13 de janeiro de 2026

LISTA – 12 Livros Para 2021

A leitura é uma forma esplêndida de aprendizado, o livro pode ser considerado o 1º meio de aprendizagem a distância, pois com ele foi possível passar e preservar muito conhecimento. Ainda hoje, graças aos livros, podemos conhecer o que pensava uma pessoa que viveu há séculos.

É muito comum ver dentro e fora da internet, pessoas incentivando umas às outras para começarem a ler, eu mesmo recomendo e incentivo o hábito da leitura, por isso hoje trago 12 livros, que em minha opinião, são interessantes para o ano de 2021.

1º – “Poesia com Rapadura” de Bráulio Bessa

O primeiro livro dessa lista é também o primeiro livro do autor Bráulio Bessa, que ficou conhecido no Brasil todo pelo quadro “Poesia com Rapadura” do programa “Encontro com Fátima Bernardes” onde declamava poesias de sua autoria e arrancava emoções de todos no palco. Um livro que trata de diversos temas, e que com certeza será capaz de reanimar a esperança. Costumo acreditar que a poesia tem a capacidade de transformar as pessoas.

2º – “Dom Casmurro” de Machado de Assis

O segundo livro dessa lista é um clássico brasileiro, uma das grandes obras de Machado de Assis, publicada pela primeira vez em 1899 ainda hoje é muito conhecida pelo público leitor. No livro vemos a história de Bento Santiago o bentinho, desde sua infância, a vida no seminário e o ciúme que sente da mulher, Capitu, que ama. O clássico de Machado continua conquistando novos leitores.

3º – “O sol na Cabeça” de Geovani Martins

O terceiro livro dessa lista é um choque de realidade, em O Sol na Cabeça conhecemos histórias de pessoas que viveram em favelas do Rio de Janeiro do início do século XXI. O autor apresenta 13 contos que são capazes de impactar nossa leitura, nos deparamos com a infância e adolescência de garotos que tiveram que conviver com a violência em um lado desfavorecido da cidade.

4º – “21 lições para o século 21” de Yuval Harari

O quarto livro dessa lista é um livro para pensar o tempo presente, o que pensamos sobre as grandes questões do nosso tempo. Nele o autor busca apresentar reflexões sobre os desafios da atualidade.

5º – “Hora da estrela” de Clarice Lispector

O quinto livro dessa lista é outro clássico brasileiro, o romance/novela de Clarice Lispector. Nele é apresentada a história da alagoa Macabéa, uma datilógrafa, profissional responsável por redigir textos, cartas e ofícios em escritórios e repartições públicas, essa profissão era comum antes da chegada dos computadores, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício.

6º – “Ensaio sobre a Cegueira” de José Saramago

O sexto livro da lista é um livro bastante interessante, publicado em 1995 já foi traduzido para diferentes línguas, a obra conta a história de uma epidemia de cegueira que se espalha por uma cidade, causando um colapso no modo de vida das pessoas. Com certeza carrega semelhanças ao ano de 2020.

7º – “Capitães da Areia” de Jorge Amado

O sétimo livro com certeza é um clássico de Jorge Amado, uma leitura impactante que narra a vida de um grupo de menores abandonados, jovens que cresceram nas ruas da cidade de Salvador, Bahia. Esses garotos chamados de “Capitães da Areia” viviam em um trapiche e roubavam para sobreviver. Uma história que escancara determinada realidade muitas vezes despercebida.

8º – “Viagem ao Centro da Terra” de Júlio Verne

O oitavo livro dessa lista é uma ficção cientifica, um clássico desse gênero literário. Lançado em 1864 “Viagem ao Centro da Terra” instiga a imaginação até hoje, nele um renomado professor descobre uma mensagem descrevendo uma viagem ao centro da terra, aí que a aventura começa.

