5 de setembro de 2026

TEATRO/RJ: Personagem de William Shakespeare atravessa os séculos e chega ao Brasil contemporâneo

Inspirado na famosa personagem de Shakespeare, monólogo criado e interpretado por Cristina Mayrink aborda com humor sarcástico questões atemporais da condição humana em temporada de 6 a 27 de julho

Como seria se Lady Macbeth, personagem icônica criada pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, atravessasse os séculos e aportasse antropofagicamente no Brasil contemporâneo? Esse é ponto de partida de “O Som e a Fúria de Lady Macbeth”, comédia que retorna aos palcos em curta temporada no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, de 6 a 27 de julho, às quintas-feiras, a partir das 21h.

Com direção de Diogo Camargos, o monólogo aborda com humor sarcástico e debochado questões essenciais da nossa condição humana, como poder, ambição desmedida e maldade. Trata-se do primeiro texto da atriz e produtora Cristina Mayrink, que encarna a vilã tragicômica agregando uma multiplicidade de signos, metáforas e símbolos que se entremeiam como num autêntico quebra-cabeça de infinitas possibilidades. Na sua verborragia e barroquice, ela escancara suas verdades e dialoga com seus fantasmas, confrontando o público com suas ambiguidades: “O belo é podre e o podre é belo”.  

– A peça mistura a fúria de Zé Celso e Antônio Abujamra com as aspirações anarquistas de Antonin Artaud e pigmentos de Tom Stoppard. A temática é universal e atemporal, ajustando-se particularmente aos dias de hoje, com o ressurgimento das arbitrariedades fascistas que tomaram conta do mundo – explica Cristina Mayrink.

Reconhecimento de público e crítica

O espetáculo estreou em novembro de 2022 no Festival de Monólogos no Teatro Glaucio Gill, onde fez temporada de um mês elogiada por público e críticos, como Wagner Correa de Araújo, Fúrio Lonza e Gilberto Bartholo, ganhando o Selo de Qualidade O Teatro Me Representa. A segunda temporada aconteceu em janeiro e fevereiro de 2023 no mesmo teatro, participando do Festival de Verão.

Sobre Cristina Mayrink

Atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) em 1991, integrou a Cia Os Fodidos Privilegiados, criada por Antônio Abujamra, por vinte anos, onde atuou em diversos espetáculos, como “Édipo Unplugged”, “Escravas do Amor” e “Comédia Russa”, dirigidos por João Fonseca. Criou a Mayrink Produções a partir do desejo de produzir e realizar projetos artísticos autorais no teatro e no cinema. Idealizou, roteirizou, produziu e atuou nos espetáculos “Esta Língua será da Alma para a Alma”; “Aberrações, uma cult-comédia”, direção de João Fonseca; “Quem de Mim você quer”, direção de Isabel Cavalcante; “De mim que tanto falam”, direção de Paula Sandroni e João Fonseca (ganhador do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz de 2007); “A Dama do Mar”, direção de Isabel Cavalcante (vencedor do Fomento 2016) e “Marguerite, mon amour”, direção de Patrícia Niedermeier e Cavi Borges.

Cena da peça, por Nando Machado

Ficha técnica

Idealização, texto e atuação: Cristina Mayrink

Direção artística: Diogo Camargos

Trilha sonora: Diogo Camargos

Figurino: Letícia Birolli

Desenho de luz: Diogo Camargos e Francisco Hashiguchi

Fotos de cena: Nando Machado

Design gráfico: Thiago Ristow

Vídeo espetáculo: Mauro Marques

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Direção de produção: Cristina Mayrink

Realização: Mayrink Produções

Serviço

Temporada: de 06 a 27 de julho de 2023

Dia e horário: quintas-feiras, às 21h

Endereço: Teatro Vannucci – Shopping da Gávea, rua Marquês de São Vicente, 52 – 3º andar, loja 371, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada), vendas na bilheteria do teatro e na plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/84292/d/202440)

Duração: 50 minutos

Classificação etária: 12 anos

Gênero: Comédia

CRÉDITOS

Capa da publicação | Cena da peça, por Nando Machado

Imagem do meio da publicação | Cena da peça, por Nando Machado

Texto da assessoria de imprensa (Carlos Pinho)

Da MPB a Nova MPB; Conheça Bruna Pauxis

Reprodução do instagram da artista. Presente nas plataformas digitais desde 2021, a jovem Bruna Pauxis tem nos fatores regionais influências.

LEIA MAIS

Diante do novo, “O que Pe Lu faz?”

Sucesso teen da década passada com a Restart e referência no eletrônico nacional com o duo Selva, Pe Lu agora.

LEIA MAIS

Nilson dos Santos: uma dimensão lúdica da vida

1. Há artistas cuja obra não nasce apenas da técnica, nem do aprendizado formal das escolas de belas-artes, nem muitos.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: A história do samba por meio dos seus subgêneros (com Luís Filipe de

Em 2022, o violonista, arranjador, produtor, pesquisador e escritor Luís Filipe de Lima lançou o livro “Para Ouvir o Samba:.

LEIA MAIS

Grata à Deus, Marcia Domingues lança a canção “Feeling Lord”

“Feeling Lord” é a nova canção autoral da cantora e compositora paulistana Marcia Domingues. Com letra em inglês, ela revela.

LEIA MAIS

O que acha de ser homem como sua avó foi? É o que sugerira composição

“Seja Homem Como sua Avó Foi (por Myriam)” é uma composição que foge de tudo que é comum. Se trata.

LEIA MAIS

Tim Maia em 294 palavras

Ícone do pop nacional, Tim Maia nasceu no Rio de Janeiro, no bairro da Tijuca, em 1942. Antes do sucesso,.

LEIA MAIS

Gabriel Acaju: “ABAIXO O ESTADO CENTRAL DE SAGACIDADINHEIRO!”

Para compreender o segundo álbum de Gabriel Acaju é necessário um mergulho na história criada pelo artista, história essa que.

LEIA MAIS

Chiquinha Gonzaga: compositora mulher mestiça

A mítica compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935) representa um divisor de águas na história da música brasileira. Nela, convergem 3 marcos.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS