente, 1890-1986).

LEIA MAIS

Rock Popular Brasileiro, Edson Souza?

Baião com rock foi uma investida polêmica de Raul Seixas, entre outras misturas. Apesar disso, o cantor e compositor baiano.

LEIA MAIS