9º – “A Metamorfose” de Franz Kafka

O nono livro da lista é uma leitura no mínimo intrigante, apesar de ser um pequeno livro, o que o autor nos traz é algo que aflora a imaginação. Um certo dia, um certo alguém acorda metamorfoseado em um enorme inseto, é nesse ponto que começa a história do caixeiro-viajante Gregor, personagem principal da obra.

10º – “Antes do Baile Verde” de Lygia Fagundes Telles

O décimo livro traz contos escritos entre 1949 e 1969, a obra pode ser considera uma das mais bem-sucedidas da autora. O livro de contos narra história diversas e surpreendentes capazes de emocionar aquele que lê.

11º – “O Cortiço” de Aluísio Azevedo

Essa lista está recheada de livros clássicos da nossa literatura e o penúltimo é um livro muito conhecido, tenho certeza de que já ouviu falar dessa obra. O Cortiço traz a história de uma habitação coletiva, retratando o cotidiano dos moradores e suas lutas diárias.

12º – “A Glória e seu Cortejo de Horrores” de Fernanda Torres

O último livro dessa lista é o segundo livro da atriz Fernanda Torres, o romance narra com olhar franco o universo do teatro e da televisão brasileira. Mario Cardoso é o personagem principal da obra, um ator de meia idade que viveu o sucesso e o declínio de sua carreira.

CONCLUSÃO!

A lista mescla livros nacionais e internacionais, clássicos e contemporâneos que podem ser lidos na ordem que o leitor preferir. O mais importante, acredito eu, seja a leitura! A lista permanece aberta, não acredito em apenas 12 livros para um ano inteiro, além do mais o que esse ano nos reserva para a literatura? Muitos novos livros virão e merecem ser lidos, a lista está aberta e sempre cabe mais um.

Faça uma lista de leitura para esse ano você também!

Francisco Eduardo: retratos, andanças e marinas fundam uma poética

Veredas são caminhos abertos, livres entre florestas inóspitas ou suaves e são símbolos de ruas de escassez de cidades com seus bairros de.

LEIA MAIS

Podcast Investiga: Cambismo, um crime quase submerso (com Ednilton Farias Meira)

Três afirmações estão próximas de você: (1) talvez você já praticou o Cambismo e muito provavelmente já viu alguém praticar.

LEIA MAIS

Tom Zé já dizia: todo compositor brasileiro é um complexado

O álbum “Todos os Olhos”, lançado em 1973 pelo cantor e compositor Tom Zé, traz a seguinte provocação logo em.

LEIA MAIS

“A Grande Família” e o poder da comédia do cotidiano

A série “A Grande Família” é exemplo de um gênero do humor que funciona como um espelho capaz de revelar.

LEIA MAIS

[RESENHA] A literatura brasileira é seca, é úmida, é árida, é caudalosa.

            Desde a civilização mais antiga, a vida humana é orquestrada pelas estações do ano.  No poético livro “bíblico de.

LEIA MAIS

Vida em letras:  A jornada literária de Clarisse da Costa

O começo de tudo Na infância eu rabiscava mundos através de desenhos. Quando aprendi a desenhar palavras comecei a construir.

LEIA MAIS

ENTREVISTA – Literatura de Renan Wangler reforça ancestralidade e luta da população negra

A população negra precisa estar conectada com a literatura, cultura e arte, dessa forma podemos estar conectados com a nossa.

LEIA MAIS

Jardel: o silêncio que sopra sussurros do longe

Os humanos são sozinhos.Por mais que haja amizade, amor,companhia, a solidão é da essência. Clarice Lispector  1. Jardel (João Pessoa,.

LEIA MAIS

Por que Sid teima em não menosprezar o seu título de MC?

Sobre seu primeiro single de 2022, ele disse que “quis trazer outra veia musical, explorar outros lados, brincar com outros.

LEIA MAIS

CONHEÇA BELZINHA DO ACORDEON

Por Fernanda Lucena – Diretamente da cidade de Buritirama, no interior da Bahia, Belzinha do Acordeon é uma menina de.

LEIA MAIS