16 de março de 2025

Cantora Malu Rocha abraça Tom Jobim em releituras de clássicos do compositor carioca

 

Tom Jobim e cinema. Tudo a ver! É isso e muito mais que a cantora Malu Rocha quis explorar em seu novo EP, intitulado “Nas Trilhas do Tom”, composto por cinco faixas e produzido pelo premiado guitarrista argentino Victor Biglione.

Com muito brilho, Malu entrega releituras de canções que fazem parte das 250 pérolas de Jobim que serviram de trilha sonora em diversas e variadas obras audiovisuais. Daí a explicação do nome do EP.

 

 

PESQUISANDO JOBIM

O trabalho lançado no mês passado, data que marcou os 25 anos da morte de Tom Jobim, é a sequência de uma profunda pesquisa de Malu por entre a vasta obra e vida do compositor carioca.

Essa pesquisa enquadra os projetos “O Tom da Natureza” e “O Tom da Mulher”, e o bem recebido clipe “Por causa de você”. O produtor do presente EP, é outro que teve o encanto de cair novamente nos braços musicais de Jobim, quando aos apenas 18 anos, conheceu seu repertório e sonoridade.

“O tema é vastíssimo. Fala-se em até 250 filmes com músicas do Tom. Então é preciso fazer uma distinção: trilhas que foram criadas por ele especialmente para determinada obra, filmes criados com as músicas dele como tema, filmes sobre o Tom e sua obra e filmes que utilizaram músicas que já existiam anteriormente.”, explica a cantora Malu Rocha.

Ela continua: “Fiquei entre os dois primeiros e escolhi entre as obras com que eu e o arranjador já tínhamos mais afinidade, que mais representassem a variedade do universo sonoro das composições do Maestro Soberano, provando que vão muito além da Bossa Nova.”

 

SOBRE MALU ROCHA

Em 1981, Malu Rocha iniciou suas primeiras aulas de canto, o que pouco mais tarde, a tornou uma linda e suave voz da MPB. Com adolescência recheada de boas músicas e participações, Malu dividiu palcos com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil e Roberto Menescal, e entre outros.

Foi no início dos anos 90, que Malu apresentou sua primeira gravação, e três anos depois, fez apresentações internacionais, em Barcelona e Lisboa. Devido a maternidade e o desenvolvimento de seu próprio método de ensino de canto, ela se fastou por um período, dos palcos.

Malu homenageou em 2000, o repertório de Elis Regina, na qual até mesmo do mutante Sérgio Dias, recebeu elogios. Em euforia e inspirações, no mesmo ano, Malu resgata o cancioneiro de cantoras e compositoras nacionais em álbum, fruto do show “Meninas do Brasil”.

Dois anos mais tarde, já radicada no interior do Rio de Janeiro, o show “O Tom da Natureza” a traz Jobim para mais perto. Com o aval do IBAMA e do filho e irmã de Tom Jobim, vive mais de 50 calorosas apresentações. Em 2004, é a vez de Chico Buarque ser homenageado, no show “As Faces de Chico”. No próximo ano, além de Chico, Caetano Veloso é homenageado o show “Samba e Amor”.

Em “Nas Trilhas do Tom”, Malu Rocha crava uma nova história na sua trajetória artística.

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE!

A história por trás das canções de Tom Jobim

 

]

 

 

 

 

Historiadora lança minicurso gratuito sobre a história da arte, com vídeos curtos e descomplicados

(Divulgação) Aline Pascholati é artista visual e historiadora da arte diplomada pela Sorbonne (Paris, França) e trabalha há mais de.

LEIA MAIS

As tradições culturais do Pará e de Minas Gerais se encontram na banda Tutu com

Bruna Brandão / Divulgação Apesar do disco de estreia ter sido lançado em novembro de 2021, a banda Tutu com.

LEIA MAIS

LIVE BRASILEIRA #13 – As raízes afro-brasileiras de Marqô e o pop-trap do jovem Yosh#

No dia 29 de setembro de 2022, o jornalista Matheus Luzi conversou com os cantores e compositores Marqô e Yosh#..

LEIA MAIS

A Arte Não Precisa de Justificativa – Ep.1 do podcast “Mosaico Cristológico”

Neste episódio falamos sobre a obra de Hans. R. Rookmaaker – A Arte Não Precisa de Justificativa – e a.

LEIA MAIS

Lupa na Canção #edição21

Muitas sugestões musicais chegam até nós, mas nem todas estarão aqui. Esta é uma lista de novidades mensais, com músicas.

LEIA MAIS

É tempo de celebrar o folclore brasileiro (Luiz Neves Castro)

FOLCLORE BRASILEIRO – Em agosto, comemoramos o Mês do Folclore no Brasil com a passagem do Dia do Folclore em.

LEIA MAIS

Curta a Festa Junina ao som de “Arraiá da Aydê”

A festa junina originou-se antes mesmo da Idade Média, há séculos. No Brasil, foi trazida pelos portugueses ainda no Brasil.

LEIA MAIS

“O único assassinato de Cazuza” (Conto de Lima Barreto)

HILDEGARDO BRANDÂO, conhecido familiarmente por Cazuza, tinha chegado aos seus cinqüenta anos e poucos, desesperançado; mas não desesperado. Depois de.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

CONTO: O Desengano do Rock Star Paulistano (Gil Silva Freires)

Tinha uma guitarra elétrica, canções e sonhos na cabeça. A paixão de Alécio pelo rock and roll era coisa herdada.

LEIA MAIS